Uma das organizações militares mais famosas dos EUA é o Comando Espacial da Força Aérea dos EUA, um ramo da USAF que existiu até 2019. Surgiu em 1982, após a liquidação do Comando de Defesa Aeroespacial, e nos 37 anos seguintes se empenhou em resolver complexos problemas estratégicos. O AFSPC teve o maior impacto na Guerra do Golfo, porque o curso das hostilidades dependia diretamente das forças espaciais. O serviço foi sediado na Base Aérea de Peterson. O último comandante foi o general John W. Raymond, que assumiu o cargo em 2016.
Significado e história
Quando o Comando Espacial da Força Aérea dos EUA deixou de existir, seu logotipo tornou-se a base do selo dos EUA. força espacial. No original, parecia um escudo azul com muitos detalhes interessantes. No centro havia um triângulo cinza na forma de uma seta apontando para cima. Não era apenas uma figura geométrica, mas Delta. É frequentemente comparado ao símbolo da Frota Estelar, acusando as organizações militares dos EUA de plágio. Na verdade, esse elemento representava os EUA. Forças Aéreas do Exército muito antes da franquia Star Trek. Começou a ser usado em 1942 e, em 1961, foi herdado pelo programa espacial.
Delta no logotipo do AFSPC consistia em quatro blocos de diferentes tonalidades, o que o tornava volumoso. Atrás havia um círculo azul com uma grade preta de meridianos e paralelos. Foi atravessado por dois anéis cruzados, aparentemente um rastro de foguetes ou a órbita de satélites. Eles tinham duas estrelas amarelas de quatro pontas. Mais sete estrelas prateadas de cinco pontas foram espalhadas aleatoriamente: uma à direita e três em cima e em baixo. O espaço vazio à esquerda era ocupado por uma pequena bola branca com uma sombra cinza.
O escudo azul tinha uma linha laranja ao redor da borda. O pergaminho branco, que emoldurava o canto inferior do elemento heráldico, tinha exatamente o mesmo contorno. Dentro havia a inscrição azul “AIR FORCE SPACE COMMAND”, feita em fonte serifada. Até certo ponto, o logotipo do AFSPC homenageia a história da USAF porque planetas, estrelas, órbitas e pontas de flecha são símbolos tradicionais de unidades relacionadas ao espaço.
Um círculo azul com um sistema de coordenadas de grade representa nosso planeta. Isso significa que a Delta não é acidentalmente trazida à tona: esse fato indica que ela está “à frente do resto do planeta”. Além disso, o símbolo triangular parece outro escudo, mas não heráldico, mas defensivo. Ele fala sobre a prontidão do Comando Espacial da Força Aérea dos EUA para proteger o planeta em geral e seu país natal em particular. Duas órbitas-linhas brancas e estrelas dispostas aleatoriamente simbolizam o ambiente cósmico. Por sua vez, a base em forma de escudo figurado é uma homenagem ao desenho tradicional dos emblemas.
Fonte e cores do logotipo
A única inscrição no logotipo do AFSPC está dentro de um pergaminho branco, de modo que as letras não estão alinhadas em linha reta, mas inclinadas e deslocadas em diferentes direções. O texto é inclinado para caber no quadro amarelo em que é colocado. Mas, ao mesmo tempo, permaneceu legível, o que permite determinar o tipo de fonte. Os designers escolheram uma serifa de alto contraste com serifas longas e finas, que era popular na época.
Com toda a variedade de elementos, o esquema de cores é limitado. Inclui vários tons de cinza, azul, amarelo, além de branco e preto. Este último é usado apenas para linhas individuais em quantidades limitadas.