Vanderbilt University Logo

Vanderbilt University Logo

A Vanderbilt University (VU) é uma instituição privada de ensino e pesquisa que recebeu o mais alto nível de atividade principal (R1). Distingue-se por uma seletividade muito cuidadosa dos candidatos ao estudo e oferece uma escolha de 70 especialidades. Agora, a universidade ocupa o 10º lugar no mundo em termos de número de desenvolvimentos inovadores. Sua localização é Nashville, Tennessee. O ano de inauguração é 1873.

Significado e história

Vanderbilt University Simbolo

O fundador desta instituição de ensino superior é um filantropo, ferroviário e magnata marítimo Cornelius Vanderbilt, que dá nome à universidade. Um rico empresário doou um milhão de dólares para apoiar a escola local, transformando-a na Universidade Central. O doador esperava muito que sua doação e o trabalho ativo da universidade permitissem eliminar as consequências devastadoras causadas pela Guerra Civil na região.

O organizador ideológico da escola foi a Igreja Metodista Episcopal Sul, que considerou a possibilidade de abrir uma instituição educacional regional onde os ministros da igreja receberiam educação. Em 1872, a liderança até votou para criar sua própria universidade em Nashville. Mas a falta de fundos para o desenvolvimento dificultou a implementação da ideia. Então decidiu-se atrair investidores.

A escolha recaiu sobre o homem mais rico dos Estados Unidos na época – Cornelius Vanderbilt. Ele queria estabelecer sua própria universidade em Staten Island, Nova York. Mas foi persuadido a investir na abertura da Universidade Vanderbilt, o que fez, acrescentando mais 500 mil dólares ao valor planejado. Embora o filantropo nunca tenha procurado garantir que a instituição de ensino superior levasse seu sobrenome, o Conselho de Curadores assim decidiu. Agora é um centro de pesquisa muito desenvolvido e avançado, ocupando o 10º lugar em termos de inovação no país.

O emblema de toda a universidade é uma simbiose harmoniosa de gráficos, texto e as raízes históricas da Universidade Vanderbilt. À esquerda está um ícone formado pela primeira letra do nome da universidade e da cidade em que está localizada. A clarabóia em “V” é feita na forma de uma folha de carvalho com uma bolota, que não é apenas bonita, mas também muito simbólica. O fato é que o campus mais antigo em 1988 foi reconhecido como arboreto nacional. Quase 190 espécies de arbustos e árvores crescem em seu território. Um deles é um carvalho de 200 anos que viu os dias da revolução. Daí uma relação tão estreita com o simbolismo histórico.

Do lado direito está o nome da instituição de ensino superior. Ele se estende por duas linhas. A palavra principal é “Vanderbilt” em uma fonte clássica em negrito com pequenas serifas. A inscrição inferior é “Universidade”. É exatamente o oposto do primeiro texto, pois é digitado em uma fonte fina sem serifa. Em ambos os casos, as letras são maiúsculas, o que serve como fator unificador.

Foca

Vanderbilt University Seal Logo

O selo VU retrata seu criador, Cornelius Vanderbilt. A imagem do filantropo foi aprovada no conselho gestor e sempre esteve presente na identidade. Tal estrutura do letreiro principal da universidade dá o direito de falar de uma base de duas partes: gráfico e texto. O primeiro ocupa a parte central, o segundo – o contorno. O doador é apresentado na forma de um baixo-relevo virado de perfil. Ao seu redor há um espaço em branco livre, cercado por duas linhas de larguras diferentes.

Segue uma tira com a frase em latim “SIGILLIUM UNIVERSITATIS VADERBILTIAE”. Além disso, as duas últimas letras são conectadas em uma ligadura. Na parte inferior, está indicado o ano de fundação da universidade, indicado por algarismos romanos, separados do texto principal por ornamentos ovais em miniatura. O selo é emoldurado por um anel em forma de corda torcida e uma linha escura simples.

