O Walmart é a maior rede de varejo dos Estados Unidos que se expandiu para um nível internacional e está envolvida nas vendas no varejo em muitos países ao redor do mundo. Possui 11.443 lojas em 26 países, onde operam sob diferentes nomes: Grupo Big, Flipkart, Walmart, Seiyu Group, Asda, Walmart de México e Centroamérica, etc. Hoje é uma organização expandida que possui hipermercados, supermercados e lojas de departamento. O local de sua fundação é a cidade de Rogers (Arkansas), a sede está localizada em Bentonville no mesmo estado. O fundador da rede comercial é Sam Walton, que a abriu em 1962 e a registrou oficialmente em 1969.
Significado e história
Em 1945, o empresário Sam Walton, ex-funcionário da JC Penney, adquiriu uma loja Ben Franklin da Butler Brothers e montou seu próprio ponto de venda de baixo custo. Sua estratégia foi compensar o preço baixo com giro rápido. Apesar das falhas que acompanharam o trabalho da loja pela primeira vez, o proprietário não desistiu, embora o aluguel e a compra de imóveis para filiais tenham custado uma quantia inacreditavelmente elevada. A situação era semelhante com os fornecedores de bens, pois devido à pequena diferença entre o valor de compra e o valor de realização, sofreu prejuízos.
Apesar disso, no primeiro ano de funcionamento, o outlet rendeu 105 mil dólares. Os lucros aumentaram nos anos seguintes. Mas então o aluguel da loja expirou e o dono do negócio foi forçado a abri-la em outro lugar. O resultado foi a lendária loja Walton’s Five and Dime em Bentonville, que agora é o museu homônimo e conta a história da marca.
No verão de 1962, o fundador da rede abriu sua primeira loja em Rogers, chamando-a de Walmart Discount City. Sam Walton teve a ideia do design corporativo da Ann & Hope. Tendo se estabelecido em um novo local, a trading company começou a se desenvolver e se expandir, aumentando os lucros em cinco anos para US $ 9 milhões. Em 1968, a empresa abriu seus primeiros escritórios fora do Arkansas. Em 1969, ela se registrou oficialmente como Wal-Mart, Inc. No ano seguinte, a loja mudou seu nome para Wal-Mart Stores. Ele também atualizou ativamente os signos (logotipos), dos quais possui cerca de dez.
1950 – 1962
A primeira loja aberta em um prédio alugado chamava-se Walton’s Five and Dime, a primeira parte da qual se tornou seu emblema. A placa apresentava a palavra “Walton’s” em letras maiúsculas simples, sem serifa. As marcas cortadas eram finas e bem espaçadas no título.
1962 – 1964
Após o término do aluguel das instalações anteriores, Walton foi forçado a abrir novas lojas, que chamou de Walmart. Nas placas, essa palavra era escrita em diferentes estilos e fontes, mas a versão mais comum na época era a versão com letras azuis da categoria Sans Serif. São sinais grotescos simples de forma alongada, localizados sobre um fundo branco.
1965 – 1967
Por seu formato redondo com retângulo alongado, o emblema daqueles anos era apelidado de “medalhão” entre o povo. Era de natureza informativa e servia mais como um anúncio do que uma marca registrada. Havia muitas informações textuais nele. No meio, em um retângulo horizontal, dizia “Wal-Mart” (em caixa alta) e “Discount City” (em caixa baixa). Além disso, havia algumas outras palavras: “Tudo por menos” e “Satisfação garantida”, colocadas em partes opostas. O círculo e o retângulo que o cruza foram contornados com duas listras – branca e preta.
1967 – 1968
Naquele ano, a loja introduziu a marca personalizada pela primeira vez, já que a anterior foi uma repetição espionada por Ann & Hope. Era primitivo e consistia em um nome, cada letra do qual estava em um retângulo separado. É verdade que nesta versão havia mais branco, enquanto no logotipo anterior era ao contrário. Todos os caracteres da palavra “Wal-Mart”, exceto o hífen, foram colocados em formas geométricas verticais. Seus designers o tornaram preto e largo.
1968 – 1970
Os designers do logotipo mantiveram a versão anterior, apenas ajustando-a. Eles substituíram as letras altas por letras baixas, transformando os retângulos em quadrados. O hífen também tem um quadro separado.
1970 – 1975
Os designers realmente usaram o emblema 1967-1968, alterando a proporção de preto e branco. Letras claras em um fundo escuro, rodeadas por molduras retangulares, pareciam impressionantes e cativantes.
1975 – 1977
A rede de varejo mudou radicalmente o logotipo, escolhendo uma fonte no estilo ocidental. Cada letra tinha serifas largas que lembram retângulos encaracolados. E nas pernas havia protuberâncias em forma de espinhos. Eles eram minúsculos. O hífen foi colocado diagonalmente em uma forma ondulada.
1977 – 1981
Havia apenas três diferenças entre o logotipo anterior e o novo:
- Uma forma mais nítida de serifas onduladas.
- Cinza escuro em vez de preto.
- O hífen engrossado.
1981 – 1992
O logotipo do Walmart agora é marrom. Os designers também mudaram a fonte, usando caracteres suaves e sem serifa para impressão. Ainda havia um hífen entre Wal e Mart, mas desta vez estava bem ao lado das letras.
1992 – 2008
Em 1992, os desenvolvedores substituíram o hífen por uma estrela de cinco pontas e usaram o espaço marrom para o azul. A inscrição, como antes, estava em maiúsculas. Além disso, esta versão do emblema da rede comercial ainda é encontrada em caminhões de marca.
2008 – presente
O brilho amarelo e a cor azul do logotipo foram aprovados em 2007 – junto com o slogan. Apesar de a reformulação ter ocorrido um ano antes, os novos atributos foram aprovados oficialmente apenas em 2008. Os autores retiraram o separador do nome da loja e colocaram seis traços circulares no lado direito, atrás da palavra “Walmart”. Agora, resta apenas uma letra maiúscula no nome – “W”.
Fonte e cores do logotipo
A marca da rede de comércio internacional passou por mudanças muito significativas. A única coisa que ela manteve foi contenção. Não existem cores brilhantes e uma abundância de detalhes. Na placa, assim como no logotipo, apenas o nome estava sempre presente. No início era preto e branco, depois ficou colorido. Os símbolos fantasiosos são substituídos pelas letras mais simples e compreensíveis.
Esta marca usou vários tipos de fontes em seu logotipo. Além disso, ela prestou muita atenção a eles, pois o logotipo servia como um sinal de entrada. As primeiras versões eram dominadas por uma fonte que lembrava Couplet CF Bold de Connary Fagen Type Design. Em seguida, outro foi introduzido – com símbolos projetados individualmente no estilo do inglês antigo. O logotipo moderno usa a fonte Myriad Pro-Bold de Carol Twombly e Robert Slimbach para Adobe Systems. É um simples negrito sans serif com W, a e t ligeiramente ajustados.
A gama da marca agora consiste em azul (letras) e amarelo (ícone em forma de sol). Anteriormente, era preto e branco, bem como vermelho, cinza escuro, roxo e marrom.