Significado e História
O logotipo reflete as características distintivas da instituição, que são muito importantes para a comunidade local. A versão de estréia foi usada até 1999, após o que foi substituída por símbolos atualizados. É desenvolvido com base no primeiro e é sua continuação gráfica, enfatizando a continuidade. Mas a versão original não está descartada – é usada hoje. Projetado para ocasiões especiais, feriados e preservado em diplomas, galhardetes de universidades, crachás e bandeiras.
O emblema que apareceu após o redesign ecoa a estréia. Retrata um único farol com raios divergindo para os lados: quatro estreitos à esquerda e à direita, mais um amplo no topo. Acima da composição, há uma fita com o lema “Hac Luce”, que significa “Com esta luz”. Na parte inferior está o nome completo da universidade. O farol e o espaço circundante (é oval) são roxos, a luz é branca, a fita e a inscrição são azuis.
Este logotipo estava em uso até 2008 – até o simbolismo revisado aparecer. O elemento chave nele era o nome da instituição de ensino superior – “Universidade da Coruña”. Está escrito em fonte grande, sem serifa, em maiúsculas. O espaço das letras é muito maior do que na versão anterior, portanto visualmente o logotipo é percebido com mais facilidade.
O design do sinal gráfico é radicalmente alterado. A torre é removida, existem apenas raios indo para os lados que perfuram a escuridão. Mas seu número diminuiu: agora existem três raios de cada lado, e eles próprios convergem no centro da elipse. Conforme concebida pelos desenvolvedores, esta versão é um reflexo minimalista da anterior, com ênfase nas tradições da Galiza.
Fonte e cores do logotipo
A torre usada como elemento central possui um protótipo real. Este é o monumento arquitetônico mais antigo da Europa – o atual farol Torre de Hércules. Está localizado no norte da Corunha. Não é apenas um local, mas também um marco mundial, porque apareceu mesmo durante o Império Romano. Assim, a administração da universidade traça paralelos com a história da região, mantendo-se fiel às suas raízes nativas.
O emblema é apresentado em várias opções de cores. Básico – roxo (fúcsia), adicional – branco, azul escuro, preto. Além disso, há um logotipo monocromático. Destina-se ao uso em documentos comerciais, mídia impressa e publicações que não possuem cores.
Outra variedade – com uma lista de departamentos, institutos, vice-reitores. Ela é cinza. Possui circulação em documentos oficiais. A fonte das inscrições e o nome da universidade na edição antiga e nova são Arial, Helvetica ou seu computador equivalente a livre circulação.