UVA (The University of Virginia) é uma universidade pública de pesquisa localizada em Charlottesville, Virginia. Possui um local histórico como a Vila Acadêmica, que é listada pela UNESCO como Patrimônio Mundial. A universidade é famosa por suas sociedades secretas, código de honra, fundações lendárias e equipes esportivas chamadas Cavaliers. Eles lideram a Atlantic Coast Conference no campeonato masculino da NCAA e ficaram em segundo lugar no feminino. Além disso, esta é uma universidade muito antiga, pois foi fundada há mais de duzentos anos – em 1819. Seu fundador é Thomas Jefferson, político e autor da Declaração de Independência dos Estados Unidos.
Significado e história
Em 1802, já o terceiro presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson preocupou-se com o conceito de uma nova universidade com alunos talentosos, sobre a qual escreveu ao artista Charles Willson Peale. E ele estava se referindo à sua alma mater – o College of William and Mary, localizado na Virgínia. Mas o político perdeu a confiança nele por causa da religiosidade que reinava dentro de seus muros, suprimindo o desenvolvimento das ciências naturais. Gradualmente, a faculdade entrou em decadência e faliu.
Após uma reunião VIP, o grupo de iniciativa escolheu Charlottesville para UVA. A sua construção iniciou-se em terrenos agrícolas previamente adquiridos. A fundação da universidade foi lançada em janeiro de 1819, e as primeiras aulas foram coletadas em março de 1825. A construção foi realizada por escravos pertencentes à universidade. Eles então serviram alunos e professores.
A inovação da instituição foi separar o ensino superior da doutrina religiosa. Ao contrário de instituições semelhantes da época, muitas ciências foram estudadas lá: medicina, química, matemática, direito, línguas, filosofia, etc. A universidade tinha seu próprio departamento de esportes, que se chamava Cavaliers em 1923 e defendia a honra do estado no mais alto nível. Sempre foi acompanhado por um logotipo original – um elemento-chave da identidade visual.
O símbolo gráfico tem uma função tripla: representa a organização educacional para o mundo exterior, é uma marca de identificação e um signo unificador. O logotipo inclui dois elementos básicos UVA: o símbolo Rotunda (ícone gráfico) e legenda de texto (escrita).
O objeto arquitetônico é baseado no conceito de Thomas Jefferson. A Rotunda foi modelada após o Panteão Romano, que tinha uma forma perfeitamente redonda. Em seu esboço, o autor apresentou a ideia de um círculo unificador – a intenção de criar uma universidade estadual que servisse de modelo para as gerações futuras. Isso é confirmado por 13 estrelas dispostas em semicírculo, que representam 13 estados.
A parte do texto consiste no nome University of Virginia e é baseada em uma tipografia exclusiva. Mas a fonte tradicional Adobe Caslon tem suas próprias características aqui. Possui várias conexões de letras feitas à mão: entre “V” e “E”, “T” e “Y”, “f” e “V”. Além disso, “T” é reduzido em largura para criar um equilíbrio visual harmonioso com o resto dos sinais. Ao mesmo tempo, outras letras maiúsculas são utilizadas no logotipo, e não aquelas originalmente propostas pelo autor da fonte. O layout “de” personalizado torna o logotipo inovador.
Logotipo da Virginia cavaliers
As equipes da UVA Sports Division são nomeadas Cavaliers e classificadas em # 1 na Atlantic Coast Conference nos campeonatos masculinos da NCAA e em # 2 nos títulos feminino e geral. A Universidade da Virgínia é uma das três instituições de ensino de maior sucesso, cujas equipes conquistaram diversos prêmios de prestígio. Por exemplo, um dos mais recentes foi obtido em 2021, quando as mulheres ganharam os campeonatos de natação e mergulho da NCAA. O clube recebeu esse nome em 1923. Ele o usa em homenagem aos monarquistas do século 19, que eram chamados de cavaleiros.
1978 – 1993
Depois de anos em busca de uma imagem adequada, a administração se fixou na imagem do Cavalier sério, que olha para o futuro com atenção. Ele está localizado de frente. Uma barba e um bigode fino são desenhados no rosto, e um chapéu de aba larga com uma pena longa na cabeça. Abaixo está o nome do estado da Virgínia, escrito em letras retas com serifa. Nesse caso, a imagem é feita na forma de espaço negativo, já que a face é formada por elementos de cor sólida, embora ela própria seja branca.
1994 – 2019
O próximo logo era absolutamente diferente do anterior, pois os designers mudaram radicalmente seu estilo. Agora consiste em um “V” maiúsculo, uma reminiscência do sinal de vitória (em latim “victoria”) e o número cinco do grego antigo. Abaixo estão dois sabres cruzados. A letra branca é circundada por uma linha laranja e possui serifas. As armas brancas são totalmente pintadas.
2020 – presente
Após a reformulação empreendida, a logomarca ganhou volume devido à combinação de cores de duas tonalidades. A letra agora está clara de um lado e escura do outro, como os sabres. A única diferença é que o símbolo superior é laranja e o inferior é azul. Além disso, o “V” possui bordas escuras.
Fonte e cores do logotipo
Tanto a universidade quanto suas equipes esportivas têm seus próprios signos distintivos. Embora não tenham sido adotados imediatamente, eles refletem a essência ideológica da trajetória dessas organizações. A instituição de ensino superior assenta em raízes históricas antigas e olha para o futuro, como evidencia a Rotunda, inspirada no Panteão Romano. Tem um formato redondo – unificador, o que torna todos iguais membros da comunidade universitária, assim como do mundo científico. O logotipo esportivo também é baseado nas origens: ele usa a imagem dos Cavaliers, que eram apoiadores dos Monarquistas.
Para a marca pessoal da University of Virginia, foi escolhida a fonte Adobe Caslon com modificações individuais de várias letras. Em particular, ambos “V”, “E”, “T”, “Y” e “f” são alterados, os quais são conectados em pares. A partícula “de” não está em maiúsculas, como o resto do texto, mas em minúsculas. Também é manuscrito em itálico.
Os dois emblemas são combinados com uma paleta laranja e azul. Foi usado quarenta anos antes do UVA Sports Club, porque apareceu pela primeira vez no logotipo da universidade em 1888.