Waitrose (nome completo – Waitrose & Partners) é uma rede de varejo de várias centenas de supermercados espalhados por todo o Reino Unido. É também uma marca de comercialização de produtos no mercado interno e de exportação para o exterior. A empresa foi fundada em 1904 por Wallace Waite, David Taylor e Arthur Rose, e em 1937 foi adquirida pela John Lewis Partnership, que ainda detém a marca. O local de origem da primeira loja é a área de Acton em Londres (Grã-Bretanha). Hoje, a sede está localizada nas cidades inglesas de Bracknell e Victoria.
Significado e história
No início, era apenas uma mercearia aberta no oeste de Londres por um grupo de três empresários. A organização era, na verdade, uma sociedade, mas passados quatro anos do momento do seu trabalho, deixou de sê-lo, pois um dos fundadores a deixou. Na época em que foi absorvida pela John Lewis Partnership, ela já tinha dez pontos de venda próprios.
Então a história de altos e baixos começou. Assim, em 1944, a rede aumentou em 12 pontos de venda ao mesmo tempo. Em 1951, uma das lojas da marca Waitrose mudou completamente para o sistema de autoatendimento. A partir de 1955, a rede comercial se expandiu por Londres, na década de 1960 se concentrou na região sudeste da Inglaterra e na década de 1970 a expansão nacional começou em todo o país.
Além disso, a marca Waitrose foi a primeira a abrir a venda de produtos orgânicos e lançou as compras online com entrega em domicílio. Como resultado, a marca tornou-se tão famosa que seu emblema conquistou a confiança da população em todo o Reino Unido. Não admira que ele tenha recebido um mandado da corte real para o fornecimento de alimentos e bebidas alcoólicas para a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Charles.
Quanto ao branding, é importante destacar: inicialmente, a rede de lojas chamava-se Waite, Rose & Taylor – após os nomes dos organizadores. Mas com a saída de um deles, mudou seu nome para Waitrose. Foi essa versão que se tornou a base do emblema.
1904 – 1908
O primeiro logotipo parecia uma placa simples listando os nomes dos proprietários da rede de lojas. O texto estava em um retângulo alongado marrom e consistia na frase “Waite, Rose & Taylor”.
1908 – 1955
Depois que Taylor deixou o negócio, o nome foi encurtado para a versão Waitrose, que ainda é relevante hoje. Em termos de identidade de marca individual, quase nada mudou. O logotipo parecia uma simples inscrição grotesca em um fundo escuro.
1955 – 1969
Visto que a tabuleta é o mais importante para uma marca com pontos de venda reais, optou-se por continuar a usar uma identidade pessoal. Ou seja, não havia nada de supérfluo no emblema – apenas o nome da rede, executado em letra maiúscula. As letras tinham serifas pronunciadas e um amplo arranjo entre caracteres. O esquema de cores do logotipo é monocromático e consiste em uma combinação de preto e branco.
1969 – 1987
Os designers tornaram a fonte massiva, ampla e ousada. Como resultado, a inscrição parecia grande. As serifas também foram aumentadas, por isso se expandiram significativamente, transformando-se em uma espécie de minirretângulos nas extremidades dos caracteres.
1987 – 2004
Os desenvolvedores deixaram, de fato, a mesma fonte, mas reduziram a largura das letras. Como resultado, as letras do logotipo tornaram-se finas, graciosas e fáceis de ler.
2004 – 2018
Após o redesenho, a marca recebeu um emblema colorido com um nome em uma fonte elegante. As letras são verdes e totalmente desprovidas de serifas. Eles são alongados, claros, picados. A ênfase principal estava no “t”, que faltava completamente a parte inferior, e a parte superior estava cortada em um ângulo, o que a fazia parecer nítida.
2018 – presente
A atualização empreendida está relacionada ao rebranding da empresa. Após a renomeação, um acréscimo apareceu no nome: E comercial & e a palavra “Parceiros”. Os designers também trabalharam nas letras, usando uma fonte diferente – limpa, aberta, fina, o que torna as letras rapidamente legíveis. Eles também ajustaram a cor escolhendo um tom de oliva escuro. Essa opção possui um pequeno recurso que é quase invisível. O fato é que as duas últimas letras na parte adicionada (“R” e “S”) são ligeiramente menores em tamanho do que o resto dos caracteres.
Fonte e cores do logotipo
Para uma marca, o mais importante é o reconhecimento e a versatilidade do logotipo para que o nome dos supermercados seja ouvido. Portanto, os proprietários optaram por uma solução simples, mas eficaz – um logotipo minimalista, consistindo apenas em texto. Algumas variantes do Waitrose foram desenvolvidas pela agência de publicidade e marketing Monotype Imaging e pelo estúdio Interbrand.
Inicialmente, a rede de varejo usava sinalização, que era dominada por sinais serifados. Mas, a partir de 2004, uma variação radicalmente oposta de letras foi aprovada – lisa, cortada, da categoria Sans Serif. Cada logo tinha seu próprio estilo de escrita e, com base no ano, estava próximo a fontes como Clarendon Wide Medium, Typewriter FS Condensed Bold, Century Schoolbook FS Regular, Humanist 521 Regular e Chantilly Medium. O esquema de cores é monocromático e consiste em uma combinação de preto e branco (anteriormente) e verde oliva e branco (agora).