O Edmonton Oilers é um time de hóquei no gelo com sede em Edmonton, Alberta, Canadá. Eles competem na Divisão do Pacífico da Conferência Oeste da Liga Nacional de Hóquei. A província canadense de Alberta, terra de pradarias e campos de petróleo, cowboys e torres de petróleo, foi a terra de muitos grandes jogadores. Obviamente, não poderia prescindir de um time da Associação Mundial de Hóquei. Bill Hunter, o proprietário da equipe júnior de Edmonton Oil Kings, fez inúmeras tentativas de levar a equipe da NHL para Edmonton, mas os funcionários da NHL se recusaram a estabelecer uma nova franquia lá. Finalmente, Bill Hunter conseguiu iniciar uma franquia dentro da Associação Mundial de Hóquei. Além disso, inicialmente, a WHA pretendia colocar duas equipes em Alberta – em Edmonton e Calgary. A primeira equipe recebeu o nome de “Oilers” em homenagem às torres de petróleo, enquanto o segundo clube recebeu o nome de “Broncos” em homenagem a cowboys. A propósito, não há torres de petróleo em Edmonton (todas localizadas na parte norte da província), mas esse nome combina perfeitamente com a cidade altamente industrial. Além disso, nas décadas de 1950 e 1960, Edmonton era a cidade natal de uma equipe júnior bastante popular do Oil Kings.
A equipe de Calgary foi transferida para Ohio para se tornar o Cleveland Crusaders antes do início da primeira temporada da WHA. Assim, decidiu-se nomear a equipe baseada em Edmonton como “Alberta Oilers”, uma vez que deveria apresentar toda a província. Também foi planejado que o clube jogasse metade de seus jogos em casa em Calgary. O esquema de cores incluía laranja, branco e azul. O logotipo apresentava uma gota de óleo acima da marca “OILERS”.
No início da primeira temporada, ficou claro que o deslocamento entre duas cidades seria financeiramente caro e desgastante. Os Oilers finalmente não jogaram nenhum jogo de anfitrião em Calgary e voltaram ao nome “Edmonton Oilers” no meio da temporada.
A cor laranja da paleta de equipes provavelmente incomodou muitas pessoas, já que mais duas equipes da WHA também a exploraram. Em 1974, o azul se tornou a cor principal do clube. O emblema de Edmonton Oilers também foi alterado: a camisa da casa teve uma queda de óleo branco em um campo vermelho; a camisa fora tinha uma gota azul em um campo branco.
Em 1979, o Edmonton Oilers ingressou na NHL e perdeu a maioria dos jogadores, com exceção de quatro jogadores “protegidos”. Um deles foi Mark Messier, um rapaz pouco conhecido de 18 anos de origem bielorrussa, considerado mais tarde um dos maiores jogadores de hóquei no gelo de todos os tempos. Em vários anos, os proprietários da franquia contrataram Glen Anderson, Jari Kurri, Kevin Lowe e Grant Fuhr, que tiveram um papel significativo no sucesso da equipe. Quanto ao uniforme, foi alterado um pouco depois de ingressar na NHL. As principais modificações foram conectadas apenas com o logotipo.
Significado e História
O que é Edmonton Oilers?
O Edmonton Oilers é uma equipe profissional de hóquei no gelo que compete com a NHL como parte da Conferência Oeste. Ela também é membro da Divisão do Pacífico. O clube foi fundado em 1971 quando apareceu sob o nome de Alberta Oilers. A franquia recebeu seu nome atual em 1973. Desde 2016, Rogers Place se tornou seu estádio.
O logotipo redondo de estilo clássico da Edmonton Oilers não mudou ao longo dos 40 anos de existência da franquia. Embora a equipe tenha sete logotipos, eles são todos do mesmo tipo. Não houve grandes mudanças desde 1972. Os ajustes envolviam apenas nuances menores: tons de cor e debrum. Essa consistência fala da estabilidade da franquia – que o emblema escolhido se encaixa perfeitamente ao seu conceito. Portanto, mesmo após mudar o nome de Alberta Oilers para Edmonton Oilers, o clube permaneceu com sua versão de estreia.
