Conglomerado diversificado Videocon Industries Ltd. tem sede na Índia, mas possui 17 fábricas em todo o mundo. Ele possui muitas marcas que são representadas nos principais setores de eletrônicos de consumo. Além disso, o grupo atua no comércio varejista, fornece serviços de telecomunicações e possui empresas de petróleo e gás. Mas mesmo com um portfólio tão impressionante, a empresa foi forçada a pedir concordata em 2019 devido a grandes perdas. No entanto, continua funcionando e ainda é considerado um dos maiores fabricantes de telescópios, ocupando o terceiro lugar no mundo.
Significado e história
O conglomerado Videocon, fundado em 1979, doou televisores em cores para a Índia e depois adquiriu geladeiras e smartphones frost-free. Reagiu constantemente às mudanças na dinâmica do mercado, e o rebranding realizado em 2009 tornou-se um símbolo desse desenvolvimento. A transformação afetou apenas o logotipo: após a atualização, um ícone abstrato simples ficou ainda mais simples e mais abstrato, o que deveria atrair a atenção dos jovens.
1979 – 2009
O primeiro emblema do Videocon era bastante semelhante ao logotipo invertido da Infiniti. Mas se a complexa figura geométrica da montadora japonesa na forma de um oval incompleto marcava o caminho que levava ao horizonte, então o grupo indiano de empresas revelou-se muito mais prosaico. Do seu ponto de vista, a faixa em forma de V não é mais do que a letra V, e a semi-oval é um elemento decorativo comum.
A palavra “VIDEOCON” estava escrita na parte inferior. Letras maiúsculas, cor preta e realce em negrito permitiram focar no nome da empresa, embora um pouco desviado.
2009 – presente
O redesenho de 2009 reflete o conceito de mudança de experiência, que deveria atrair novos clientes – mais jovens, mais criativos e com mentalidade global. Portanto, a apresentação da identidade corporativa foi feita pelo ator indiano Shahrukh Khan, conhecido como “Baadshah de Bollywood”.
A peça central do logotipo é lava líquida verde que muda de forma. A ideia original pertence ao estúdio de marketing Interbrand Singapore. Ela desenvolveu não apenas design corporativo para a Videocon, mas também uma série de desenhos animados com duas gotas de lava verde chamadas Mouw e Chouw. Na história, personagens fictícios realizam boas ações, deliciando os outros. Supunha-se que esse movimento de relações públicas criaria confiança na marca e a tornaria reconhecível.
Fonte e cores do logotipo
As gotas verdes não são apenas um desenho abstrato, mas também uma letra “V” estilizada. Eles parecem tridimensionais e flexíveis devido à coloração desigual. O design inusitado simboliza a inovação que norteia a empresa na produção de produtos tecnológicos. O objetivo do novo logotipo é estabelecer uma conexão emocional com os consumidores, então os designers tentaram não usar muitos ângulos.
Abaixo do elemento gráfico, há uma inscrição em preto “VIDEOCON”. A agência de branding desenvolveu um tipo de letra personalizado para o logotipo, que não se parece em nada com o antigo tipo de letra de 1979. Primeiro, as letras não têm serifas. Em segundo lugar, muitos dos cantos são arredondados. Em terceiro lugar, “E” se parece com “C” com um traço horizontal no meio, e “N” se parece com o mesmo “C”, mas com a parte aberta voltada para baixo.
Além do preto, a paleta inclui vários tons de verde. Eles simbolizam frescor e refletem a política ambiental do grupo. Devido ao gradiente linear, as gotas aparecem tridimensionais.