A Wayfair é uma corporação norte-americana que vende móveis e artigos para o lar pela Internet. É especializada apenas em e-commerce, operando seus cinco sites: o homônimo (este é o principal), Perigold, Birch Lane, AllModern, Joss & Main. A plataforma virtual oferece 14 milhões de produtos de mais de 11.000 fornecedores. Seus fundadores são dois empresários americanos, Niraj Shah e Steve Conine. A sede está localizada em Boston, Massachusetts. Os armazéns e escritórios adicionais da empresa estão espalhados pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Irlanda, Alemanha e Canadá. O ano da sua criação é 2002.
Significado e história
O nome de estreia da loja online é CSN Stores. Mas esta não foi a primeira organização criada por dois graduados da Cornell University: naquela época eles tinham duas empresas (Simplify Mobile e iXL). Ou seja, os jovens empreendedores já tinham experiência. Tendo aberto uma empresa conjunta, eles começaram a vender racks e sistemas de armazenamento pela Internet. Um deles assumiu o cargo de presidente, o segundo – o diretor executivo. E eles não pensaram no nome por muito tempo, usando as letras de suas iniciais.
Um ano depois, a empresa expandiu-se significativamente, contratando funcionários e adicionando produtos de jardinagem à linha para vendê-los em três novos locais. Aos poucos, todos os tipos de móveis, utensílios domésticos, elementos de decoração, tudo para reparos, acessórios de cama e banho foram incluídos no catálogo. Em seguida, a empresa começou a penetrar nos mercados estrangeiros e, em 2011, possuía mais de 200 lojas online. Então ela mudou seu nome para Wayfair. A palavra não carrega nenhum significado conceitual – consiste simplesmente em dois radicais fáceis de pronunciar. Esta versão foi oferecida por uma agência de branding da Newton.
Por volta de 2019, a empresa começou a ter problemas que causaram fofocas e escândalos. Por causa disso, um grande número de funcionários a deixou: alguns se demitiram em protesto, outros tiveram que ser demitidos devido à queda nos lucros. Mas, apesar da enorme perda de pessoal, a empresa ainda tem pessoal suficiente: emprega 2.300 engenheiros de dados e mais de 3.000 representantes de suporte. As filiais ao redor do mundo estão unidas por um logotipo comum, alterado apenas uma vez.
2002 – 2011
A versão de estreia do logotipo não é semelhante à atual e consiste em duas partes de texto. Na metade esquerda está a abreviatura “CSN”, formada pelas iniciais de Niraj Shah e Steve Conine. À direita está a palavra “Lojas” com um pós-escrito em miniatura “comprar fácil”. Eles são separados por uma fina linha vertical. Todas as letras do nome são minúsculas, com uma inclinação quase imperceptível.
2011 – 2016
Após o rebranding com uma mudança no estilo corporativo associada à transição da empresa para o mercado externo, o design do logotipo ficou mais amigável. A severidade excessiva desapareceu dele, e um elemento gráfico amigável apareceu, formado por dois hexágonos sobrepostos um ao outro. Eles têm uma forma alongada e cores diferentes de lados opostos: lilás, verde-oliva, menta e amarelo. Na zona de seu cruzamento há um losango roxo escuro, pintado na cor do nome da marca. Além disso, uma figura geométrica de forma complexa substitui o ponto acima da letra “i”.
2016 – presente
O logotipo atual da Wayfair usa uma fonte diferente. É mais suave e redondo do que a versão anterior. A conexão de assinatura entre o “yf” é preservada, assim como o elemento geométrico brilhante. Seus designers simplesmente o moveram para outro lugar, colocando-o na frente do nome da empresa e usando um ponto clássico acima do “i”. Eles também mudaram a cor roxa escura para lilás brilhante.
A identidade desta rede de comércio tem várias características distintivas. Primeiro, letras minúsculas em vez das tradicionais maiúsculas. Em segundo lugar, a adesão a cores pastel suaves. Em terceiro lugar, uma ligadura de “y” e “f”. Em quarto lugar, uma figura complexa composta por dois hexágonos alongados.
Fonte e cores do logotipo
No emblema mais antigo, a inscrição é em letra cursiva fina com inclinação mínima. Em seguida, veio a fonte impressa com signos geométricos estritos e serifas planas e nítidas. Na terceira versão do logotipo, é usado um estilo de escrita suave – com transições e arredondamentos suaves. A paleta corporativa é composta por uma combinação de vários tons de roxo com azeitona, menta e amarelo.