USA Today é um jornal de notícias diário publicado em forma impressa e distribuído em todos os Estados Unidos. É amplamente procurado no mundo, por isso é publicado não apenas em formato papel, mas também em formato digital, aparecendo em 37 sites no país e 5 no exterior. Sua editora e distribuidora é a maior holding de mídia Gannett, com sede em Tysons, Virgínia. O fundador do jornal é o escritor, colunista e empresário Al Neuharth. O ano de seu primeiro lançamento em massa é 1982.
Significado e história
A ideia de publicar o USA Today foi anunciada pela primeira vez em 1980 por um grupo de trabalho chamado Projeto NN em uma reunião com o chefe da gráfica, Gannett Al Neuharth. As negociações ocorreram em Cocoa Beach (Flórida), onde foi proposta a criação de um jornal nacional para todos os segmentos da população americana. Os primeiros protótipos foram baseados em East Bay Today, a edição da manhã do Oakland Tribune. Uma publicação de teste apareceu no verão de 1981 em dois designs e foi enviada a jornalistas conhecidos, especialistas e criadores de notícias. Isso foi necessário para uma revisão analítica do lado e para feedback sobre propostas, esclarecimentos e ajustes.
Em dezembro do mesmo ano, o conselho de administração da holding de mídia aprovou a publicação de um jornal nacional, nomeando Neuharth, o chefe do comitê executivo da Gannett, seu chefe e editor. O lançamento oficial da novidade na mídia ocorreu na primavera de 1982, e no outono foi impressa a primeira edição. Cada número naquela época custava 25 centavos. A popularidade da publicação cresceu muito rapidamente, e já em dezembro a circulação dobrou em relação ao planejado.
O design do USA Today foi inovador na época, pois os editores literalmente redesenharam os padrões existentes. A prioridade do novo jornal eram notas curtas, blocos espaçosos, diagramas, diagramas, análises concisas, gráficos coloridos, fotografias. Já nos demais periódicos a preferência foi dada a artigos detalhados, colunas longas, cabeçalhos com informações detalhadas. A apresentação das notícias em forma de grãos curtos correspondeu ao formato televisivo e tornou a publicação muito mais moderna.
Naturalmente, o estilo e o conteúdo internos se refletiram no design externo das primeiras páginas, bem como no logotipo, pois, via de regra, cada periódico tem seu próprio sinal distintivo. Uma característica fundamental do simbolismo do USA Today é o dinamismo. Manifesta-se em letras confiantes e maciças, linhas longas e espasmódicas, em um nome abreviado e simples. Durante sua existência, o jornal mudou quatro logotipos.
1982 – 2007
O próprio inspirador de seu conceito participou da primeira versão da identidade visual dessa mídia. O emblema é retangular, com uma faixa dupla acima e abaixo, onde “O JORNAL DA NAÇÃO” e “PUBLISHED BY GANNETT” estão escritos em pequeno grotesco. O lugar central é dado ao nome do periódico. É desagrupado em duas linhas e não alinhado em nenhum dos lados: a extremidade da parte superior do “Y” se projeta à direita, o “T” à esquerda.
Para equilibrar visualmente o texto, os desenvolvedores adicionaram um globo à esquerda da palavra “EUA”, a partir do qual listras finas se estendem até a primeira letra. Representa dois continentes – América do Norte e América do Sul. Todos os caracteres na inscrição são grandes, em negrito, largos. Na primeira linha eles têm pontos de conexão direta, na segunda eles são apenas parcialmente combinados, já que o “Y” está localizado a alguma distância do restante dos personagens.
2007 – 2012
Os designers fizeram pequenas alterações. Aumentaram a largura das pequenas linhas que ligam o globo ao “U”, clarearam a cor azul em vários tons e removeram as listras superiores e inferiores.
2012 – 2017
Esta é a primeira grande modificação realizada pelo USA Today. O designer Wolff Olins participou do trabalho. Com sua submissão, a ênfase mudou do nome do jornal nacional para uma imagem gráfica do globo. O experimentador removeu todos os elementos desnecessários e deixou apenas o círculo azul. Denota vários conceitos: um globo, um ponto de vista sobre o que está acontecendo ao redor, um mostrador que indica o ciclo diário completo e o ponto final de cada dia. No lado direito está o título, alinhado à esquerda e pintado de preto.
2017–presente
O emblema atual é simplificado ainda mais porque os autores removeram a frase quase imperceptível “A Gannett Company”, que anteriormente estava sob o nome do periódico. Eles também clarearam as letras restantes para grafite e adicionaram um tom esmeralda ao círculo.
Fonte e cores do logotipo
A evolução do logotipo do USA Today tem a ver com simplificação, que aparece em todas as etapas. Se no início consistia em muitas listras, agora não há mais vestígios delas. Essa modificação foi ocasionada não apenas pelo conceito da publicação impressa, mas também pela transição para o formato eletrônico. Os designers precisavam garantir que a mídia permanecesse reconhecível, mantendo o estilo, mas compatível com qualquer mídia digital executada em sistemas Apple e Android.
A inscrição no emblema é feita na fonte Futura Pro Bold sans-serif. O criador do tipo de letra é Paul Renner, que o introduziu pela primeira vez em 1971. O esquema de cores inclui vários tons de azul – do azul celeste ao verde esmeralda. Além disso, a combinação clássica de preto (texto) e branco (fundo) agora é usada.