Significado e história
O caminho para o sucesso desta empresa começou com o facto de o seu fundador não conseguir perder peso durante muito tempo, apesar de muitos métodos experimentados e testados. Nada ajudou Jean Nidetch. Mesmo que ela perdesse peso, ela rapidamente o ganhou novamente. Isso continuou até que o sofredor passou a fazer uma dieta chamada Dieta Prudente, que foi desenvolvida na década de 1950 pelo Dr. Norman Jolliffe, chefe do Departamento de Nutrição.
Percebendo sua perda de peso e o desejo simultâneo de comer algo doce, Nidetch percebeu que ela carecia de motivação. E ela não gostava da forma como as informações eram apresentadas nas reuniões semanais na clínica. Portanto, a própria paciente passou a discutir o problema em casa, convidando todos do grupo. No início, a equipe de suporte era composta por seis pessoas. Dois meses depois, ele cresceu para quarenta faces.
Um dia, seus clientes incluíam Al e Felice Lippert, que lhe deu a ideia de criar seu próprio serviço. Como resultado, em 1963, Nidetch e junto com Lippert registraram a Weight Watchers Inc. em Queens. Al dirigia a empresa e era responsável pela distribuição da franquia. Jean deu cursos, ensinou como perder peso e como perder peso. Felice estava envolvida no desenvolvimento de receitas e pesquisa de produtos, com base nos quais publicou um livro de receitas sobre nutrição em 1966.
Suas atividades conjuntas levaram ao sucesso, mas provocaram muitos concorrentes. Portanto, a empresa passou por um momento difícil. Em 2015, sua parceira foi Oprah Winfrey, uma celebridade americana. E em 2018, a empresa expandiu seus serviços e recebeu um novo nome – WW. Paralelamente, fez uma grande reformulação da marca, incluindo a atualização do logotipo. Ela tem quatro deles no total.
1963 – 2003
O logotipo de estreia era uma simples letra cursiva manuscrita. A frase “Vigilantes do Peso” tinha duas linhas e era sobre um fundo branco. Foi pintado em rosa neon, quase fúcsia. Os designers combinaram as duas partes do nome com a mesma letra “W”: é idêntico nas linhas superior e inferior.
2003 – 2012
Em 2003, a empresa revisou sua própria revista, ajustou sua publicação e fez a primeira reformulação do logotipo. Foi fundamental quando a administração aprovou um novo estilo visual. Para o logotipo, os desenvolvedores escolheram uma fonte elegante e uniforme da categoria grotesca. Os símbolos eram muito justos, então as duas palavras se fundiram em uma. Mas, apesar do acordo estreito, as primeiras letras ainda permaneceram em maiúsculas. Além disso, ambos “W” pareciam dois algarismos romanos “V”, posicionados um após o outro. No topo, à esquerda, havia três traços semi-ovais – amarelo, verde e azul. A inscrição também era azul.
2012 – 2018
Desde 2012, a empresa possui ferramentas eletrônicas próprias e um aplicativo mobile. No mesmo período, a direção decidiu mudar o signo da identidade visual. Isso está diretamente relacionado ao lançamento de produtos digitais, já que o logotipo corporativo deve ser distinto em qualquer dispositivo. Para o logotipo, a Weight Watchers escolheu novamente o seu próprio nome. Para modernizar e facilitar a leitura, os designers combinaram totalmente as duas palavras, convertendo a inscrição em minúsculas. Nesta versão, todas as letras eram clássicas, ousadas, largas. O esquema de cores do logotipo é monocromático, com uma transição gradiente de preto escuro para cinza claro.
2018 – presente
2018 trouxe grandes mudanças. A empresa ampliou o escopo de serviços, após o que o slogan refletido no nome perdeu relevância, pois a atuação da empresa se tornou muito mais diversificada. Os desenvolvedores sugeriram encurtar ambas as palavras para os dois “W” iniciais. É assim que a abreviatura atual apareceu. As letras são empilhadas uma em cima da outra e parecem quatro sinais de vitória ou quatro tiques em “V”. Eles são pintados de branco e colocados dentro de um disco de cobalto.
O desenvolvimento da identidade corporativa avançou paralelamente à expansão da empresa. Se no início o logotipo parecia uma modesta inscrição em itálico, agora se tornou um emblema brilhante na forma de um selo redondo. Isso simplificou muito a imagem e permitiu que ela fosse usada como marca registrada, ícone e rótulo para rotulagem de produtos.
Fonte e cores do logotipo
Fontes diferentes foram usadas em momentos diferentes. A versão de estreia continha letras cursivas imitando caligrafia. O segundo logotipo tinha uma fonte Homizio Black com um “W” modificado. Para a terceira versão, os designers escolheram a fonte Tide Sans 700 Mondo, com o lado esquerdo da barra “t” cortado.
A paleta de assinatura sempre foi brilhante, com exceção de 2012-2018, quando consistia apenas em preto e branco. Além disso, a paleta de cores da marca inclui rosa neon # ec016d, azul marinho # 00519c e cobalto profundo # 000187.