Van Halen é uma lendária banda de rock americana que se apresentou nos estilos de heavy metal e glam metal. Ela apareceu na cidade de Pasadena, Califórnia, em 1972 e era conhecida por sua poderosa energia ao vivo, assim como pelo talento de seu frontman Eddie Van Halen. Em 2007, os músicos foram trazidos para o Rock and Roll Hall of Fame. Em 2019, eles ocupavam as posições de liderança em número de gravações de áudio vendidas (80 milhões em todo o mundo e 56 milhões nos Estados Unidos) e, de acordo com a RIAA, entraram no top 20 dos artistas mais requisitados. Além disso, a banda tem muitos álbuns multi-platina. E a VH1 classificou o Van Halen como o sétimo melhor artista de hard rock de todos os tempos. Em 2020, o líder faleceu e um mês depois o grupo se desfez.
Significado e história
Em 1972, dois talentosos irmãos Van Halen (guitarrista, compositor Eddie e baterista Alex) formaram sua própria banda. Eles também trouxeram o energético vocalista David Lee Roth e o baixista e vocalista Michael Anthony. Os quatro lançaram um projeto chamado Genesis, mas, como se viu, essa equipe já existia. Portanto, os músicos primeiro se renomearam Mammoth e depois Van Halen.
Após o lançamento do álbum de mesmo nome em 1978, ele imediatamente subiu para a 19ª posição nas paradas da Billboard e vendeu mais de 10 milhões de cópias nos Estados Unidos. Em 1982, os roqueiros já possuíam quatro coleções musicais, que acabaram se tornando multi-platina. Todos os álbuns subsequentes não tiveram menos sucesso, o que ganhou imensa popularidade entre os ouvintes em todo o mundo. E o único líder, Jump, é reconhecido como o número um nos Estados Unidos. Gradualmente, seu emblema adquiriu cada vez mais reconhecimento e fama.
1972 – 1974
No início, o grupo se chamava Mammoth. Essa palavra foi usada como o primeiro sinal de sua identidade. A fonte estava em maiúsculas. As letras eram volumosas, mas desiguais – ao longo do contorno de cada uma delas havia uma tira “trêmula”, que dava dinâmica ao logotipo. Fendas, lascas e outros danos, generosamente pintados em todos os símbolos, também adicionaram realismo.
1974 – 1978
Após o rebranding, os músicos adotaram um novo logotipo. Esta é uma marca nominativa do Van Halen, conforme sugerido pelo vocalista David Lee Roth. Teve o pressentimento de que tal nome traria vantagens de marketing, pessoais e criativas. O logotipo original foi pintado por Mark Stone, baixista. A fonte sans serif é complementada por “v” e “a” alongados. O primeiro deles tem o lado esquerdo esticado para cima, o segundo – a parte direita desce. Além disso, parecem notas. Os símbolos “h” e “l” parecem listras perfeitamente uniformes, e “e” é feito em uma configuração diferente, não usual para esta letra, portanto, é lida pior do que as outras. Além disso, o “a” se assemelha a um sinal piramidal. O logotipo lustroso e elegante só mudou depois de seis anos.
1978
O novo logotipo foi desenhado por Dave Bhang. É o símbolo mais icônico da banda de rock Van Halen por causa do nome criptografado. Foi usado para o álbum de estreia. À direita e à esquerda dos estilizados “V” e “H” estão duas asas, que consistem em seis listras de diferentes comprimentos e larguras. A primeira letra do monograma está alinhada, a segunda está em um ângulo, então parece diagonal. Acima deles, em um trapézio azul, está o nome da banda. As sombras deram à inscrição um efeito 3D. Esta versão do logotipo serviu de base para todas as posteriores.
1979 – 1986
O emblema tridimensional contém os mesmos elementos da versão anterior. A exceção é a placa trapezoidal, que os autores retiraram, e um número menor de linhas horizontais (são três). Os estilizados “V” e “H” agora são claramente visíveis. Eles consistem em uma combinação de tiras da mesma largura, mas comprimentos diferentes. Além disso, não possuem sombras – seu lugar foi tomado por linhas brancas, transformando o logotipo em um sinal tridimensional. Este efeito é criado compensando ligeiramente as listras abaixo do nível da letra. Esta versão do símbolo alado apareceu na capa do álbum de 1979 do Van Halen II.
1986 – 1998
Quando Sammy Hagar se tornou o novo vocalista da banda de rock, um logotipo diferente apareceu. Ele também foi baseado no icônico protótipo alado criado por Dave Bhang. Os autores alongaram as listras horizontais, formando um círculo com elas, parecendo um enorme anel. As extremidades de todas as linhas são pontiagudas. As costelas são formadas por pequenos traços serifados desenhados à mão. A cor é alterada para dourado escuro. Essa marca foi usada no álbum 5150, lançado em 1986.
2012 – 2020
A arte da capa de A Different Kind of Truth, de 2012, apresentava um logotipo antigo que foi relevante de 1979 a 1986.
Fonte e cores do logotipo
O grupo musical Van Halen possuía vários emblemas, mas o monograma “VH” é considerado cult. É tocado em várias modificações e reflete a atmosfera criativa da lendária banda.
Todos os emblemas usam uma fonte individual. O autor da primeira marca nominativa (com letras-notas) é David Lee Roth, o segundo (com elementos alados) é Dave Bhang. A paleta de cores é monossilábica: contém apenas preto e branco. A exceção é o logotipo de 1986, que possui um tom dourado escuro.