UNICEF é a abreviatura de Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância. É fundada pelas Nações Unidas e está localizada em sua sede em Nova York, EUA. O projeto existe desde dezembro de 1946. No início, ele se concentrou apenas nas crianças afetadas pela Segunda Guerra Mundial, mas depois expandiu a missão para se concentrar no apoio a crianças e mães de países em desenvolvimento.
Significado e história
O que é UNICEF?
É o sucessor do ICEF. Esta organização presta assistência a crianças e adolescentes, incluindo migrantes, refugiados e pessoas com deficiência. Ela luta pela igualdade de gênero, ecologia, saúde acessível e educação.
O logotipo individual de uma organização internacional foi aprovado oficialmente em 1985. Reflete a causa nobre da empresa, pois é composta por duas partes temáticas: uma placa gráfica e um texto.
Mãe e bebê são um símbolo da maternidade e uma unidade inextricável entre eles. Uma mulher segura uma criança nos braços, erguendo-a bem acima da cabeça. A coroa de azeitonas tem dois significados. O primeiro é o sinal distintivo que foi concedido na Grécia Antiga como prêmio por uma vitória. O segundo é o símbolo da paz que chegou até nós da Bíblia.
1946 – 1953
O primeiro emblema representa a Terra na forma de uma designação cartográfica – uma vista de cima do lado do Pólo Norte. Os continentes estão localizados em uma grade circular de paralelos e meridianos. Além disso, as faixas transversais e longitudinais formam uma espécie de alvo, como nos estandes de tiro. Os continentes são apresentados na forma de silhuetas desfocadas negras com contornos indistintos. Ao redor do círculo está uma coroa de dois ramos de uma árvore de louro – as folhas são alongadas, estreitas. Existem seis pares no total em cada lado e dois não emparelhados na parte superior e inferior.
1953 – 1960
Depois de atualizar o logotipo, ele se tornou mais específico. Contra o pano de fundo de paralelos e meridianos entrelaçados, a figura de uma criança bebendo água de um copo é retratada. As folhas da guirlanda ficaram mais contornadas do que completamente coloridas como antes. Acima (acima do círculo) apareceu a frase “PARA TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO”. Na parte inferior está o nome da organização mundial. Letras maiúsculas, grotescas.
1960 – 1975
Depois que a organização mudou seu foco principal, ela mudou seu logotipo. A imagem agora mostra uma mãe segurando o bebê nos braços estendidos. Ela o ergueu acima da cabeça e o olhou no rosto. As silhuetas são pintadas de preto como o resto do logotipo. As linhas são suaves, arredondadas, sem transições e cantos agudos. Os designers removeram a inscrição na parte superior, mas deixaram a inferior, mudando o estilo da fonte.
As letras agora estão em negrito, com um amplo espaço entre caracteres. Eles parecem minúsculos, mas isso é apenas uma ilusão – os caracteres permanecem em maiúsculas, exceto pelo “e”. Além disso, “u” e “n” são tornados idênticos – eles são tão semelhantes quanto possível na forma, apenas dispostos em um espelho, como se estivessem invertidos um em relação ao outro. O “c” e o “e” também enfatizam a semelhança, para a qual os desenvolvedores tornaram a barra transversal “e” invisível. “F” tem uma metade direita encurtada, por isso é percebida como estreita.
1975 – 1978
Os designers mantiveram todos os elementos do logotipo existentes, mas os reorganizaram. Eles reduziram o ícone circular com as silhuetas da terra, mãe e filho, e aumentaram a parte do texto. Para adicionar originalidade ao emblema, os especialistas usaram o ícone como um ponto acima da letra “i”.
1978 – 1986
Em 1978, a principal mudança foi nas cartas. Os autores os dobraram: duas listras largas apareceram em cada símbolo, que se duplicam. As únicas exceções são “e” e “f”: eles têm uma estrutura diferente. O primeiro é formado por uma única linha ramificada e o segundo é composto por três segmentos separados.
1986 – 2003
O emblema de estreia mostra o nome da organização, executado em letras minúsculas em negrito. Eles são arredondados e alongados, de modo que o “u” não tem haste, as bordas do “c” são cortadas e o “f” não tem o traço horizontal. O ponto acima do “i” é o maior possível, por isso parece desproporcional.
A parte gráfica consiste em um globo com meridianos e paralelos, contra o fundo do qual a mãe segura o filho e o olha no rosto. Devido à cor escura, as imagens aparecem em silhueta, como se fossem sombras. A imagem está emoldurada por uma coroa de dois ramos de oliveira. À direita da imagem está a palavra “unisef”.
2003 – presente
A versão moderna mudou de cor: de preto para azul. A disposição dos elementos foi preservada, assim como a forma dos símbolos gráficos. Mas a inscrição foi atualizada. Os designers usaram uma fonte clássica fina, de forma que todas as letras tivessem a grafia correta – com as pernas faltando e uma parte completa da barra transversal.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo contém a imagem do planeta, que destaca a natureza global da missão do UNICEF: ajudar crianças e mulheres em todo o mundo. Além disso, o globo transmite a magnitude do seu trabalho, atingindo todos os cantos, pois não há fronteiras para uma instituição de caridade internacional.
O nome sempre foi escrito em letras minúsculas. O fone de ouvido atual é uma reminiscência do Univers Light, desenvolvido em 1954 por Adrian Frutiger. São marcas sans serif elegantes e simples. Na versão de estreia, a inscrição era em negrito, com letras largas e arredondadas.
A paleta de cores do emblema consiste em azul e branco. Eles têm uma dupla função: simbolizam o céu com nuvens e denotam a organização fundadora, pois as cores oficiais das Nações Unidas são o azul claro e o branco.
O que significa o logotipo da UNICEF?
A imagem de uma mãe com um filho no logotipo da UNICEF simboliza o cuidado. O globo denota o status internacional da organização. E dois ramos de oliveira indicam a relação da fundação com as Nações Unidas, que tem elementos semelhantes no emblema.
Qual é o slogan do UNICEF?
O slogan da UNICEF expressa a essência básica da organização: Para todas as crianças. Ele faz eco à sua atividade principal e diz que o fundo está pronto para ajudar a todos, independentemente da situação social e financeira.
Quem iniciou o UNICEF?
Representantes da Assembleia Geral das Nações Unidas ordenaram a criação de um fundo para crianças afetadas pela guerra. A organização recém-formada era chefiada pelo bacteriologista Ludwik Rajchman, que pode ser considerado o verdadeiro pai do UNICEF.
Quando foi fundado o UNICEF?
O UNICEF surgiu em tempos difíceis de guerra, quando as crianças, como um segmento socialmente desprotegido da população, precisavam de ajuda adicional. Este evento ocorreu em 11 de dezembro de 1946.