A Universidade do Mississippi é a principal instituição educacional, a universidade estadual de ensino e pesquisa do Mississippi, inaugurada em 1844. Ele está localizado em Oxford e tem seu próprio centro médico na cidade de Jackson, onde foi realizado o primeiro transplante de pulmão e coração do mundo em uma pessoa de um animal. A instituição foi premiada com o mais alto nível de atividade científica – R1. Além disso, a universidade, coloquialmente conhecida como Ole Miss, participa dos programas nacionais Sea Grant e Space Grant College and Fellowship. A universidade também tem suas próprias equipes esportivas, as Ole Miss Rebels, que são membros da Divisão I da Conferência Sudeste e competem na NCAA.
Significado e história
A universidade recebeu registro oficial no inverno de 1844 da Legislatura do Mississippi. Ele recebeu terras isoladas em Oxford para facilitar o trabalho educacional e de pesquisa. Em 1985, o povo de Lafayette County deu-lhe áreas a oeste da cidade para a construção de um campus. No ano seguinte, a futura universidade iniciou a construção de dois dormitórios, um liceu e um prédio administrativo sob a orientação do arquiteto William Nichols. No outono de 1848, a universidade abriu suas portas para a primeira matrícula de oitenta alunos.
O segundo lançamento da instituição de ensino ocorreu em 1865 após a Guerra Civil, pois em um período difícil para o país era um hospital e por pouco escapou da destruição. Para veteranos, a universidade reduziu custos e padrões de admissão, permitindo que os alunos morem fora do campus. Em 1882, começou a co-educar meninos e meninas, o que não acontecia antes. Mas, ao mesmo tempo, os estudantes eram proibidos de morar em um albergue e estudar na Faculdade de Direito.
Em 1885, a Universidade do Mississippi contratou uma professora, Sarah McGehee Isom, pela primeira vez na região sudeste dos Estados Unidos. Atualmente (dados do ano letivo 2020-2021), 500 mulheres lecionam na universidade, que ocupa quase metade do corpo docente. E também são predominantemente mulheres que estudam nele: 57% dos alunos são meninas. A instituição de ensino também desenvolve atividades ativas de pesquisa, sendo uma das bandeiras científicas do país. Seu emblema é bem conhecido não apenas pelos residentes dos Estados Unidos, mas também por outros países, já que os estrangeiros costumam frequentar a universidade. Entre seus ex-alunos estão muitas celebridades, incluindo o escritor William Cuthbert Faulkner.
O emblema da universidade tem uma estrutura complexa com texto e partes gráficas. O ícone está localizado à esquerda da inscrição e é um oval vertical com uma borda dupla ao redor da borda. Ao centro, sobre fundo vermelho, encontra-se uma colunata de seis pilares. A fachada é decorada com degraus e telhado triangular. Abaixo (sob as escadas) é indicado o ano de estabelecimento da instituição de ensino superior. O esquema de cores é branco e vermelho. Todos os elementos são desenhados primeiro e o segundo é o plano de fundo.
No lado direito está o nome completo da universidade. Ocupa duas linhas: a superior – “The University of”, a inferior – “Mississippi”. Para eles, é usada uma fonte combinada com serifas. A preposição “de” tem um estilo diferente – é itálico, ao contrário do resto das inscrições. As letras são predominantemente maiúsculas, em negrito, com grandes serifas. O “M” é complementado por um entalhe figurado original com um arredondamento na parte superior da perna direita.
Foca
O selo desta instituição de ensino superior é redondo e voltado para o avanço do conhecimento. Não tem valores históricos, vistas arquitetônicas ou raízes locais – a ênfase principal é na educação. Para fazer isso, o centro do logotipo é o sol – uma eterna fonte de luz. E a luz, como você sabe, é uma alegoria do conhecimento. A luminária tem muitos raios curtos e nítidos de diferentes comprimentos. No meio do espaço em branco há um olho de onde emana um olhar. Esses dois elementos são colocados em um fundo vermelho e separados por uma linha fina.
Segue-se uma faixa larga com a inscrição “Universidade do Mississippi” e a designação do ano de sua aparição – “1844”. O texto é expandido em um anel e ocupa todo o círculo. Ao longo da borda da impressão há uma moldura branca e azul com traços irregulares direcionados para dentro. Eles também formam uma espécie de raios de sol.
Ole Miss Rebels Logo
O departamento de esportes da Universidade do Mississippi é chamado de Ole Miss Rebels e é composto por 18 equipes masculinas e femininas. Sua base foi lançada em 1893 com o advento dos jogadores de futebol. Agora, o número de disciplinas aumentou muito e inclui golfe, tênis, beisebol, basquete, corrida cross-country, atletismo e outros esportes. O clube compete dentro da NCAA e SEC. Até 1936, ele era Mississippi Flood, e então recebeu o nome atual – Rebels.
1970 – 2002
O emblema mostra um elegante senhor idoso com bigode, barba e um enorme chapéu. Com a mão esquerda, ele se apoia em uma bengala e segura a mão direita atrás das costas. O homem está vestindo um casaco, uma fita amarrada com um laço, uma jaqueta e botas. A perna está enrolada atrás da perna, o que enfatiza sua confiança e compostura. A cabeça do velho é desproporcionalmente grande, meio rosto virado. O olhar é altivo. O chapéu e o terno são tingidos de vermelho. O senhor está de pé em uma plataforma retangular com a palavra “Rebeldes”, e à sua esquerda está a frase “Ole Miss”, escrita em um script que imita a caligrafia. O desenho é feito com linhas de contorno azuis finas.
2002 – 2007
Para o logotipo, os designers usaram apenas a inscrição da versão anterior. Eles o desdobraram, o esticaram em uma linha e o colocaram horizontalmente. A fonte é cursiva, conectada, negrito e cursiva. A frase consiste em letras minúsculas, mas os primeiros caracteres nas palavras são muito mais altos que os demais.
2007 – 2020
O redesenho empreendido tocou apenas a cor. Os demais elementos permaneceram inalterados. Como resultado, o vermelho ganhou um tom de cardeal, que, devido à borda azul escura, é percebido como bordô.
2020 – presente
O emblema atual mantém a forma e a cor das letras, mas a espessura do contorno azul escuro foi reduzida, então agora é semelhante a um fio. Graças a isso, as lacunas entre as letras tornaram-se claramente visíveis. Além disso, as palavras são separadas e dispostas em duas linhas, uma acima da outra.
Fonte e cores do logotipo
A evolução do logótipo desportivo está associada à mudança dos nomes das equipas. A imprensa acadêmica, ao contrário, é estável e não sofreu ajustes. Ele personifica a educação, a ciência, o desenvolvimento interno, e não a história da universidade. O emblema universitário é o mais multicomponente e consiste não apenas em texto, mas também em gráficos. Todos os três atributos da identidade da Universidade do Mississippi estão unidos por uma paleta corporativa.
A direção da universidade estabeleceu três tipos de fontes: sem serifa com extremidades espessas (para a inscrição na imprensa), com serifas clássicas (para o texto do emblema geral) e em itálico (para o emblema esportivo).
A paleta oficial é estável e inclui duas cores: vermelho cardinal (#CE1126) e azul marinho (#14213D). Em alguns casos, um cinza adicional (#747679) também é usado.