WWF é o Fundo Mundial para a Natureza, fundado em abril de 1961 para preservar a biodiversidade da Terra. Vem de uma equipe de entusiastas que assinaram o acordo do Manifesto Morges. O grupo de iniciativa inclui Julian Huxley, Max Nicholson, Peter Scott, Guy Monfort. A sede da organização está localizada em Gland (Suíça).
Significado e história
Imediatamente após a fundação da fundação, a administração escolheu o símbolo. Um animal raro foi proposto para o papel de mascote. Ele reflete perfeitamente o objetivo principal da organização – proteger a vida selvagem que está em risco de vida e extinção. O protótipo do sinal era um animal real – um panda chamado Chi-Chi, que entrou no zoológico de Londres em 1961. Sua silhueta é o único logotipo da instituição beneficente. Ao longo dos anos, o emblema sofreu várias alterações.
1961
A versão de abertura apresenta um panda desenhado à mão. O estilo é esquemático, delineado, como se um animal já estivesse em extinção, por isso foi esboçado às pressas no papel enquanto ainda está visível. Um lindo panda é levado em um círculo, como se estivesse cercado de cuidados.
1961 – 1970
No mesmo ano, os designers apresentaram a segunda versão do logotipo. Eles ampliaram a imagem, deram detalhes e removeram o círculo.
1970 – 1986
Em 1970, o nome da organização foi alterado: a qualificação “for Nature” foi adicionada ao “World Wide Fund”. Nesse sentido, o logotipo foi redesenhado. O panda tem olhos tristes, olhando diretamente para as pessoas ao seu redor. As garras do animal foram removidas para enfatizar o desamparo e a indefesa.
1986 – 2000
O animal foi retratado em quatro patas e sob o desenho foi colocada a abreviatura da fundação de caridade – “WWF”. Os olhos não são visíveis: os artistas deixaram apenas manchas pretas características.
2000 – presente
O nome abreviado da organização foi adicionado à imagem existente em uma fonte diferente.
Fonte e cores do logotipo
Desde o lançamento do projeto, o panda é a única imagem no logotipo. Foi sugerido por Peter Scott. Ele admitiu que escolheu este animal por causa das manchas pretas e brancas para reduzir custos de impressão.
O texto apareceu pela primeira vez no emblema do WWF em 1986. Era um tipo de letra clássico com letras maiúsculas nítidas e serifas. A versão atual usa uma fonte suave que lembra o Zar Brush Gothic Regular. A paleta sempre permaneceu a mesma: representa a cor natural preto e branco do panda.