A histórica série de televisão Vikings é um projeto do History Channel especializado em documentários e filmes científicos populares. Michael Hirst é o produtor e escritor. O início das filmagens foi anunciado em 2012, e a estreia ocorreu em 2013. Os últimos episódios foram lançados em 2020. A saga familiar revela a crônica da vida de Ragnar Lothbrock, seu crescimento profissional e conexão espiritual com entes queridos. Conforme a história avança, os espectadores ficam sabendo como Ragnar se tornou rei e levou as tribos Viking a invadir outros estados.
Significado e história
Apesar do fato de que a série de ficção está repleta de conflitos armados e batalhas sangrentas, havia um lugar para valores familiares e uma filosofia profunda nela. Um reflexo marcante desse aspecto é o logotipo, que foi visto pela primeira vez pelo público em um trailer exclusivo dos Vikings em 2013. Seu elemento principal é um grande “V”, a primeira letra do título do filme serial. Tem um aspecto metálico e tem um aspecto duplo: por um lado, o aço brilhante tornou-se uma obra de arte e, por outro, uma arma fria.
Esta impressão é criada graças ao trabalho de artistas que alcançaram o máximo de realismo usando a computação gráfica. Em geral, a estrutura complexa representa a versatilidade e ambiguidade da cultura Viking. Afinal, esses marinheiros escandinavos medievais não eram apenas agressores militantes, mas também tinham uma profunda conexão espiritual.
Seus valores familiares, arte, talentos e progresso são refletidos no lado esquerdo da letra “V”. Seu topo é composto por seis listras que divergem em duas direções. Esta é uma referência aos avanços tecnológicos dos Vikings. Um pouco abaixo, há um ornamento redondo com linhas entrelaçadas – um símbolo da conexão inextricável entre parentes de sangue e fraternidade. Na base do “V” também existe um círculo, mas com um padrão de folhas. Denota o lado espiritual da vida, o desejo de crescimento e desenvolvimento contínuos, o nascimento de algo novo.
Um significado completamente diferente está embutido no lado direito da carta. Ela se parece com uma lâmina afiada e representa os costumes cruéis das tribos. É o epítome do conflito armado, morte, violência e beligerância. Para evitar mal-entendidos, os designers pintaram o meio da lâmina de vermelho. Graças a essa paleta, fica óbvio que estamos falando sobre os costumes sangrentos dos Vikings, e não sobre sua habilidade de fazer armas brancas.
O sinal V é complementado pelas letras ‘VIKINGS’ no mesmo estilo. Cada letra do título da série também consiste em lâminas com finas bordas brancas. Correspondem ao conceito geral e parecem obras de ferraria.
Todos os símbolos usados para desenhar o emblema foram tirados da vida cotidiana dos Vikings. Este é um reflexo de toda uma camada da cultura medieval. Por exemplo, o segmento “V” esquerdo (listras bifurcadas) foi inspirado em imagens de navios reais de marinheiros escandinavos.
Os símbolos da fraternidade também existiam na realidade. É verdade que o logotipo usa elementos rúnicos modificados: os designers os estilizaram para se adaptar a outras partes do desenho. Este é um aspecto importante da trama, pois o protagonista tenta fazer de tudo por seu povo, educa seu filho e ama sua família.
O símbolo mais baixo é chamado de Árvore da Vida. Ele é o núcleo da mitologia escandinava. Os vikings identificaram a cinza de Yggdrasills com o universo e acreditavam que o passado, o presente e o futuro estavam guardados nela. As forças do mal viviam entre as raízes, o mundo das pessoas estava ao redor do tronco e os deuses viviam nos galhos. A Árvore da Vida foi contrastada com o lado direito “V” – uma lâmina de espada com manchas de sangue. Abrasões, rachaduras, arranhões sugerem que a arma já foi usada em batalha. É o epítome da discórdia e do abuso físico.
Fonte e cores do logotipo
Os designers criaram as letras “VIKINGS” do zero com suas próprias letras. Cada símbolo é adornado com três linhas diagonais e inclinadas nas extremidades. Com base no logotipo, o usuário RamaelK criou uma fonte estilizada sem serifa chamada Vikings.
O emblema e a marca do programa são coloridos em vários tons de cinza. A paleta de cores cria o efeito de um brilho de aço, como se todos os elementos fossem feitos de metal. Os tons de cinza e prata diluem os respingos de vermelho que lembram manchas de sangue. A gradação da escala vermelha também é ampla o suficiente – do escarlate brilhante ao marrom.