A Universidade de Washington é uma instituição pública de ensino e pesquisa fundada para promover o crescimento econômico da área. Ao longo dos muitos anos de sua existência, cresceu para mais de 500 edifícios localizados em 20 milhões de pés quadrados de terra. Hoje, a instituição de ensino superior possui o maior sistema de bibliotecas do mundo, centros de arte, museus, auditórios, estádios e muito mais. Possui 140 faculdades, onde estudam estudantes de diferentes graus acadêmicos. A UW foi inaugurada em 1861 e está localizada em Seattle, Washington.
Significado e história
Em 1845, o governador Isaac Stevens propôs a construção de uma instalação educacional no território de Washington. Alguns membros da administração aceitaram a ideia. A aprovação deveu-se a uma séria motivação financeira: eles queriam aumentar o prestígio do estado e obter um influxo de fundos na cidade de Seattle. Após longos acordos sobre a questão e construção, a universidade foi aberta. Naquela época, era chamada de Universidade Territorial de Washington.
O grande “W” representa o primeiro caractere dos nomes do estado e da universidade. É ousado, uniforme, complementado por serifas geométricas que parecem retângulos horizontais. Além disso, cada linha esquerda do sinal duplo é larga e a direita é estreita. Esses gráficos são visualmente confusos, porque o sinal é lido como dois “V” localizados lado a lado. A carta ocupa um lugar central na linha superior, e abaixo dela está o nome completo da universidade, digitado em uma fonte alta e fina. A exceção é a união “de”: é minúscula e itálica. Curiosamente, as serifas nesta inscrição são muito originais, pois se assemelham a cabeças de pregos.
Selo
O selo universitário é caracterizado por uma forma clássica: é um rondel – um círculo tradicional com um meio claramente definido e vários anéis concêntricos de diferentes larguras. No centro há um escudo pentagonal que se assemelha a uma enorme ponta de flecha apontando para baixo. Tem quatro colunas altas e uma estrela roxa escura cercada por hastes finas de grama. Ambos os elementos estão separados por uma faixa horizontal com o lema da universidade. Nele está escrito em latim os dizeres “LUX SIT”.
A ponta afiada do escudo está em contato com os galhos de uma árvore conífera, divergindo em duas direções. Segue-se um amplo espaço luminoso, onde é indicado o nome da instituição de ensino superior, bem como o ano do seu aparecimento. O texto é digitado em letras maiúsculas com serifas finas e curtas. Entre as palavras, pequenos triângulos são visíveis, virados com a ponta para cima.
Washington Huskies Logo
O departamento de esportes da Universidade de Washington é representado por vinte e duas equipes. Jogadores de futebol, esquiadores, jogadores de basquete, remadores, jogadores de vôlei, jogadores de softbol e outros atletas são os mais bem-sucedidos. Eles ganharam repetidamente vários campeonatos e receberam medalhas de ouro, pois participam não apenas das competições da NCAA e Pac-12, mas também dos Jogos Olímpicos. De 1907 a 1917, os times de futebol da UW ficaram invictos em 64 jogos consecutivos.
1919 – 1922
O logotipo de estreia da divisão esportiva apresenta um Sun Dodger e é um aceno para o clima chuvoso que é mais comum em Seattle. Isso é evidenciado por um grande guarda-chuva jogado aos pés do personagem principal. O homenzinho é escolhido como uma alusão zombeteira à eterna lama da região, então um sorriso malicioso vagueia em seu rosto. A figura é abstrata, mas retratada de forma realista com linhas de contorno. O Sun Dodger tem uma cabeça grande e um corpo desproporcionalmente pequeno. Uma grande gravata borboleta roxa é destacada. Em 1922, o corpo estudantil sentiu que o nome e o logotipo não representavam o estado, então votaram nos Huskies.
1932 – 1936
O logotipo mostra um cachorro, presumivelmente da raça Husky, como era na época. A cabeça é feita no estilo de sombreamento caótico, que forma a imagem desejada. O olhar do mascote da universidade está concentrado. Embora o animal olhe para frente, parece que quer abraçar todo o espaço circundante com atenção. Orelhas levantadas indicam que o cão está realmente monitorando a situação, portanto, ouvindo o que está acontecendo ao seu redor.
1936 – 1937
Os artistas deixaram a imagem mais limpa removendo traços desnecessários. Eles também pintaram o pescoço do husky e “penduraram” uma coleira com prêmios. Preto é usado em vez de roxo.
1953 – 1958
Este é um período marcante, pois o departamento de esportes teve pela primeira vez um símbolo de letra. “W” é grande, maciço, com linhas retas e serifas. Eles têm a mesma forma e parecem tijolos. Essa impressão é criada pelo fato de não haver duas serifas, mas cinco: três na parte superior e duas na parte inferior, formando uma plataforma para a letra. Os designers devolveram a cor roxa, mas a deixaram leve, quase como no emblema de estreia.
1959 – 1971
Husky é apresentado no estilo de um desenho animado. O animal antropomórfico sorri com a longa língua para fora da boca e olha para a esquerda, embora a cabeça esteja virada para a direita. O cachorro está vestindo um suéter lilás escuro com um “W” branco no centro.
1971 – 1974
Após o redesenho, uma versão ligeiramente modificada do Husky de 1936-1937 apareceu no logotipo. A única coisa que distingue seriamente essas versões é a localização da cabeça. Após o ajuste, o cão olha para a esquerda.
1974 – 1979
O emblema tornou-se novamente um emblema de texto: apresenta um grande “W” dourado com bordas inferiores cortadas. Ao longo de todo o perímetro, a carta é bordada com uma faixa roxa colocada em um determinado compartimento. Apenas duas das cinco serifas permaneceram.
1979 – 1983
Nesta versão, a primeira letra do nome da universidade e do estado é combinada com a cabeça do husky. O cachorro é retratado em uma imagem diferente – com um focinho leve.
1983 – 1995
A divisão de esportes adotou um novo emblema, que apresenta o nome dos Huskies em fonte branca sem serifa contra um grande “W” pintado em roxo profundo. A estrutura da letra mudou: devido à diferença no comprimento das serifas, tornou-se não tão proporcional quanto antes.
1995 – 2001
As mudanças afetaram a cor e o tamanho do “W”: a letra é menor e repintada em lilás com borda amarela. Contra seu fundo está um cachorro preto e branco, direcionado para a esquerda. Husky é desenhado ordenadamente, sem um aglomerado de pequenos traços desproporcionais.
2001 – 2016
A universidade mais uma vez aprovou o logotipo sem imagem gráfica. Possui apenas um letreiro de texto, feito em tom azul-violeta e circundado por uma faixa dourada.
2016 – presente
A versão moderna da identidade visual é composta pelo antigo “W”, mas agora roxo, com uma fina borda dourada.
Fonte e cores do logotipo
O principal fator que une o selo acadêmico, a logomarca universitária e o letreiro esportivo é a paleta corporativa. Cada um deles tem um tom roxo original.
A Universidade de Washington usa dois tipos de fontes Open Sans – Regular e Bold. Dá-se preferência às opções com serifas. O esquema de cores oficial da universidade é uma combinação de roxo e ouro escuro, que também é apresentado no emblema.