O nome completo da Universidade de Miami é frequentemente abreviado para The U porque seu logotipo em U dividido é um dos símbolos mais reconhecidos no sul da Flórida. A história deste signo é tão lendária quanto a história da instituição educacional que surgiu em 1925 em Coral Gables. Representa, junto com a imprensa, 12 escolas e faculdades distintas. Além disso, “U” inspira as equipes esportivas intercolegiais do Miami Hurricanes a vencer. A partir de 2021, os jogadores de beisebol da universidade ganharam quatro campeonatos nacionais e os jogadores de futebol ganharam cinco.
Significado e história
Quando a Universidade de Miami foi criada, a marca “U” ainda não existia. Antigamente, o promotor imobiliário George Edgar Merrick doou dinheiro e terras para que um grupo de entusiastas pudesse abrir uma instituição de ensino. Isso aconteceu em 1925. Literalmente um ano depois, o furacão Great Miami arruinou todos os planos. Águas altas e ventos fortes não apenas danificaram os edifícios, mas também levaram ao início da Grande Depressão. Assim, durante os 15 anos seguintes, a UM foi forçada a sobreviver numa crise. Seu campus permaneceu inacabado e as aulas foram realizadas em um hotel ao lado. Os estudantes foram de porta em porta e imploraram para arrecadar dinheiro para a universidade.
Gradualmente, a universidade se recuperou e até atingiu um nível alto, atingindo os 10 principais empregadores do Condado de Miami-Dade. Tem um status nacional especial nas áreas de música, comunicação, medicina, ciência oceânica, direito, engenharia e negócios. Todas as divisões estão unidas por um simbolismo visual comum, que é representado por um selo e um logotipo.
Até 2009, o logotipo moderno da Universidade de Miami não existia. Foi aceito após um estudo que incluiu pesquisas com ex-alunos e grupos focais. Os líderes das escolas queriam saber se o símbolo para equipes esportivas (a letra verde-laranja “U”) poderia ser usado como uma marca em toda a universidade. O resultado acabou sendo positivo: descobriu-se que o “U” conecta todos os departamentos da universidade e pode se tornar a base de uma identidade gráfica consistente.
Este sinal existe desde 1973, mas durante muito tempo só se aplicava a equipas desportivas. Foi criado pelo artista Bill Bodenhamer e pelo graduado da UM Julian Cole, que significava por “U” a palavra “Universidade”. Já a carta dividida em duas partes é o elemento central da identidade de toda a universidade. Seu lado direito é verde e lembra um “J” maiúsculo, enquanto a metade esquerda é pintada de laranja e parece uma imagem espelhada do “J”.
O caractere “U” nunca é usado sozinho. É necessariamente combinado com a inscrição “UNIVERSIDADE DE MIAMI”, que ocupa duas linhas. Na parte superior está a palavra verde “UNIVERSITY” e na parte inferior está a palavra laranja “OF MIAMI”. Uma longa linha horizontal é desenhada sob a frase. Este componente é tão importante quanto o nome da instituição e a placa em forma de U. Ele separa o texto da parte gráfica do logotipo.
Foca
O selo oficial da UM é colocado em documentos oficiais como diplomas e contratos. Apareceu há muito tempo e no início era preto e branco. Agora a versão colorida é mais conhecida. Consiste em um círculo azul claro com uma borda branca delineada em ambos os lados com contornos pretos. O anel contém as inscrições “GREAT SEAL UNIVERSITY OF MIAMI”, “CORAL GABLES FLORIDA” e “1925”.
Alinhados verticalmente dentro do círculo estão os seguintes elementos: uma palmeira marrom com folhas verdes contra um sol amarelo (em cima), um escudo triangular de várias cores (no meio) e uma fita amarela com o lema latino “Magna Est Veritas” (em baixo ), que afirma a grandeza da verdade.
O escudo é dividido em três fragmentos diagonais: branco, verde e amarelo. Uma chave preta está representada no canto inferior esquerdo e uma tigela verde com línguas de fogo vermelhas está representada no canto superior direito. Na linha central há um livro aberto com a frase “INVESTIGATIO CONSERVATIO ET DISSEMINATIO SCIENTIAE” escrita em preto e branco.
Miami Hurricanes Logo
A divisão de esportes é chamada de Miami Hurricanes porque seu primeiro jogo foi adiado pelo furacão. O evento de 1926 teve tanto impacto na universidade que os jogadores de futebol escolheram esse apelido para si em memória da tragédia. A acreditar na lenda, a alta administração ia dar à equipe o nome de plantas ou animais locais. Mas seu representante, Porter Norris, disse que os atletas não iriam gostar e ofereceu sua própria versão – os Hurricanes. De acordo com outra versão, os jogadores realizaram uma reunião em 1927 onde votaram no nome Hurricanes. Alegadamente, deveria mostrar uma prontidão para derrotar os rivais.
O logotipo da equipe mudou várias vezes. A última vez que isso aconteceu foi em 1972, quando o departamento de esportes tinha um símbolo na forma de um “U” verde-alaranjado. Desde então, permaneceu um elemento central do sistema de identidade Miami Hurricanes e, desde 2009, toda a universidade. Em 1979, Henry King Stanford fez uma tentativa de atualizar o emblema, mas os alunos iniciaram uma ação em defesa do “U”. Em 1992, os torcedores fizeram um gesto especial para apoiar os jogadores. Eles dobraram os dedos de tal forma que uma figura em forma de U foi obtida. Agora é um gesto reconhecido internacionalmente que é conhecido muito além dos Estados Unidos.
1940 – 1964
Um dos primeiros logotipos do Miami Hurricanes apresentava um grande “M” verde com um contorno laranja. A carta tinha serifas retangulares que a tornavam visualmente pesada.
1965 – 1971
Para evitar que alguém confundisse o departamento de esportes da universidade com o time de futebol profissional local, um “U” (da palavra “UNIVERSIDADE”) foi adicionado ao “M” no logotipo. O resultado foi um monograma laranja com um contorno duplo verde e branco. Ao contrário da versão anterior, as letras eram volumosas.
1972 – presente
Várias faculdades importantes tinham as iniciais UM, então o logotipo do monograma não identificava com precisão o departamento de atletismo da Universidade de Miami. Para resolver este problema no início de 1970. designer Bill Bodenhamer sugeriu remover o “M” e usar apenas o “U”. Em colaboração com Julian Cole, ele projetou um logotipo com um “U” dividido em duas partes. Seu lado esquerdo era laranja e seu lado direito era verde.
Os Miami Hurricanes têm um logotipo com o mascote das equipes, um íbis antropomórfico chamado Sebastian. Acredita-se que esta pequena ave pernalta não tenha medo de tempestade e seja a última a se esconder. E quando o furacão acaba, ela é a primeira a sair de seu esconderijo.
O íbis no logotipo parece zangado e determinado. Ele veste uma camiseta verde com listras laranja e “miami” escrito em branco. A cabeça do pássaro é decorada com uma boina com a icônica letra “U”.
Fonte e cores do logotipo
O elemento mais importante da identidade da Universidade de Miami é o “U” dividido em duas partes. Este é um sinal gráfico reconhecível que anteriormente era usado apenas por equipes esportivas. Tornou-se tão popular que foi adotado como o logotipo de toda a universidade.
O Antiqua Century Schoolbook 8T (Bitstream) foi escolhido para o texto “UNIVERSITY OF MIAMI” – uma das principais fontes da instituição de ensino. As inscrições no selo têm um estilo semelhante. Em termos de cores, os símbolos visuais são dominados por Miami Orange (#F47321) e Miami Green (#005030).