Como proprietária de marcas mundialmente famosas, a Unilever está representada em quase 200 países. Seus produtos incluem produtos de higiene pessoal, cosméticos, produtos domésticos, bebidas e produtos alimentícios. As marcas mais rentáveis incluem gigantes do mercado como Sunsilk, Rexona, Lipton, Persil e Dove. Agora, o fabricante se concentrou em reduzir a quantidade de emissões nocivas que causam o aquecimento global. Ele planeja reduzir seu nível a zero até 2039.
Significado e história
Em 1929, a empresa de sabonetes Lever Brothers (Grã-Bretanha) fundiu-se com a empresa de margarinas Margarine Unie (Holanda). Como resultado, todas as suas marcas foram incluídas em uma estrutura, que foi chamada de Unilever. Com o tempo, o número de ativos cresceu para 1600, o que não era lucrativo do ponto de vista de marketing. Os líderes decidiram manter apenas as marcas mais rentáveis e promissoras, reduzindo seu número para 900. Isso aconteceu em 2001 após a adoção de uma nova estratégia de desenvolvimento. E agora há o dobro deles.
Até 1967, a Unilever não tinha logotipo próprio. Os sinais gráficos individuais pertenciam a marcas individuais sob as quais os bens de consumo eram produzidos. Em seguida, a empresa garantiu que as diferentes unidades de negócios fossem representadas por um único símbolo. O design mudou uma vez em 2004, por ocasião do 75º aniversário da corporação multinacional.
1967 – 2004
A Unilever surgiu em 1929, mas nos primeiros 38 anos sua identidade corporativa era praticamente inexistente. Em 1967, a Unidade de Pesquisa em Design criou um logotipo que mostrava a fundação holandesa e britânica da empresa – os dois pilares sobre os quais repousa toda a estrutura. Para fazer isso, eles usaram um símbolo alegórico, representando o equilíbrio de duas linhas verticais da letra “U”. De acordo com o conceito, eles refletiam a estabilidade e a seriedade do fabricante. Como decorre dos documentos de arquivo, até 1989 este elemento era o único, depois lhe foi acrescentada a palavra “Unilever”. A cor também mudou de cinza para azul.
As partes voltadas para cima do “U” foram dobradas e apontadas. Devido à sua forma característica, eles se assemelhavam a pontas de canetas de tinta. Mas na maioria das vezes eles foram comparados com as torres gêmeas do complexo do World Trade Center.
2004–presente
Após os ataques de 11 de setembro de 2001, a associação com as torres gêmeas assumiu um aspecto negativo, então a Unilever precisava de um logotipo diferente. Como parte do rebranding, a empresa recorreu à Wolff Olins para criar algo novo em conceito. O diretor criativo da multinacional Lee Coomber foi o idealizador, e o artista Miles Newlyn foi o responsável pela parte gráfica. Ele usou o espaço negativo e refletiu 25 caracteres na letra “U”, que são melhor vistos quando ampliados. Os ícones representam os principais segmentos de mercado e valores do fabricante. Eles formam uma figura sem serifa em forma de U. Abaixo está o nome da empresa, escrito em fonte manuscrita.
O trabalho no estilo global foi concluído em 2004, bem a tempo do 75º aniversário. O logotipo atual, ao contrário do anterior, apareceu em todos os produtos da Unilever. Ele aparece na publicidade e está indissociavelmente ligado às marcas que compõem a estrutura da empresa.
Os 25 caracteres têm uma ampla gama de conotações. Por exemplo, uma palmeira pode representar o céu ou o óleo, uma abelha está associada a doces e produtos agrícolas e um pássaro também é um reflexo do mundo e dos produtos Dove. Além disso, os ícones são agrupados por significado. Flores, plantas, lábios e cabelos estão associados à beleza; bolhas, água, luz solar – com pureza; peixe, pimentão e sorvete com comida; árvores, pássaros, peixes, insetos – com a natureza.
De acordo com as informações apresentadas no site da Unilever, cada elemento reflete um determinado aspecto da empresa. Entre eles estão duas setas (sinal de reciclagem), um coração (símbolo do amor), DNA (deve ser entendido literalmente como o DNA da marca) e muito mais.
Há uma percepção de que o emblema de uma corporação multinacional imita o logotipo que a Pharmacia & Upjohn usou de 1995 a 2000 durante a fusão. Apresentava uma estrela, um pássaro e uma mão, com um design impressionista que lembrava muito o estilo dos ícones da Unilever.
Fonte e cores do logotipo
Lee Coomber e Miles Newlyn criaram uma marca de palavra única escrita usando glifos personalizados. Existem fontes remotamente semelhantes: Olivier e Desyrel Font. Eles imitam a caligrafia descuidada de uma forma semi-conectada, onde apenas parte das letras estão conectadas.
Desde 1990, a cor principal da empresa é o azul. Após o rebranding em 2004, tornou-se mais escuro, o que tornou o logotipo mais legível. A tonalidade selecionada está próxima de #06069B.