Significado e história
O que é Vancouver Canucks?
O Vancouver Canucks é uma das duas equipes mais antigas da National Hockey League que nunca ganhou a Copa Stanley. Ela fez sua estreia em 1945 na Pacific Coast Hockey League e se mudou para a NHL em 1970. O clube tem sede no Canadá e sedia jogos em casa na Rogers Arena.
Vancouver Canucks tinha cinco logotipos, alguns dos quais eram semelhantes em design e diferiam apenas em pequenos detalhes. O que era um taco de hóquei nos primeiros anos acabou como uma baleia assassina emergindo da água. Isso fala de um repensar completo do estilo no processo de redesenho.
1970 – 1978
O primeiro emblema da equipe da NHL é um retângulo horizontal azul com cantos arredondados. Ele é emoldurado em um verde suave. Uma linha branca curva na forma de um taco de hóquei é direcionada para o centro externo. Ele divide a forma geométrica de modo que se pareça com “C” – a primeira letra da palavra Canucks. Conhecido como Stink-in-Rink, este logotipo foi criado pelo designer gráfico Joe Borovich, de North Vancouver.
1978 – 1992
Em 1978, o clube de hóquei ganhou um emblema, que é extraoficialmente denominado “ferro de waffle”. Isso se deve ao seu formato redondo e ao grande número de listras diagonais paralelas. O elemento central é dividido em dois semicírculos com a inscrição CANUCKS, estilizada como uma lâmina de skate. Linhas alongadas de comprimento irregular criam uma sensação de movimento rápido. A paleta também mudou radicalmente: a combinação harmoniosa de azul e branco foi substituída por uma combinação contrastante de laranja brilhante, dourado e preto.
1992 – 1997
O waffle iron tornou-se um símbolo do sucesso do Vancouver Canucks na primeira metade da década de 1990, quando os jogadores de hóquei venceram várias partidas decisivas. É verdade que isso aconteceu depois que a paleta mudou: em 1992, o dourado passou a amarelo e o laranja-vermelho.
1997 – 2007
O logotipo, adotado em 1997, contém o principal mascote do clube, a baleia assassina. Ela pula para fora da água, mas não salpicos voam para os lados, mas fragmentos. Nesse caso, toda a composição gráfica forma a letra “C”, que é a encarnação do nome do time. O gráfico está associado à propriedade da costa oeste da Colúmbia Britânica e é uma referência à Orca Bay Sports & Entertainment, que comprou a franquia em 1995. O esquema de cores mudou irreconhecível: o emblema apresenta azul escuro, azul claro, cinza, branco e bordô.
2007 – 2019
Em 2007, a paleta do logotipo mudou novamente: desta vez não havia listras bordô ao longo do contorno da baleia assassina, e a água adquiriu um tom de azul mais suave. Mas as cores atualizadas não foram a única inovação: os designers adicionaram a inscrição “VANCOUVER” à imagem. A palavra para a cidade natal do clube está localizada no topo em forma de arco.
2019 – presente
O emblema do lettering só foi usado até a temporada 2019-2020. Em seguida, os desenvolvedores removeram o texto para se concentrar na baleia assassina.
Fonte e cores do logotipo
A representação de um animal mascote em logotipos é uma prática comum entre as equipes que atuam em esportes profissionais. E o clube Vancouver Canucks não é exceção. Seu ícone representa uma baleia assassina pulando da água, e a composição lembra claramente a letra “C”. Há uma referência óbvia ao emblema 1970-1978, quando o elemento principal era um campo de hóquei com um taco, que também parecia um “C”.
Não há inscrições no logotipo moderno – elas estavam contidas apenas nas versões antigas do letreiro do clube. Por exemplo, de 1978 a 1997, o desenho foi complementado pela palavra “CANUCKS”, escrita diagonalmente em uma fonte individual. Todas as letras na parte inferior estavam conectadas com uma longa linha. Parecia uma lâmina de skate. A segunda vez a inscrição apareceu em 2007-2019: “VANCOUVER” sem serifa com muitos cantos arredondados.
O esquema de cores atual é apresentado em dois tons de azul, cinza e branco. Em 1997-2007, eles foram complementados por bordô, e o azul era mais brilhante. Ainda antes, de 1987 a 1997, eram usados dois emblemas, em cuja paleta predominavam o amarelo e o laranja. Ao mesmo tempo, a combinação do azul com o verde é considerada um clássico, como no logotipo de 1970-1978.
Por que o Canucks tem um logotipo de baleia?
A baleia assassina apresentada no logotipo do Vancouver Canucks é o mascote da equipe. Ele foi escolhido entre muitos outros candidatos para o papel, superando os castores, goleiros robôs, lenhadores, camelos e outros personagens que nunca se tornaram mascotes do clube de hóquei.
Qual é o logotipo do Vancouver Canucks?
O logotipo da equipe combina os principais elementos de sua identidade: uma orca e a primeira letra da palavra Canucks. O predador cetáceo sai da metade superior do C. É assim que os artistas ilustraram uma baleia assassina pulando da água. O esquema de cores é simples: dois tons de azul, branco e cinza.
A Canucks está mudando o logotipo?
Nos últimos anos, o logotipo do Vancouver Canucks mudou, mas não drasticamente. Por exemplo, em 2019, os designers ajustaram os detalhes e atualizaram as cores, tornando a baleia assassina um pouco mais leve.
Quem desenhou o logotipo do Canuck?
A primeira versão do logotipo com uma baleia assassina saindo da letra C foi desenhada pelo artista Brent Lynch. Isso aconteceu em 1997. E o famoso emblema, apresentado em 1970, foi criado por Joe Borovich.