A Walgreens é a maior rede de farmácias dos Estados Unidos, perdendo apenas em tamanho para a CVS Health. É subsidiária da Walgreens Boots Alliance Inc., fundada em 2014. A própria empresa surgiu em 1901. Sua primeira filial foi uma mercearia. Durante a Lei Seca, a Walgreens vendeu uísque sem receita, depois fez milkshakes com álcool e lançou sorvete. Agora, além de produtos alimentícios, o sortimento inclui materiais de escritório, roupas, cosméticos, fumódromos, eletrônicos e remédios. Todas as lojas possuem um departamento de fotografia e uma farmácia.
Significado e história
O logotipo da Walgreens sempre pareceu uma palavra escrita à mão, e o emblema recentemente apresentou um elegante “W” (também conhecido como “Flying W”). Esse simbolismo se tornou repetidamente causa de polêmica, porque a empresa farmacêutica estava em conflito constante com alguém. Certa vez, ela processou os supermercados Wegmans porque viu uma semelhança óbvia com a marca Walgreens em seu W. No final das contas, os Wegmans abandonaram seu logotipo, embora suas origens datem da década de 1930.
Depois disso, o varejista percebeu que o emblema do famoso time de beisebol Washington Nationals também tinha muito em comum com o “Flying W.” Para evitar o pagamento da multa e continuar a usar o logotipo inspirado no logotipo dos Washington Senators dos anos 1960, o clube esportivo teve de concordar com diversos requisitos. Sob o acordo, Walgreens não entrou com um processo de violação de direitos autorais, e o Washington Nationals forneceu à farmácia seus jogadores de beisebol, que tiveram que treinar, se tornar farmacêuticos e vender drogas em lojas perto do metrô. Além disso, a equipe se comprometeu a promover a Walgreens por cinco anos.
Por causa de todos esses eventos, os logotipos da rede comercial tornaram-se verdadeiramente famosos. Eram seis no total, sem contar as diferentes versões do emblema “Flying W”.
1901 – 1951
Um dos logotipos mais antigos apresentava uma inscrição vermelha ‘Walgreen’, para a qual os designers usaram uma fonte estilizada escrita à mão. Todas as letras, exceto “W”, foram vinculadas. Uma linha preta fina correu ao longo das bordas. Ao fundo, os artistas representavam uma argamassa cinzenta composta por várias linhas horizontais paralelas de diferentes comprimentos. Esse elemento simbolizava a argamassa de farmácia – uma ferramenta para moer produtos farmacêuticos e preparar pós.
Na parte inferior estava a palavra vermelha LOJA DE DROGAS, dividida em duas por uma volta do g minúsculo da palavra Walgreen acima. A segunda inscrição foi convertida para maiúsculas. Usava um tipo de letra com traços contrastantes e serifas curtas.
1951 – 1981
Após uma pequena modernização, a rede de lojas adquiriu um logotipo totalmente preto. As letras da primeira linha agora têm uma ligeira inclinação para a direita, com um “s” minúsculo adicionado no final. A fonte ficou mais fina e mais elegante. A frase “LOJAS DE DROGAS” foi reduzida e movida para a direita. A argamassa que ficava no fundo sumiu.
1981 – 1993
O novo logotipo da empresa tinha a forma de um retângulo com bordas arredondadas. A forma geométrica foi pintada de preto e os elementos dentro dela foram pintados de cinza claro. O efeito de espaço negativo foi criado no canto esquerdo inferior das estatuetas de três pessoas de diferentes alturas e tamanhos. Foi entendido que se trata de uma família – uma criança e seus pais. Por isso os designers quiseram mostrar a versatilidade das lojas, que têm tudo o que precisa tanto para crianças como para adultos.
Acima, como sempre, estava o nome da rede comercial. Sua fonte não mudou. Mas o lugar de “LOJAS DE DROGAS” foi ocupado por uma inscrição completamente diferente – “The Shopper’s Center”, dividida em duas linhas.
1993 – 2005
Na primeira metade da década de 1990. a palavra “Walgreens” ficou vermelha novamente. O retângulo de fundo e as figuras humanas sumiram. A frase “The Shopper’s Center” foi substituída por um novo texto: “The Pharmacy America Trusts”. Os desenvolvedores do logotipo fizeram o slogan azul e o dividiram ao meio, colocando um “g” minúsculo em ambos os lados da parte saliente do slogan.
Um almofariz azul apareceu à esquerda das inscrições, desta vez com um pilão nele. Dentro da tigela, os artistas representaram muitos pequenos pontos, que deveriam simbolizar o pó triturado. O fato de o conteúdo da argamassa estar voando para cima indicava um processo de trabalho em andamento.
2005 – presente
Após o redesenho, as letras foram ligeiramente alongadas para que não houvesse muito espaço em branco nas placas externas. O slogan e o almofariz da farmácia não são mais usados. No entanto, as lojas abertas recentemente às vezes apresentam um emblema vermelho de pilão e almofariz com um grande “W” branco escrito nele. Sob a tigela, via de regra, está o nome da rede de comércio.
Além disso, um logotipo completamente diferente, conhecido como Canto W, pode ser exibido acima das entradas. Ele se parece com um texto explicativo que consiste em um retângulo escarlate, um triângulo cor de vinho e um “W” branco escrito à mão. Essa opção foi proposta em 2012.
2020 – presente
Novo Logo
Fonte e cores do logotipo
A parte mais proeminente da identidade da Walgreens é a capital “W”. Ele é apresentado na forma de um símbolo, que é usado como parte de uma palavra e separadamente – em uma argamassa ou dentro de um retângulo. Foi por causa desse sinal que a empresa entrou em confronto aberto com os supermercados Wegmans e o time de basquete Washington Nationals, por possuírem emblemas muito semelhantes. Tendo conquistado o direito de usar exclusivamente o estilizado “W”, a Walgreens tornou a letra sinônimo de serviço de alta qualidade e produtos de qualidade.
Ao projetar o logotipo da Walgreens, os designers não usaram nenhum tipo de letra. Eles próprios criaram a inscrição, imitando um texto manuscrito com linhas suaves e uma ligeira inclinação para a direita. As letras não têm serifas, mas apresentam curvas graciosas nas pontas. Mais tarde, uma fonte chamada Freebrush foi criada com base nessa marca nominativa.
A cor principal da marca Walgreens é o vermelho. Os executivos da empresa o escolheram com base nas sobras. Eles não queriam usar o verde (o que seria lógico), para que os consumidores não pensassem que o logotipo pertencia a uma organização ambientalista. Os profissionais de marketing também desistiram do roxo. Eles o associaram ao álbum Purple Rain, que foi gravado por um músico que morreu por causa das drogas. E consideravam o marrom infeliz, pois o pior time da NFL se chamava Cleveland Browns. Como resultado, decidiu-se tornar a cor principal vermelha brilhante. Sua única desvantagem era que, quando combinado com o verde (como parte da palavra WalGREENs), lembrava o Natal.