X-Men é uma franquia de mídia massiva baseada nos quadrinhos da Marvel de mesmo nome. A primeira série começou a ser publicada em 1963. O escritor Stan Lee e o artista Jack Kirby trabalharam nela. Eles criaram um mundo habitado por pessoas comuns e mutantes poderosos. Nesse universo, havia um grupo de super-heróis X-Men, a favor da paz entre todos os membros da sociedade. Após uma estreia bem-sucedida, a história sobre a equipe da milícia se estendeu em seis volumes. Há também séries animadas, filmes, jogos e mangás com enredo semelhante. Todos representam a mesma franquia.
Significado e história
Stan Lee ia chamar a série de quadrinhos de Os Mutantes, mas os executivos da Marvel eram contra. Na opinião deles, os leitores podem não saber o que essa palavra significa. Como resultado, o co-autor foi forçado a inventar outra coisa. Ele ofereceu uma opção alternativa – X-Men. Da mesma forma, nos quadrinhos, foi chamado um grupo de pessoas com superpoderes, fundado pelo Professor X. Na primeira edição, o líder da coalizão explicou que deu aos mutantes esse nome por causa de suas habilidades adicionais.
A inscrição “X-Men” esteve presente em quase todos os logos da franquia, exceto no último. O rebrand foi destinado a reiniciar o enredo e o sistema de design.
1963 – 1968
Quando a primeira série de quadrinhos começou a ser publicada, o título em suas capas foi retratado em amarelo brilhante. Todas as partes do texto ocupavam uma linha. À frente havia um “the” escrito à mão, em letras pequenas com uma ligeira inclinação para a direita. Ocupava o canto esquerdo de um enorme “X” que parecia dois pedaços esfarrapados de fita adesiva colados em forma de cruz. Isto foi seguido por um hífen na forma de um retângulo horizontal. E atrás dela estava a palavra “MEN”, escrita em negrito grotesco. Todos os elementos, com exceção do artigo, tinham contornos pretos e sombras projetadas.
1968 – 2002
No final dos anos 1960 foi feita uma tentativa de atualizar o quadrinho devido às baixas vendas. O artista gráfico James F. Steranko desenhou um novo logotipo para a história do super-herói. Até onde se sabe, ele nunca foi pago pelo redesenho. O artigo “o” desapareceu da inscrição e ele próprio tornou-se tridimensional. Devido à mudança brusca nas proporções, parecia que as letras estavam em um plano invisível, que tinha um declive. Ao mesmo tempo, seu tamanho diminuiu de “X” para “N”, como se a palavra estivesse gradualmente se afastando. As faces laterais foram pintadas de vermelho e delineadas com finos contornos escuros. Sombras na forma de listras cinzas embaçadas melhoraram o efeito 3D.
2002 – presente
No alvorecer dos anos 2000 A era Grant Morrison começou na história dos X-Men. O escritor escocês encenou uma reinicialização dos quadrinhos. Na mesma época, o logotipo foi atualizado. A inscrição desapareceu e a letra “x” em negrito no anel tornou-se o elemento central. O símbolo visual era vermelho e lembrava uma placa de trânsito proibitiva na estrutura. Mais tarde, ele passou para alguns dos outros produtos de mídia da franquia.
Fonte e cores do logotipo
O sistema de identificação visual dos X-Men não é simplificado porque diferentes pôsteres e pôsteres de filmes usam logotipos diferentes. Quanto ao emblema dos quadrinhos, ele contém a letra “x” em um anel nos últimos anos. Este é um símbolo simples construído em um design minimalista.
O sinal gráfico moderno não contém inscrições. A última vez que o nome da franquia foi apresentado no logotipo foi em 1968. Foi o trabalho de Steranko, não associado a nenhum tipo de letra. O esquema de cores é representado por uma combinação de vermelho e branco.