O Toronto Maple Leafs, uma das equipes da NHL “Original Six”, é um clube de hóquei no gelo localizado em Toronto, Ontário, Canadá. Os 13 vencedores da Stanley Cup competem na Divisão Atlântica da Conferência Leste da NHL. Fundado há quase um século, o Toronto Maple Leafs mudou o nome da franquia quatro vezes, sendo um detentor de recordes.
Toronto demorou a entrar na pista competitiva de hóquei. Assim, o primeiro time profissional de hóquei no gelo de la Ville-Reine foi o Toronto Blueshirts, fundado em 1911. O time jogou na National Hockey Association (NHA). Na temporada de 1913-14, os Blueshirts se tornaram campeões da Stanley Cup. O clube era operado pelo notório Edward Livingston, incomodava outros proprietários de equipes da NHA, que estavam muito irritados com suas práticas de negócios. Em 1917, o Toronto Blueshirts ingressou na NHL com a condição de cortar seus laços com Livingstone. O Mutual Street Arena tomou o clube sob sua asa, como resultado, a população local começou a chamar o time de Arenas. Um ano depois, a equipe adotou oficialmente o nome. Na verdade, a franquia ingressou na NHL durante sua temporada inaugural como o Toronto Arenas. Em 1919, os novos proprietários mudaram o nome do clube para Toronto St. Patricks. O nome pode ter sugerido a nacionalidade dos proprietários: St. Patrick é o santo padroeiro da Irlanda.
Uma das participações mais dramáticas da história das franquias de Toronto ocorreu em 1927, quando Conn Smythe comprou a equipe de colher de pau. Servido como gerente geral do New York Rangers, Smythe havia sido demitido antes dos Rangers jogarem um jogo da temporada regular. Ao voltar para Toronto, a Smythe conseguiu arrecadar US $ 160.000 para comprar um forasteiro.
Conn Smythe era um empresário e esportista canadense. Em 1965, a NHL homenageou sua enorme contribuição ao hóquei ao apresentar o Conn Smythe Trophy, um prêmio anual ao jogador mais valioso dos playoffs da Stanley Cup. Sua primeira tarefa como novo proprietário foi o nome alterado para Toronto Maple Leafs. Havia muitas razões para essa mudança. Em primeiro lugar, o Maple Leafs é um nome extremamente simbólico e patriótico, uma vez que a bandeira do Canadá apresentava uma folha de bordo estilizada.
Em segundo lugar, há muito tempo, Toronto era uma cidade natal para o East Maple Leafs. A história conta que Smythe nomeou seu novo time como uma homenagem à memória do time que ele havia explorado.
Em terceiro lugar, a franquia foi nomeada em homenagem ao Regimento Real do Canadá, um regimento de infantaria baseado em Toronto, que usava um distintivo de regimento em folha de bordo.
Carlton the Bear, um urso polar antropomórfico, é o mascote oficial do Toronto Maple Leafs.
Significado e História
O que é Toronto Maple Leafs?
Esta é uma equipe canadense da NHL e é oficialmente chamada de Toronto Maple Leaf Hockey Club. Existiu desde 1917 e atualmente é membro da Divisão Atlântica. Ela é conhecida como um dos poucos membros da liga que sobreviveu à redução durante a Grande Depressão. O Toronto Maple Leafs joga em casa no Scotiabank Arena.
Durante a Primeira Guerra Mundial, os soldados canadenses usaram o símbolo de sua terra natal – a folha de bordo em seus emblemas militares. O proprietário do Toronto Maple Leafs, Conn Smythe, que serviu na artilharia na Primeira Guerra Mundial, queria que sua equipe usasse o logotipo dado com honra, orgulho e coragem.
Quatorze logotipos refletem com precisão a história da franquia e a evolução de seu nome. As mudanças na identidade visual do clube veiculam acontecimentos importantes em sua carreira. A mudança de marca foi associada à mudança de nome. O time começou sua trajetória esportiva como Toronto Arenas, depois se tornou Toronto St. Patricks e só mais tarde recebeu seu nome moderno, que ainda está localizado no centro da folha de bordo.
1917
O primeiro nome da equipe era Toronto Arenas, cujo logotipo principal era simples como o dia. Ele apresentava a letra maiúscula com letra azul “T”, representando a cidade de Toronto.
1918 – 1919
O novo logotipo da Toronto Arenas foi atualizado com a marca “Arenas” em azul escuro atrás da letra “T”.
1919 – 1922
Como em 1920 a equipe foi renomeada para Toronto St. Patricks, a cor principal da paleta do clube ficou verde. O terceiro logotipo de Toronto St. Patricks incluía o nome verde da cidade, colocado acima da marca “StPats”.
1922 – 1925
De 1922 a 1925, o logotipo da equipe parecia um fundo verde em forma de pílula com a inscrição “St. Pats ”marca de dentro.
1925 – 1926
O logotipo de 1926 estava de volta ao logotipo de 1920. Ele apresentava marcas de palavras “Toronto” e “St Pats” na parte superior e inferior, respectivamente. Ambas as palavras foram escritas na sombra verde mais clara.
