Whole Foods (ou Whole Foods Market) é uma rede de varejo americana que vende produtos alimentícios ecologicamente corretos. Seu sortimento inclui tudo o que pertence à categoria de produtos naturais e orgânicos. Foi formado por um grupo de indivíduos, incluindo Renee Hardy-Lawson, John Mackey, Craig Weller e Mark Skiles. O ano de sua inauguração é 1980. A sede está localizada em Austin, Texas. Em 2019, o sistema de marca tinha 500 pontos de venda na América do Norte e 7 no Reino Unido. Todos os supermercados são orgânicos certificados pelo USDA. A marca atualmente é propriedade da Amazon, que a comprou em 2017.
Significado e história
Tudo começou com o fato de Renee Hardy-Lawson, junto com John Mackey, tomar emprestado 45 mil dólares de amigos e parentes, para os quais abriram uma loja SaferWay em sua cidade vendendo produtos vegetarianos e orgânicos. Isso aconteceu em 1978. Ainda não tinham armazéns e a área de comercialização era limitada, por isso as mercadorias tinham que ser armazenadas em casa. Quando os empresários foram solicitados a sair do apartamento pelo fato de ali terem organizado um depósito, eles se mudaram para morar em uma loja.
Após 2 anos, aspirantes a empresários se levantaram e firmaram uma cooperação com Craig Weller e Mark Skiles, que tinha sua própria empresa comercial para a venda de carne e produtos derivados. Como resultado, a SaferWay e a Clarksville Natural Grocery se fundiram para formar a base do Whole Foods Market. Um ano depois, a loja foi duramente atingida por enchentes. O estoque e os equipamentos ficaram em mau estado: o prejuízo total foi de 400 mil dólares e o supermercado não tinha seguro. Clientes, funcionários e vizinhos ajudaram os proprietários a lidar com a situação crítica. Os investimentos feitos por investidores, fornecedores e credores permitiram que eles se recuperassem totalmente. Como resultado, menos de um mês depois, o ecomercado abriu suas portas para os clientes novamente.
A loja começou então a se expandir para incluir concorrentes no mercado interno. Gradualmente, ele mudou-se para a expansão internacional. Em 2017, a Amazon anunciou a compra da Whole Foods Market. Em 2018, a rede varejista decidiu expandir novamente a área, para o que adquiriu os prédios vazios das antigas lojas Sears e Kmart. Mas, apesar das constantes renovações e transições, a estrutura comercial manteve sua identidade original: possui apenas dois logotipos.
1980 – 2016
O logotipo de estreia do supermercado apareceu assim que abriu. O logotipo consistia em um nome em caracteres maiúsculos e em negrito. As letras tinham serifas distintas na forma de traços curtos. Alguns deles eram pares (para “W” e “H”), outros eram diagonais com arestas vivas (para outros sinais). Os rótulos foram divididos em três níveis: na linha superior estava a palavra “Inteiro”, no meio – “Alimentos”, na parte inferior – “Mercado”. No primeiro, o “O” era complementado com um elemento ondulado que lembrava o caule e a folha de um vegetal ou fruta. No segundo – “OO” foram originalmente conectados, embora todas as outras letras estivessem separadas umas das outras. No terceiro, um retângulo alongado com lados arredondados serviu de fundo.
2016 – presente
Depois de mudar a imagem, a rede de supermercados e comerciais corrigiu o logotipo. Os designers transferiram os rótulos para um plano e os uniram com um círculo comum com um preenchimento verde. E eles próprios fizeram as letras em fonte branca. A folha ganhou contornos mais distintos. Nenhuma outra mudança se seguiu.
Fonte e cores do logotipo
Seguindo o conceito de sustentabilidade e naturalidade, a Whole Foods Market utilizou formas simplificadas e linhas fluidas para o logotipo. Não há cantos francamente agudos ou “cubismo” nele. Até mesmo os cantos nas lacunas da letra foram suavizados.
As duas primeiras palavras são escritas em uma elegante fonte em negrito, que lembra Brighton Com Bold. A única diferença está na letra “F”, cuja linha horizontal possui uma serifa vertical. A terceira palavra do nome da rede de supermercados usa uma fonte sans-serif limpa e limpa que lembra o Lawyer Gothic.
A paleta verde e branca do logotipo corresponde ao princípio da naturalidade dos produtos que a loja comercializa. Branco significa pureza e ausência de impurezas. Verde é um sinal de frescor, respeito pelo meio ambiente e naturalidade.