O Washington Football Team é membro da National Football League e um dos clubes da NFC East. A equipe foi fundada por George Preston Marshall, que se tornou elegível para a NFL em 1932. Até 2020, a franquia de futebol era conhecida como Washington Redskins, e ainda antes era conhecida como Boston Redskins e Boston Braves. Devido ao seu nome anterior, muitas vezes caiu em escândalos, razão pela qual o recente rebranding está conectado.
Significado e história
O antigo apelido do time sempre foi motivo de polêmica e protestos sobre a interpretação da palavra. Chamava-se originalmente Boston Braves, mas Marshall não queria ser confundido com a franquia de mesmo nome da Major League Baseball. O proprietário achou que os Redskins eram uma ótima alternativa. Ele jogou com este título de todas as formas possíveis, obrigando os jogadores a usar penas e outros atributos dos índios americanos. E às vezes os jogadores iam ao estádio manchados de tinta escura.
Em 1967, o apelido tornou-se marca oficial. Naquela época, o clube de futebol tinha muitos logotipos associados a ele. Em 1971, os críticos falaram publicamente pela primeira vez sobre o significado ofensivo da palavra Redskins e exigiram parar de usá-la. Talvez haja alguma verdade nisso, porque George Preston Marshall se tornou famoso como racista durante sua vida. A equipe respondeu a todas as reivindicações alterando o emblema, escolhendo uma imagem detalhada da cabeça de um índio. Este símbolo foi criado por Walter Wetzel.
Posteriormente, a franquia de futebol várias vezes caiu em escândalos semelhantes. Os nativos americanos protestaram, assinaram petições e processaram os Washington Redskins para que o nome fosse alterado. O novo proprietário do clube, Daniel Snyder, jurou que nunca permitiria isso, embora até o presidente Barack Obama o tenha aconselhado a ouvir os ativistas.
Os oponentes do nome Redskins venceram em 2020. Após o assassinato de George Floyd, os investidores exigiram que os patrocinadores parassem de apoiar financeiramente a franquia, desde que ostentasse o nome ofensivo. E grandes varejistas online se recusaram a vender seus produtos. Em meio à pressão crescente e generalizada, Daniel Snyder foi forçado a mudar seu juramento. Isso deu ao clube um novo nome temporário, Washington Football Team, e o mesmo logotipo temporário. O rebranding final está previsto para ocorrer em 2022.
1932
Em 1932, o clube Boston Braves foi fundado. Seu logotipo parecia uma cabeça estilizada de índio virada para a esquerda. A cor principal era o vermelho, e o branco era usado para os contornos internos. Os artistas retrataram o cocar de penas em detalhes para que ficasse claro que aquele era o líder da tribo.
1933 – 1936
Após a mudança de nome, a equipe atualizou o emblema com um retrato do nativo americano dentro de um anel laranja com um centro branco. A coroa inteira foi substituída por duas penas no cabelo, e a cabeça foi virada para a direita. A paleta principal agora é preto e branco.
1937 – 1951
Marshall sentiu que os fãs em Boston não eram ativos o suficiente, então ele mudou a franquia para Washington, deixando o antigo apelido. O logotipo permaneceu o mesmo, exceto pelas mudanças no estilo e na paleta de cores. Os artistas detalharam a imagem, acrescentaram matizes mais vibrantes e tornaram as penas vermelhas.
1952 – 1959
Em meados do século 20, outra reformulação ocorreu. Os desenvolvedores prestaram atenção ao realismo da imagem. O rosto do índio ficou tridimensional devido às sombras sobrepostas. As penas no cabelo escuro foram aumentadas e o anel de moldura amarela desapareceu.
1960 – 1964
Em 1960, os designers voltaram ao antigo esquema de cores que era usado em 1932. Apenas o chefe tribal desta vez ficou branco, e todos os contornos e fundo foram repintados em bordô.
1965 – 1969
A mudança mais notável ocorreu em 1965, quando os desenvolvedores do emblema do time representaram uma lança com uma pena em vez de um índio. Eles sentiram que esses atributos eram suficientes para sublinhar a identidade do Washington Redskins. A lança era branca e amarela, com uma haste curta e uma ponta afiada em forma de diamante.
1970 – 1971
O novo logotipo foi inspirado no técnico Vince Lombardi. Por sua iniciativa, em 1970, a equipe abandonou as imagens habituais, deixando apenas duas penas como uma lembrança da temática indígena. Um pequeno tufo de penas estava preso a um anel cor de vinho com um “R” maiúsculo dentro.
1972 – 1981
O emblema, que se tornou a base para todas as marcas subsequentes da franquia de futebol americano Washington Redskins, foi desenvolvido em 1972 em colaboração com líderes nativos americanos. Seu autor é Walter Wetzel. O design foi inspirado no níquel Buffalo, uma moeda de cinco centavos com o famoso líder John “Two Guns” White Calf.
O logotipo apresentava um rosto indiano de perfil, com maçãs do rosto proeminentes, nariz reto e duas penas brancas no cabelo preto. A cabeça estava dentro de um anel amarelo, que do lado esquerdo estava decorado com mais duas penas, mas de tamanho maior. Ao mesmo tempo, um sinal de palavra apareceu – a inscrição em bordô “REDSKINS”, executada em negrito tipo sans serif.
1982
Para encaixar o logotipo nos remendos do capacete, os designers pressionaram as penas externas contra o anel. E, ao mesmo tempo, viraram a cabeça do líder para a esquerda (antes disso o olhar do índio foi direcionado para a direita) e mudaram levemente os tons das cores.
1983 – 2020
A equipe trouxe de volta o logotipo de 1972 de Walter Wetzel depois que o fabricante de adesivos de capacete adotou uma base mais flexível. Esta versão repetiu completamente o original. Todos os detalhes coincidiam, até as penas penduradas livremente e virando a cabeça para o lado direito.
Ao longo dos 37 anos em que os Washington Redskins usaram o logotipo temático em seus uniformes, eles foram criticados tanto pelo nome quanto pelo símbolo gráfico. No entanto, os líderes se recusaram a mudar qualquer coisa. Eles argumentaram que a franquia, por outro lado, glorifica os índios e os lembra de sua existência. Apesar desta posição, eles ainda tiveram que reformular a marca.
2020 – presente
Sob pressão da comunidade, o Washington Redskins foi reorganizado no Washington Football Team. Os protestos nacionais levaram a isso em 2020. O novo nome foi escolhido pelo treinador Ron Rivera e pelo proprietário Daniel Snyder. Foi planejado originalmente que seria temporário – apenas para a temporada de 2020 da NFL. Como ficou conhecido mais tarde, ele será substituído junto com os símbolos gráficos em setembro de 2022.
O logotipo temporário está nas cores tradicionais da equipe, com um “W” amarelo recortado dentro de um quadrado marrom-avermelhado. Há também uma marca nominativa com uma inscrição amarela “WASHINGTON FOOTBALL TEAM, EST. 1932 “em um retângulo cor de vinho.
Fonte e cores do logotipo
Os executivos da franquia de futebol se deram ao trabalho de criar um apelido mais criativo e um logotipo correspondente. Até então, eles usam o ícone padrão com um “W” no quadrado. A imagem clássica do índio finalmente é coisa do passado.
A palavra “WASHINGTON” usa uma fonte incomum em negrito com serifas nítidas, e a frase “EQUIPE DE FUTEBOL” usa uma versão sem serifa. As cores da equipe permaneceram tradicionais: ouro (FFB612) e bordô (5B2B2F). O logotipo com a letra “W” possui um quadrado marrom-avermelhado.