1926 – 1927
Em 1927, a franquia foi adquirida pela Conn Smythe para iniciar a era de Toronto Maple Leafs. O logotipo original incluía uma folha de bordo verde, muito parecida com uma árvore, com o nome em branco da equipe.
1927 – 1938
Nos 10 anos seguintes, a cor principal da equipe foi alterada de verde para azul. Foi um retorno às raízes. Em geral, o logotipo permaneceu idêntico ao anterior. A cor da folha de bordo foi a única alteração.
1938 – 1963
O oitavo logotipo do Toronto Maple Leafs serviu à equipe por um longo tempo. O conceito permaneceu o mesmo: a folha de bordo azul com as “Toronto Maple Leafs” em branco por dentro. No entanto, a folha de bordo dada tinha outra forma e veias brancas
1963 – 1967
Em 1964, os designers de logotipo adicionaram alguns detalhes, tentando torná-lo mais realista e volumoso. Agora, o logotipo apresentava a folha de bordo azul com veias brancas e contorno interno branco. A marca da palavra, sua cor e design permaneceram inalterados.
1967 – 1970
Uma mudança distinta foi feita no logotipo do Leafs em 1968. A crista anterior do Leaf foi substituída por uma folha de bordo sólida de 11 pontos – idêntica à folha de bordo exibida na bandeira do Canadá. O novo logotipo parecia mais minimalista com uma nova silhueta e bordas mais nítidas.
1971 – 1982
O logotipo de Toronto Maple Leafs de 1971 tinha bordas ainda mais nítidas do que o anterior. A folha de bordo em si parecia mais simples. A fonte da marca de palavra “Toronto Maple Leafs” foi alterada para uma fonte em negrito.
1982 – 1987
1987 – 2016
O logotipo dos Toronto Maple Leafs ainda era um emblema em formato de folha de bordo com texto em azul escuro. A cor azul ficou mais escura e mais profunda. O nome completo da equipe estava escrito em branco sobre a folha.
2016 – presente
Em 2 de fevereiro de 2016, os oficiais revelaram um novo logotipo, o emblema do Toronto Maple Leafs, para a temporada 2016-2017 para celebrar a franquia. O logotipo foi inspirado no brasão icônico usado dos anos 1940 aos anos 1960, mas combinando recursos novos e comprovados. Não há linhas de contorno nesta versão, mas a forma, cor, tamanho, estrutura e veios são idênticos. As bordas nervuradas características indicam que é uma folha de bordo. Foi aprovado pela primeira vez em 1926 por Conn Smythe. Ele, junto com outros soldados do Canadá, usou-o durante a Primeira Guerra Mundial
O retorno às origens do simbolismo está associado ao centenário do clube, comemorado em 2017. Na versão atual, o número de costelas e nervuras de uma folha é muito importante. Eles testemunham eventos históricos importantes que estão associados a ele. Os 31 pontos salientes nas bordas representam 1931, e o 31º ponto que se refere à abertura do Maple Leaf Gardens. As 13 primeiras sequências representam os 13 campeonatos da Stanley Cup. E mais 17 (13 principais + 4 inferiores) são dedicados ao ano em que a franquia foi fundada, 1917.
Fonte e cores do logotipo
Os primeiros designs de logotipo são simples e diretos. Eles representam o grande “T” e indicam a localização do clube – a cidade de Toronto. De 1917 a 1927, eles eram puramente textuais. Então apareceu a lendária folha de bordo, que passou por várias transformações. Os designers mudaram seu tamanho, forma, estilo, colocaram significados diferentes. A imagem, o mais próxima possível da moderna, foi aprovada em 1938. Ela se diferencia apenas nos recessos – na versão atual, são mais expressivos e nítidos.
A parte textual sempre desempenhou um grande papel na identidade visual da equipe, por isso a gerência nunca removeu a inscrição do logotipo. Existem cinco tipos de fontes na história dos logotipos do Toronto Maple Leafs. Todos eles (exceto a versão de 1927-1938) são tipos suaves, cortados e grotescos. Mas a paleta de cores é simples e consiste apenas em azul e branco.
Por que o Toronto Maple Leafs mudou seu logotipo?
O clube de hóquei no gelo redesenhou o logotipo em 2016 para comemorar seu centenário. Bordas dentadas adicionais foram adicionadas à silhueta da folha de bordo. Agora, seu número (31) representa 1931, quando o estádio Maple Leaf Gardens foi inaugurado.
Quando os Leafs mudaram seu logotipo?
A última mudança no logotipo do Toronto Maple Leafs ocorreu em 2016, pouco antes do centenário do time de hóquei.
De que cor é a camisa do Toronto Maple Leafs em casa?
A camisa dos jogadores de hóquei é pintada de azul escuro. O número, a base da folha e as linhas decorativas são brancas.
Qual é o slogan do Toronto Maple Leafs?
O antigo slogan da equipe era: Jogue certo. Jogue rápido. Em seguida, foi substituída pela frase É um privilégio, não um direito, que os jogadores viram pela primeira vez na parede do vestiário em 2018. Esta é uma homenagem a Johnny Bower.