A Universidade de Michigan é uma das principais atrações para visitar em Ann Arbor. Este é o líder indiscutível no campo da educação, o centro de inovação, pesquisa e criatividade. Abriu suas portas pela primeira vez em 1817. A princípio chamava-se Catholepistemiad, mas depois de quatro anos foi renomeado porque a palavra de origem latino-grega tornou-se objeto de ridículo. Do ponto de vista legal, a universidade moderna surgiu apenas em 1837, quando foi aprovada a lei correspondente. Desde então, vem se expandindo ativamente, reabastecendo o currículo com novos rumos e incentivando o esporte estudantil. No momento, ele possui 29 equipes de Michigan Wolverines – vários vencedores de torneios e campeonatos.
Significado e história
Centenas de escolas, faculdades e divisões da Universidade de Michigan estão unidas por um sistema comum de identificação visual. Baseia-se em logotipos (principal e horizontal) e impressão tradicional que evoluiu ao longo dos séculos. Ao mesmo tempo, o principal sinal gráfico da instituição de ensino é o chamado Bloco “M” – uma grande letra amarela escrita em negrito com serifas retangulares. Um dos primeiros Blocos “M” foi desenhado com bandeiras multicoloridas de torcedores de futebol em 1907. Desde então, esse símbolo não mudou muito, mas se tornou o logotipo oficial da universidade há relativamente pouco tempo, para unir seus partes díspares.
O logotipo da Universidade de Michigan tem duas versões: vertical e horizontal. A principal é considerada vertical, que consiste em uma letra amarela “M” (superior), uma inscrição branca de duas linhas “UNIVERSITY OF MICHIGAN” (inferior) e um quadrado azul (contra o fundo). A versão horizontal não possui quadrado, e o texto é azul e está localizado uma linha à direita do “M”. É relevante nos casos em que não há espaço suficiente para um sinal horizontal.
O “M” maiúsculo era usado anteriormente apenas pelo departamento de esportes. Representa toda a universidade desde a década de 1960, assumindo a maior parte das funções de impressão. Quanto ao logotipo em si, ele apareceu há relativamente pouco tempo. Até 2002, não era sequer publicado no site oficial. Diferentes departamentos e divisões tinham diferentes símbolos visuais baseados no Bloco “M”. Ao mesmo tempo, não havia um sistema de branding centralizado que determinasse cores e fontes.
A fim de agilizar a identidade, a administração da instituição de ensino em 2011 adotou regras gerais de design. Isso permitiu padronizar todos os sinais gráficos que existiam na época. Desde então, o logotipo apresenta o “M” na cor Michigan Maize e o nome da universidade na fonte Victors.
Foca
A primeira versão impressa apareceu em 1817 na abertura da Universidade de Michigan. Não era nada do que é agora. Ela, ou melhor, sua descrição detalhada, foi descoberta pelo bibliotecário William Wamer Bishop em maio de 1929. Essa descoberta resolveu a disputa sobre a data de fundação da instituição de ensino. Naquela época, acreditava-se que a universidade havia sido inaugurada em 1837. Mas a existência de um selo com a indicação de 1817 tornou-se decisiva no conflito e permitiu que 20 anos fossem acrescidos à idade da escola. Além disso, todos os selos subsequentes começaram a escrever “1817” em vez de “1837”.
Até onde se sabe, a versão mais antiga continha o Templo da Sabedoria e foi usada até 1825. O projeto seguinte foi perdido. Em 1843 apareceu o selo de Minerva. E finalmente, em 1895, foi criado o primeiro signo gráfico com a Lâmpada do Conhecimento, que se tornou a base da versão atual. No centro havia uma lamparina a óleo sobre um livro. Eles simbolizavam o conhecimento, que obviamente decorre do nome da lâmpada. O fundo para eles era um escudo heráldico quadrangular com uma base afiada. Ao fundo estava o sol tirado do brasão do estado de Michigan.
Sob o escudo havia uma fita com o lema “ARTES SCIENTIA VERITAS” em latim. O círculo foi feito em um amplo anel com a inscrição “UNIVERSIDADE DE MICHIGAN 1837”. Todos esses elementos estão presentes na estampa moderna, mas possuem cor, escala e design diferenciados. Como já se sabe, no século XX o ano de fundação da universidade foi alterado para “1817”, pois a descrição encontrada do primeiro símbolo da universidade resolveu a disputa dos graduados. E em 1958, o artigo “THE” foi adicionado à inscrição. É desta forma que a impressão chegou aos nossos tempos. Contém um escudo azul com uma lâmpada amarela contra o fundo do sol nascente com 15 raios. A lâmpada fica no livro, um pergaminho amarelo com o lema é desdobrado na parte inferior.
O uso de impressão é limitado. Seu principal objetivo é certificar documentos oficiais da universidade, incluindo diplomas de graduados. Além disso, é encontrado em prêmios e certificados na forma de pequenos adesivos.
Michigan Wolverines Logo
As equipes esportivas da universidade adotaram o apelido do estado, que tem mais de dois séculos. De acordo com uma versão, o wolverine está associado à resistência e força. Outros acreditam que os habitantes de Michigan eram assim chamados por seus vizinhos, insatisfeitos com a fronteira entre os estados. Eles compararam os Michigans a carcajus gananciosos. De qualquer forma, os Michigan Wolverines carregam seu nome com orgulho e até usaram o logotipo do animal no passado.
Ao mesmo tempo, o principal símbolo do departamento é o Bloco “M”. Apareceu no final de 1800, mas só se tornou popular em 1907, quando os fãs de futebol o exibiram durante uma partida de várias centenas de bandeiras amarelas e azuis. No entanto, permaneceu não oficial por um longo tempo.
1912 – 1921
O logotipo de 1912 apresentava um wolverine azul com uma auréola vermelha. Estava sob um arco da palavra “MICHIGAN” em uma fonte retangular com serifa.
1948 – 1963
Em 1948, surgiu uma placa gráfica com um “M” azul. A letra adornava a frente do gorro na cabeça de um animal antropomórfico.
1964 – 1978
Os artistas pintaram um carcaju azul e branco contra um grande “M” amarelo com um contorno escuro.
1979 – 1987
O animal foi movido para cima e virado para o lado direito. Ficava sobre um “M” azul com uma placa amarela com a palavra “MICHIGAN”. O azul ganhou um tom vibrante.
1988 – 1996
Wolverine desapareceu. A inscrição foi repintada de amarelo e a placa retangular de azul. E essa cor novamente ficou escura.
1996 – 2011
A palavra “MICHIGAN” estava novamente azul e estava dentro de um retângulo amarelo. O grande “M” tem um contorno azul adicional no fundo.
2012 – presente
A placa de inscrição desapareceu e o “M” ficou amarelo. O contorno escuro é preservado.
Fonte e cores do logotipo
O principal símbolo da Universidade de Michigan é o Bloco “M”. É registrado como marca e gera enormes receitas que vão para financiar equipes esportivas. A carta reflete a herança de 200 anos da instituição educacional e a torna reconhecível.
No logotipo do Bloco, o “M” é complementado pela inscrição “UNIVERSITY OF MICHIGAN”. Os designers usaram uma elegante fonte Victors com serifas finas. O alto contraste entre os traços de base e de conexão torna o texto dinâmico. A fonte na imprensa é distinguida por serifas mais nítidas e alongadas.
As cores oficiais da universidade desde o final da década de 1860. são milho e azul. Além disso, o tom do segundo mudou gradualmente de azul para azul escuro, que agora é conhecido como Michigan Blue (#00274C). Ele está emparelhado com Michigan Maize (#FFCB05).