1972 – 1973
O logotipo original Edmonton Oilers foi introduzido em 1972. Ele apresentava a marca “Oilers” dentro de um círculo, ambos dados em azul royal. As letras foram projetadas para parecer líquido fluindo. No topo, havia uma gota de óleo laranja dentro de outro círculo azul.
1973 – 1979
Os proprietários do clube adotaram o logotipo original sem nenhuma alteração. Serviu como brasão da equipe por 6 anos.
1979 – 1986
O design geral do logotipo de 1980 permaneceu inalterado, mas foi o período das primeiras mudanças de cor. O nome da equipe e o círculo ficaram mais escuros, assim como as gotículas de óleo.
1986 – 1996
Outra modificação ocorreu em 1987. O logotipo da Oilers mudou novamente suas cores principais: o laranja mudou para uma tonalidade muito mais vívida e o azul ficou um pouco mais claro.
1996 – 2011
O quinto logotipo da Edmonton Oilers, lançado em 1997, provavelmente mudou a paleta de cores. As cores do nome da equipe e do círculo principal se tornaram ainda mais escuras do que nos logotipos anteriores. O azul foi escurecido para azul marinho e a gota de óleo tornou-se cobre. Uma moldura fina de círculo vermelho apareceu ao redor do logotipo.
2011 – 2017
O logotipo da Edmonton Oilers 2012 foi uma espécie de retrocesso, pois estava muito próximo do original. Blue ficou mais quente e mais claro. A gota de óleo foi alterada para laranja a partir de cobre. O anel vermelho foi removido.
2017 – presente
O formato moderno do logotipo é uma repetição de cores da inscrição de 1996-2011. Caso contrário, é diferente – sem um anel vermelho e com uma gota de óleo brilhante. Já a aparência das letras “fluindo” para baixo corresponde a todos os outros emblemas, pois as mudanças diziam respeito principalmente aos tons. Portanto, o logotipo atual em aparência, tamanho, configuração e elementos corresponde ao de estreia, aprovado em 1972.
Fonte e cores do logotipo
Ao longo de todo o período de sua existência, a equipe não empreendeu uma reformulação radical e preferiu a versão inicial. A mudança mais dramática ocorreu em 1996, quando a administração introduziu uma versão com uma linha de borda vermelha ao longo de todo o anel azul. Ao mesmo tempo, uma gota de óleo foi repintada de bege. Nesta forma, o emblema existiu até 2011, após o que foi alterado para o logotipo familiar com símbolos “fluidos” em azul escuro e uma gota de óleo brilhante.
Logos de todos os anos foram digitados individualmente com serifas e letras maiúsculas. Para criar a ilusão de um líquido viscoso oleoso, os designers alongaram proporcionalmente a parte inferior dos sinais. E como as letras estão localizadas em um círculo, o mais longo são os símbolos do meio; os curtos são os laterais. Essa técnica ajudou a obter um efeito denso e enfatizou a conexão entre a identidade visual do clube e seu nome.
As cores principais do emblema são laranja (gota), azul escuro (letras, anel) e branco (fundo). Eles compõem a paleta oficial da equipe e fazem parte da estrutura do logotipo.
O que significa o logotipo da Edmonton Oilers?
Este clube de hóquei recebe o nome da indústria de refino de petróleo - em particular, seu nome é uma homenagem a plataformas de petróleo. Portanto, ele apresenta uma gota de óleo e listras largas pontilhadas saindo das letras. Todos os elementos são colocados em um anel, que na parte superior se transforma em uma lágrima.
A Edmonton Oilers mudou de nome?
Não, este clube não está mudando de nome agora. Mas quando a franquia apareceu, deveria se chamar Alberta e ser uma das equipes WHA, junto com o Calgary Broncos. No entanto, os Broncos mudaram de localização e mudaram seu nome para Cleveland Crusaders, e essa equipe fez o mesmo: mudou-se e foi renomeada para Edmonton Oilers.
Quantas Stanley Cups os Edmonton Oilers ganharam?
Apesar de ser um clube jovem, o Edmonton Oilers mostrou um tremendo sucesso no hóquei, ganhando cinco Copas Stanley.
Em que lugar estão os Edmonton Oilers?
Edmonton Oilers está localizado no Canadá. A equipe está sediada na província de Alberta - a cidade de Edmonton.