UCLA Logo

UCLA Logo

UCLA é a abreviatura de University of California, Los Angeles. A instituição de ensino superior existe desde 1919. Foi criada com base na Escola Normal de Los Angeles e por muito tempo foi considerada uma filial da Universidade da Califórnia. Em 1951, a UCLA deixou de ser uma pequena ramificação em uma universidade independente. Seu campus moderno contém mais de 160 edifícios em vários estilos arquitetônicos com predominância do neo-romantismo. Muitos filmes americanos foram rodados lá devido à sua proximidade com Hollywood. As equipes esportivas da universidade são apelidadas de Bruins e competem na Conferência Pac-12 no nível DI.

Significado e história

University of California Los Angeles (UCLA) Simbolo

A marca registrada UCLA e todos os elementos de sua identidade visual são propriedade dos Regentes da Universidade da Califórnia. A instituição educacional ganha dinheiro com a venda de roupas com símbolos próprios, e o faz tanto nos Estados Unidos quanto no exterior: na Ásia, Europa e Oriente Médio.

A instituição tem um selo próprio, que às vezes é visto como um emblema. A história dessa marca distintiva remonta a 1884, quando os curadores da Universidade da Califórnia decidiram criar o primeiro selo corporativo. Ele foi desenvolvido pela joalheria Tiffany & Co., mas o original foi queimado em um incêndio após um forte terremoto em 1906. Dois anos depois, a instituição educacional novamente recorreu à Tiffany & Co. para atualizar o design. Em seguida, um livro foi adicionado dentro do círculo e a estrela de cinco pontas moveu-se para cima.

Em 1910, a universidade passou a utilizar um selo o mais próximo possível da versão moderna. Desde então, permaneceu praticamente inalterado. Quando a Universidade da Califórnia em Los Angeles apareceu, os designers simplesmente adicionaram a palavra “UCLA” em vez de “1868” (o ano em que a UC foi fundada).

O logotipo moderno é a elegante marca nominativa “Ucla”. Os designers mantiveram a aparência geral da fonte (itálico manuscrito), mas tornaram as letras caligráficas e removeram a longa faixa que sublinhava as letras abaixo. Eles também removeram a palavra “BRUINS” e o contorno dourado.

O campus também tem seu próprio logotipo – a abreviatura lacônica “UCLA” em negrito e itálico. Este símbolo simples representa a instituição e todos os seus departamentos. Desenhado por Keith Bright em 2004.

University of California Los Angeles Logo Seal

O selo é usado principalmente para fins cerimoniais e em documentos oficiais. Dentro dele está um livro – um símbolo tradicional de conhecimento. Ela é afavelmente aberta, como se estivesse convidando para ingressar no mundo da ciência. Traços curtos nas folhas imitam o texto. Apenas a maiúscula “A” no quadrado é visível – a chamada tampa. Tem um tamanho alargado e neste caso denota o ponto de partida a partir do qual se inicia o caminho para a sabedoria.

Diretamente acima do livro está uma estrela de cinco pontas com lados de cores irregulares. Vigas irradiam dele na forma de linhas tracejadas em todas as direções. A estrela simboliza a fonte de conhecimento e sua luz é sua propagação. A parte inferior das páginas está parcialmente coberta por uma fita adesiva com as palavras “DEIXE HAVER LUZ”. O lema, que originalmente soa como “Fiat Lux”, a UCLA herdou de seu antecessor ideológico – a Universidade da Califórnia.

O livro, com seus elementos circundantes, está encerrado em um anel irregular. Esta é outra fita de inscrição. Ele contém o nome completo da instituição de ensino, com todas as palavras separadas por pontos. Bem no fundo, na dobra da fita, está a abreviatura “UCLA”. Os desenvolvedores o colocaram no lugar do número “1868” quando adaptaram o selo da UC para a Universidade de Los Angeles.

A parte final da composição é um anel de muitos pontos. Está em uso desde 1910, depois que a Universidade da Califórnia recebeu da joalheria Tiffany & Co. seu novo selo. O logotipo das equipes esportivas da UCLA Bruins também tem uma longa história, embora sempre tenha parecido um letreiro: os designers estavam apenas experimentando o estilo e as proporções.

Logotipo da UCLA Bruins

UCLA Bruins Logo Historia

A universidade patrocina 25 equipes de pólo aquático, vôlei, tênis, futebol, golfe, basquete, beisebol e outros esportes. Eles carregam o apelido de Bruins e usam Joe Bruin como um urso mascote. Parte de sua história são símbolos gráficos que compartilham um tema comum de baixa. Mas os sinais verbais sempre foram os principais. O guia de marca afirma que o primeiro logotipo com letras esportivas apareceu na década de 1920 e a versão moderna foi criada em 2017.

1964 – 1978

UCLA Bruins Logo 1964-1978

Desde meados da década de 1960. a equipa era representada por um crachá com a inscrição “Ucla”, onde apenas a primeira letra era maiúscula. O símbolo retrô se destacou com sua escrita cursiva manuscrita. Uma longa linha se estendia do “a” minúsculo à esquerda, que sublinhava a palavra. A paleta de cores também chamou a atenção: os designers fizeram a parte principal do logotipo azul claro e desenharam uma linha amarela fina nas bordas.

1978 – 1991

UCLA Bruins Logo 1978-1991

1991 – 1996

UCLA Bruins Logo 1991-1996

1996 – 2017

UCLA Bruins Logo 1996-2017

Em 1996, a Universidade da Califórnia em Los Angeles mudou seu emblema esportivo. Na versão modernizada, a fonte permanece a mesma, mas as letras ficaram mais largas. A barra de “a” foi ampliada para acomodar a palavra amarela “BRUINS”. Os criadores do logotipo usaram uma fonte com serifas retangulares para o apelido das equipes e organizaram os caracteres em tamanho de grande a pequeno.

2017 – presente

UCLA Bruins Logo 2017-presente

Fonte e cores do logotipo

UCLA Emblema

As palavras no selo da universidade são escritas em duas fontes diferentes. Para o mote, os designers escolheram um grotesco arrojado, e para o nome da instituição de ensino – uma fonte com serifas curtas. A marca distintiva do Bruins parece muito diferente: ele sempre usou uma fonte coerente manuscrita. Nos últimos anos, tornou-se quase caligráfico. Quanto ao logotipo do campus, ele apresenta negrito itálico sans serif. Keith Bright, que desenhou a tipografia, foi inspirado no estilo Bauhaus. Ele inclinou as letras para que houvesse dinâmica nas letras.

Todos os símbolos da University of California, Los Angeles, incluindo marcas nominais e selos, compartilham uma cor comum chamada UCLA Blue (# 2774AE). Dito isso, o guia de marca também permite que versões em preto e branco sejam usadas dependendo do plano de fundo. O emblema esportivo e o selo podem conter a sombra laranja Westwood Gold (# F2A900).