ONU (Organização das Nações Unidas) é a maior, mais difundida e influente organização do mundo. Sua missão é apoiar a segurança no planeta, desenvolver relações amistosas entre os Estados e assegurar a cooperação internacional. O serviço surgiu após a Segunda Guerra Mundial como uma alternativa à Liga das Nações, que perdeu sua eficácia. Foi fundada na primavera de 1945 por vários estados, cujos representantes se reuniram na cidade de São Francisco. A conferência contou com a presença de cinquenta governos de diferentes países. O trabalho da organização começou no outono do mesmo ano após a adoção da carta. As sedes principais da ONU estão hoje localizadas em Nova York, Viena, Nairobi, Genebra e Haia.
Significado e história
A Organização das Nações Unidas tem 51 membros, já que em 2011 outro estado entrou na lista – o Sudão do Sul. No total, o conselho é composto por 193 pessoas que representam a maioria dos países soberanos. De acordo com as regras, eles estão engajados na proteção dos direitos das pessoas, prestando assistência humanitária, mantendo a paz e monitorando o cumprimento dos direitos internacionais.
Para gerenciar melhor os processos e acompanhar o que está acontecendo, a organização criou seis órgãos-chave, diversos comitês, fundos e programas. As línguas oficiais da ONU são árabe, chinês, inglês, russo, francês e espanhol. O emblema da organização intergovernamental foi adotado junto com a carta. Uma equipe de profissionais liderada por Oliver Lincoln Lundquist, arquiteto e designer industrial, tentou refletir as missões centrais do serviço global. Existem dois logotipos das Nações Unidas no total.
1945 – 1946
A versão de estreia é uma projeção plana do globo. A vista é direcionada de cima, do lado do Pólo Norte. Continentes bem localizados irradiam dele em todas as direções. Essa visão do planeta está associada ao desejo de mostrar que todos os países do planeta estão interligados e próximos uns dos outros, assim como seus interesses. Na versão original, o mapa se estende até o 40º paralelo ao sul.
Os contornos dos estados são esquemáticos, sem sobrepor gradiente, ou seja, são brancos por dentro com contorno preto externo. O fundo é uma bola com três círculos concêntricos internos e oito meridianos, que divergem do centro em diferentes direções. Os recuos entre os paralelos são largos. De um modo geral, o primeiro logotipo é muito semelhante a um alvo para atirar ou jogar dardos – tanto na estrutura quanto nas cores. O globo simbólico é circundado por dois ramos de uma árvore de louro, coletados na forma de uma grinalda clássica. É composto por seis folhas emparelhadas de cada lado e uma única na parte superior.
1946 – presente
Com apenas um ano de existência, o emblema de estreia passou por alguns ajustes, pois mostrou as suas deficiências. Assim, os designers mudaram o ângulo de visão, retratando o planeta não até o quadragésimo, mas até o sexagésimo paralelo. Isso permitiu aumentar um pouco o espaço para que os continentes pudessem ser vistos com muito mais clareza. Tal medida levou ao aparecimento de outro círculo concêntrico, então agora o mundo inteiro está claramente visível em um mapa plano.
Os autores tornaram os meridianos (de acordo com a cartografia, são oito) e os paralelos (agora são cinco) mais largos. Eles também os pintaram de preto, como o resto da terra, deixando apenas o corpo de água branco. A coroa de louros também ficou preta. Os desenvolvedores corrigiram, tornando as bordas das folhas suaves e uniformes. Eles alargaram um pouco a parte central dos círculos concêntricos, então agora parece um círculo completo, e não um ponto grande.
Fonte e cores do logotipo
Elementos do logotipo da ONU são usados na identidade de todas as suas organizações e comitês. Isso enfatiza sua conexão e também reflete a missão principal – coesão, cooperação, unidade.
O emblema básico não tem inscrições – tem apenas uma parte gráfica. O texto é usado para se referir aos seis órgãos governantes que compõem a estrutura das Nações Unidas. Mas às vezes o sinal é complementado com um nome na fonte Roboto.
Na versão moderna, além do branco e do preto, aparece também a cor azul da tonalidade natural do nosso planeta, visível do espaço. Os autores aconselham a escolha de azul sob o código # 009edb ou Pantone 2925.