Vanderbilt Commodores Logo

Vanderbilt Commodores Logo Historia

O departamento de esportes é membro fundador da Conferência Sudeste e a única organização privada dentro dela. No total, reúne 16 equipes, sendo 10 femininas e 6 masculinas. 14 deles competem na NCAA Division I. Além disso, há um membro da liga Southland Bowling e um membro da American Athletic Conference. O clube recebeu o nome do apelido Cornelius Vanderbilt, que estava envolvido no transporte e tinha o posto de comodoro. Até o final do século 19, aqueles que estavam em posição inferior a um almirante, mas superior a um capitão, eram chamados assim. Seu equivalente moderno é o contra-almirante. Se o clube esportivo tivesse apenas um nome, haveria muito mais logotipos: sete deles.

1969 – 1983

Vanderbilt Commodores Logo 1969-1983

A estrela apareceu imediatamente na identidade VU. Ela adornava atributos e uniformes esportivos, destacando-se efetivamente em preto e dourado. O logotipo estava na forma de um único elemento em um fundo branco. As bordas da figura tinham uma borda dupla e no meio havia um “V” maiúsculo. Estava em negrito e parecia mais um algarismo romano cinco do que um sinal de texto.

1984 – 1985

Vanderbilt Commodores Logo 1984-1985

Para dar dinamismo ao emblema, os designers usaram traços uniformes e a técnica de peças desproporcionais. Como resultado, a estrela recebeu uma leve inclinação e dois grandes raios inferiores. À sua esquerda (lado) havia três linhas escuras. Perto havia um grande “V”, cujas serifas pareciam triângulos afiados.

1986 – 1990

Vanderbilt Commodores Logo 1986-1990

Em 1986, depois de experimentar dinamismo e desproporções, a direção do departamento de esportes voltou a aprovar a versão de estreia do logotipo. Foi aceito sem alterações.

1991 – 1998

Vanderbilt Commodores Logo 1991-1998

Por muito tempo, as equipes universitárias usaram o emblema na forma de um “V” ampliado. A inscrição “Vanderbilt” percorria horizontalmente toda a carta. Era, na verdade, a decodificação de um único caractere, pintado de preto. O nome da universidade e o sobrenome de seu principal patrono eram dourados.

1999 – 2003

Vanderbilt Commodores Logo 1999-2003

Para enfatizar seu apelido de Commodores, as equipes adotaram um logotipo de oficial naval modernizado. Ao mesmo tempo, a carta através da qual ele olhava também foi atualizada. Nas mãos do comodoro, vestido de uniforme e chapéu armado, estava um sabre. Os desenvolvedores tornaram o “V” mais compacto e o complementaram com serifas retangulares. Eles curvaram a inscrição na forma de um arco, então repetiu a curva de uma lâmina de sabre. A cor dourada escura foi clareada. Havia uma borda preta ao redor da borda do distintivo.

2004 – 2007

Vanderbilt Commodores Logo 2004-2007

Tudo foi mantido no logotipo atualizado, exceto o comodoro passando pela lacuna intra-letra “V”. O departamento de esportes abandonou esta imagem devido à dificuldade de transferi-la para mídia de armazenamento.

2008 – presente

Vanderbilt Commodores Logo 2008-presente

Com a reforma do emblema, as equipes do time do colégio voltam a ter uma estrela negra em uma moldura dourada com um “V” no meio. Mas esta não é uma repetição idêntica da versão inicial do logotipo: ele usa as cores ouro claro e branco.

Se traçarmos paralelos entre as semelhanças e diferenças nos sinais visuais da identidade da Vanderbilt University, podemos notar a semelhança do esquema de cores. Tanto nos símbolos da universidade quanto no logotipo esportivo, eles são idênticos. Mas o selo VU é preto e branco e não está ligado ao presente – reflete a história da universidade.

Fonte e cores do logotipo

Vanderbilt University Emblema

A universidade possui duas fontes oficiais: serif – EB Garamond (sua alternativa ao Times), sans serif – Source Sans Pro (substituída por Arial). O esquema de cores principal é uma combinação de preto e dourado.