Virgin Media é uma subsidiária da Liberty Global. Ele representa uma empresa de telecomunicações fundada em 2006 no coração do Virgin Group. Isso aconteceu como resultado da fusão da Telewest e da NTL na NTL: Telewest. A estrutura recém-criada foi comprada pela operadora móvel Virgin Mobile UK e um ano depois passou por uma reformulação de marca, recebendo o nome atual. Ela se tornou famosa por suas soluções de marketing incomuns e pacotes de serviços revolucionários, incluindo Internet de banda larga, telefone e televisão. A Virgin Media foi a primeira no Reino Unido a fazer essa oferta 3 em 1, e o restante das gigantes das telecomunicações mais tarde adotou a ideia.
Significado e história
A empresa de telecomunicações atende a mais de 50% das residências do Reino Unido e oferece velocidade máxima de 300 Mbps. Mas isso não é a única coisa que o torna diferente. Para mostrar sua vantagem competitiva, a Virgin Media adere a valores específicos que definem sua identidade visual. A marca comunica a sua presença com técnicas de marketing inusitadas, atraindo celebridades e aderindo a um sólido conjunto de valores.
Outro aspecto que afeta a visibilidade da Virgin Media é o logotipo. Sempre parecia o mesmo, exceto por pequenas diferenças no design, e manteve a forma do sinal do infinito. Isso apesar de a empresa não fazer mais parte do grupo Virgin e passar a fazer parte da empresa anglo-holandesa-americana Liberty Global. Depois de mudar de dono em 2013, ela conseguiu manter o antigo nome e outros elementos da identidade, que agora usa sob licença.
2007 – 2011
2006 foi um marco importante na história da Virgin Media: Telewest e NTL se fundiram para formar um NTL coeso: Telewest. Em seguida, eles adquiriram a Virgin Mobile, o que lhes permitiu fornecer um serviço completo. No final do ano, a nova organização de telecomunicações anunciou uma mudança de nome. Como resultado da mudança de marca, tornou-se Virgin Media Inc. e recebeu um logotipo oito invertido vermelho brilhante.
No lado esquerdo do sinal do infinito estava a palavra branca “Virgem”, escrita à mão na diagonal e sublinhada com uma longa linha branca. O lado direito foi escurecido e decorado na parte superior com um arco brilhante brilhante. O espaço livre na parte inferior era ocupado pela inscrição “mídia” em preto, composta por letras minúsculas sem serifa. O gradiente vermelho-preto com escurecimento irregular deu um charme especial ao logotipo.
2011 – 2012
Em 2011, a empresa de telecomunicações decidiu mostrar seu patriotismo e acrescentou o elemento Union Jack ao emblema, que adorna o lado direito do oito invertido. Este redesenho marcou os Jogos Olímpicos de 2012 no Reino Unido e é um símbolo festivo de honra para o próximo Jubileu de Diamante da Rainha.
A identidade visual renovada pretendia destacar o compromisso da Virgin Media com o país de origem. O logotipo nacionalista foi visto pela primeira vez pelo público em 15 de outubro, quando um anúncio relacionado foi ao ar. A forma do sinal do infinito não mudou. Mas os designers brincaram com as cores: eles transformaram a grande bolha em um rubi vermelho, removeram os destaques brilhantes e adicionaram um pequeno brilho neon. As fontes permanecem as mesmas, mas a palavra “mídia” tornou-se rosa escuro e aumentou de tamanho.
2012 – 2013
Quando os Jogos Olímpicos acabaram e o entusiasmo diminuiu, a empresa de telecomunicações Virgin Media voltou a usar seu logotipo clássico. Union Jack se foi. Ao mesmo tempo, um leve brilho de neon no lado direito foi preservado e a quantidade de preto foi reduzida em favor do vermelho.
2013 – presente
Em 2013, a moda minimalista chegou à Virgin Media: a empresa simplificou seu símbolo principal, livrando-se do gradiente e multicolor. O estilo visual foi criado por especialistas da agência Wolff Olins. Eles deixaram a tipografia usual e removeram elementos complexos. A inscrição da Virgem foi repintada de vermelho e apareceu em um fundo branco. Para que o lado direito da “figura reclinada” não ficasse vazio, os designers transferiram para ele a palavra “mídia”, que costumava ficar na parte inferior. Foi a primeira reformulação desde que a Liberty Global comprou a empresa.
Fonte e cores do logotipo
Apesar das atualizações frequentes e radicais, o emblema sempre teve uma forma estável e parecia um sinal do infinito. O símbolo estilizado serve de base para o resto dos detalhes. Isso denota a confiabilidade e consistência da Virgin Media, mostra a estabilidade da conexão. Seu objetivo é criar confiança nos serviços de uma organização de telecomunicações.
Uma fonte inexistente é usada para a palavra “Virgem”. Parece que o autor do logotipo desenhou as letras à mão com uma das ferramentas gráficas (pincel). O estilo das letras na palavra “mídia” lembra a fonte Stolzl Medium, mas apenas com cantos arredondados.
Vermelho é a cor clássica para todos os gráficos da Virgin Media. Anteriormente, era complementado com preto e apresentado como um gradiente, mas agora é combinado apenas com um fundo branco em branco. Essa simplificação foi mais um passo em direção ao minimalismo.