O UFC é um promotor de esportes de destaque na indústria de artes marciais mistas. Ela está envolvida na organização e condução de artes marciais em 12 categorias de peso – quatro mulheres e oito homens. Seu fundador é um grupo de indivíduos liderados por Art Davie, Bob Meyrowitz e Campbell McLaren, que o criou em 1993. Agora é administrado em conjunto pelo Endeavor Group Holdings e Zuffa, que inclui três empresas interessadas. A sede está localizada em Las Vegas, Nevada (EUA). Até o momento, este playground já hospedou mais de quinhentas competições, tornando-se a maior empresa de bilhões de dólares.
Significado e história
O emblema do UFC apareceu no ano de sua fundação porque a empresa de publicidade precisava de uma placa simples e compreensível para começar a organizar os eventos imediatamente. É uma abreviatura da combinação de palavras “Ultimate Fighting Championship”, que indica o tipo de atividade. Ao longo dos anos, a empresa realizou três reformulações de design – duas cardinais e uma corretiva.
1993 – 1999
A versão de estreia do emblema é uma inscrição lacônica. Consiste na frase completa “The Ultimate Fighting Championship”, colocada horizontalmente em duas filas. A linha superior inclui as três primeiras palavras, a linha inferior contém uma palavra final. A parte final é especialmente separada em um fragmento separado: ela demonstra o formato das competições esportivas. Todas as letras são simples, lisas, pretas e ligeiramente alongadas. São executados em linhas retas em um design rigoroso, que enfatiza a seriedade da organização.
1999 – 2001
Depois que os ajustes foram feitos, o logotipo começou a ficar muito mais diversificado. Ele tem elementos gráficos, muitos detalhes e cores. Nesse período, foi percebido como um ícone colorido. Os designers usaram a forma abreviada do nome da empresa como base, colocando-o no centro, em primeiro plano. Atrás dele estava um combatente, cuja imagem havia sido usada em um logotipo alternativo até aquele período. O atleta musculoso é cingido com um cinto premium e se mantém confiante, mostrando prontidão para a batalha. O fundo é um mapa de um dos hemisférios da Terra. Todos os componentes são tirados em um semicírculo arqueado cercado por uma linha vermelha fina.
2001 – 2015
Em 2001, a administração aprovou um novo logotipo – o mais minimalista de todos. Restava apenas um elemento do texto e dos gráficos – a abreviatura. Foi transformado em um ícone pessoal, onde uma inscrição e uma imagem são combinadas. Cada letra tem uma estrutura clara. As linhas são retas, retas, reminiscentes de formas geométricas. Serifas removidas. O espaço entre letras é idêntico à largura das lacunas internas dos próprios caracteres. “F” não tem perna de conexão, então o fragmento superior parece pender sobre ele, formando um retângulo separado.
2015 – presente
A versão atual do logotipo repete quase completamente a anterior. A única diferença está nas pontas recortadas do “C” (elas são cortadas) e na cor (agora usado vermelho).
Fonte e cores do logotipo
O símbolo do UFC sempre foi abreviado para “Ultimate Fighting Championship”, com exceção da versão de estreia. Portanto, sua evolução é um redesenho gradual do lettering. A princípio estava completo, depois abreviado. A versão vencedora acabou por ser uma versão simples, sem detalhes e babados gráficos, que ressoa com o desporto representado. As letras são grotescas, em maiúsculas, com ligeira inclinação para a direita.
O logotipo é feito em uma fonte personalizada. Ele combina os recursos de um texto informativo e um ícone de identificação visual. A palavra “UFC” está na fonte Sans Serif. Suas características são linhas suaves, cantos agudos, transições agudas e sem serifas. A paleta de cores é monocromática e consiste na combinação clássica de branco com vermelho ou preto.