Warner Brothers é o nome abreviado da mundialmente famosa empresa de mídia Warner Bros. Entertainment Inc., que também é o estúdio de cinema com o mesmo nome. Possui várias subsidiárias de entretenimento em cinema, animação, televisão e videogames. Ela está sediada em Burbank, Califórnia. Os fundadores do gigante da indústria cinematográfica foram os irmãos Warner – Jack, Sam, Albert e Harry. Eles abriram sua empresa em 1923.
Significado e história
Os fundadores do principal conglomerado de entretenimento da América têm raízes polonesas. Seus pais vieram para o continente norte-americano da cidade de Krasnosielc. Gradualmente, a família se adaptou e recebeu a grafia de nomes e sobrenomes na língua inglesa. Alguns irmãos já nasceram no exterior. Primeiro, as crianças mais velhas se interessaram por cinema: compraram um projetor e começaram a exibir filmes em lugares remotos das regiões mineiras dos Estados Unidos. Com o tempo, eles abriram seu próprio cinema, que chamaram de Cascade. Era 1903, em New Castle, Pensilvânia. Um ano depois, os irmãos fundaram uma locadora de filmes, chamando-a Duquesne Amusement & Supply Company.
A atividade se intensificou durante a Primeira Guerra Mundial, quando a Warner começou a filmar seus próprios filmes. Para isso, em 1918, montaram seu primeiro estúdio em Hollywood, na Sunset Boulevard. Os dois irmãos (Jack e Sam) estiveram envolvidos no processo de criação e preparação dos filmes, enquanto Albert e Harry cuidaram da distribuição e do financiamento. Durante a guerra, seu trabalho de estreia, baseado no livro do Embaixador James W. Gerard, foi lançado. Chamava-se “My Four Years in Germany”.
Na primavera de 1923, os irmãos registraram oficialmente a Warner Bros. Pictures, Incorporated. Mas, na verdade, o estúdio de cinema considera a data de sua formação como 1905, período em que surgiu a primeira distribuidora de filmes. Agora é uma gigante do cinema, parte dos estúdios americanos Big Five. Ele também é membro da MPA (Motion Picture Association) e possui um estúdio de animação, publicação, desenvolvimento e distribuição de videogames, canais de televisão, teatros, parques de diversões e empresas de televisão. Todos têm o mesmo logotipo – um escudo com as iniciais “WB”. Existem doze deles no total.
1923 – 1925
A marca de identidade pessoal do grupo cinematográfico apareceu imediatamente, no ano do seu registo. Era apenas um texto organizado de acordo. Acima estava o nome da empresa Warner Bros. As palavras eram grandes – estendendo-se do meio para a borda. Abaixo, havia uma linha com a frase “Clássicos da tela” em uma fonte serif padrão. O fundo era um espaço em branco.
1925 – 1929
Depois de ser renomeada para Warner Brothers Productions, a empresa realizou o primeiro redesenho de sua identidade. Foi durante este período que apareceu o famoso escudo, que nunca desapareceu do emblema. Ele recebeu o apelido de Brain Shield. A parte superior do espaço interior consistia na imagem da casa onde se encontrava o estúdio de cinema. O edifício foi pintado em monocromático com finas linhas pretas sobre fundo branco. Abaixo estava a abreviatura do nome “WB” com pontas pontiagudas. Entre as letras havia uma pequena faixa que parecia um retângulo em miniatura.
1929 – 1937
Em 1929, foi introduzido o logotipo, onde a abreviatura do nome da empresa ocupava todo o espaço da blindagem, que recebia um duplo gume. O motivo da atualização do emblema foi outra mudança de nome do estúdio – desta vez na Warner Bros. Pictures Inc. O texto estava bem acima do escudo e tinha uma forma arqueada. As palavras “WARNER BROS. FOTOS “foram escritos em letras maiúsculas e” Inc. ” – letras minúsculas.
1934 – 1937
Paralelamente, havia outra versão do logotipo – sem o nome da empresa, com letras mais estreitas e com sinal de separação entre “W” e “B”. Este emblema é apelidado de Escudo WB Zooming.
1937 – 1953
Em 1937, um banner com as palavras “WARNER BROS. PICTURES INC. ” A fita foi localizada ao longo do escudo e correu no meio da esquerda para a direita. Os designers expandiram o escudo em si e removeram uma linha de borda.
1948 – 1967
Este logotipo tem uma borda larga e uma superfície nervurada formada por listras horizontais no escudo. As letras eram brancas, as sombras pretas.
1953 – 1967, 1970 – 1972, 1985 – 2019
Os designers devolveram a dupla borda do escudo, e o interior foi pintado de preto. Ele foi redesenhado para impressão e para uso em mídia de armazenamento estacionária. A julgar pelo número de períodos, ele voltou várias vezes.
1967 – 1970
Esta versão não possui a abreviatura tradicional “WB”. O seu lugar foi ocupado pelo sinal “W7”, que reflecte o facto da fusão da gravadora Warner Brothers com a Seven Arts.
1970 – 1972
Esta foi a primeira vez que o emblema foi colorido. O escudo era vermelho e as bordas eram amarelas (dois tons). As letras da parte central ficaram com a mesma cor. O elemento principal cruzou um retângulo alongado com o nome completo do estúdio de cinema. A inscrição, como a abreviatura, era amarela-laranja.
1972 – 1990
O emblema, proposto pelo designer Saul Bass, não agradou a ninguém, por isso recebeu dois apelidos ao mesmo tempo: Big W e Worm. O logotipo realmente representava a primeira letra do nome da empresa cinematográfica. Consistia em três peças separadas que se assemelhavam a linguiças brancas em um fundo preto. A propósito, o fundo também era incompreensível – era um círculo irregular ou um quadrado com cantos arredondados. Agora, essa marca futurista é usada em outros projetos da Warner Brothers.
1993 – 2019
Após uma tentativa malsucedida de atualizar o logotipo, a produtora retornou uma versão antiga de 1937-1953 com uma fita horizontal, que contém o nome completo do estúdio – “Warner Bros. Fotos “. A diferença entre os emblemas novos e antigos estava apenas na cor da inscrição (era pintada de branco) e na largura das linhas (ficaram mais grossas do que antes).
2019 – presente
O logotipo atual foi revelado no outono de 2019. Esta é a segunda versão de cor, mas o azul agora é usado em vez do vermelho. A abreviatura no centro é a mesma – alongada, com uma nitidez nas extremidades. Exteriormente, essa opção se assemelha a um sinal que apareceu pela primeira vez em 1929-1937. Não tem borda – apenas um escudo e duas letras no centro. O texto está fora do quadro da imagem gráfica e está localizado abaixo. A inscrição se estende por duas linhas: na parte superior – “Warner Bros.”, na parte inferior – “Imagens”. Todas as palavras também são azuis.
Fonte e cores do logotipo
A identidade da preocupação do filme é estável. Quase sempre foi associada à imagem do escudo em que se encontra a abreviatura do nome da empresa. Do contrário, tudo é variável, pois de vez em quando aparecia nele uma fita, um texto, uma orla ou a imagem de um edifício. A exceção são dois períodos em que houve tentativas de substituir a blindagem pelos sinais W7 e Big W.
Existem vários tipos de fontes que se parecem superficialmente com as várias inscrições do emblema da Warner Bros. Estes incluem a fonte homônima, Goudy, Charter, Dubba Dubba e Seven Arts.
O esquema de cores é estável e geralmente consiste em uma combinação de preto e branco. Vermelho, amarelo, laranja e azul também foram usados.