Transformers são brinquedos nipo-americanos que ganharam grande popularidade e se tornaram uma franquia da mídia. Eles são criados pela empresa de brinquedos japonesa Takara and Hasbro, um conglomerado americano multinacional que também é especializado em brinquedos, jogos de tabuleiro e mídia de entretenimento. Eles são baseados em histórias em quadrinhos sobre robôs móveis humanóides da Marvel, Dreamwave, IDW. O projeto foi lançado pela primeira vez em 1984 por Bob Budiansky, escritor e artista, Shōji Kawamori, produtor, escritor e designer de anime, e Nobuyuki Okude.
Significado e história
Transformers é um exemplo de um caminho atípico para a fama, pois os primeiros personagens apareceram na forma de brinquedos, e só então surgiram quadrinhos e animes com a participação deles. A linha foi iniciada por mecha – criaturas fantásticas, robôs gigantes e máquinas que podem se transformar de uma forma para outra. Era baseado no Diaclone e no Microman – robôs vivos e autônomos inteligentes chamados Autobots e Decepticons.
Os primeiros brinquedos eram figuras de fantasia humanóide. O conceito da segunda geração se expandiu muito – eram robôs que podem se transformar em armas, objetos eletrônicos e veículos. Foi nesse período que a Hasbro, que fabricava produtos com tecnologia Microman, comprou os brinquedos Diaclone e se tornou parceira da Takara. Ela contratou os escritores Jim Shooter e Dennis O’Neil para criar uma história em quadrinhos sobre robôs.
A maioria dos personagens foi escrita por Bob Budiansky. Os robôs mecha são projetados por Shōji Kawamori. Ele também descobriu maneiras de transformá-los de uma forma para outra. Em 1984, surgiu também a logomarca da franquia de mídia, que é utilizada em todos os projetos.
1984 – 1989
O logotipo de estreia apresenta um gradiente de letras azul e vermelho com um efeito de brilho metálico. Possui realces e sombras ao longo do contorno das letras, fazendo com que o texto pareça tridimensional. O nome é dividido em partes e colocado em dois níveis: à esquerda na linha superior está a palavra “Trans”, à direita abaixo dela – “Formadores”. A primeira linha também contém um ícone abstrato – a máscara de um dos personagens. É decorado com o mesmo design que o resto dos elementos – metálico, gradiente, azul-vermelho. Além disso, na inscrição, a combinação de letras maiúsculas com “n” e “m” minúsculos é reproduzida de forma original. O “A” não tem uma barra do meio, então se parece com um delta, a quarta letra do alfabeto grego antigo.
1989 – 1991
Após o redesenho, o ícone gráfico desapareceu do logotipo e outros componentes tornaram-se planos, mas brilhantes. Os designers mantiveram a divisão do nome da franquia de mídia em duas partes, mas moveram as inscrições juntas, então “Trans” está logo acima de “Formadores”. O texto está em itálico sem serifa. O “N” foi movido para maiúscula e o “m” permaneceu na minúscula, mas adquiriu uma forma mais alongada. A perna esquerda “A” vai atrás de “R”. Todas as letras têm uma borda preta dupla e uma paleta de três cores de listras horizontais – vermelho, branco e azul.
1991 – 1993
Em 1991, o emblema adquiriu volume e uma cor ligeiramente diferente. Os desenvolvedores removeram a linha horizontal azul do nome, mantendo apenas o vermelho e o branco. Eles adicionaram sombras negras às letras à direita e na parte inferior, o que as tornou protuberantes, como se flutuassem acima da superfície. Embora a faixa de borda tenha se tornado mais fina e mais clara (azul), ela é claramente visível devido às linhas escuras adjacentes.
1993 – 1999
O logotipo é mais brilhante: grandes letras vermelhas são circundadas por uma linha amarela. Itálico é reforçado, então os caracteres são inclinados para a direita mais do que o normal. Além disso, os designers devolveram o ícone na forma de uma máscara. Ao contrário das inscrições, é de cor amarela e contornado por uma faixa vermelha. As sombras permanecem, mas o preto agora é substituído por uma cor carmesim escura.
1999 – 2001
Depois de um longo período com a palavra “Transformers” dividida em duas, ela finalmente ganhou uma grafia sólida. Os desenvolvedores removeram o itálico e pintaram a inscrição de amarelo-limão. Eles modificaram algumas das letras conectando suas pernas: “RAN”, “ORM” e “ERS”. “T” adicionou uma seta à barra à direita.
2001 – 2007
O redesenho de 2001 atualizou significativamente a identidade da franquia de mídia e trouxe um emblema azul e preto. O emblema permaneceu textual, mas adquiriu elementos ondulados em algumas letras. Por exemplo, “T” e “F” são mostrados maiores que os outros e têm pernas pontudas, e “R” e “S” são conectados na parte inferior com uma longa fita em forma de onda sonora. O gradiente azul “Transformers” é colocado em um fundo preto e delineado com uma linha azul seguindo seu contorno. Além disso, alguns sinais são complementados com cortes.
2007 – 2014
Nesse período, a marca recuperou sua antiga forma de nome: está desagrupada em duas partes e localizada em linhas diferentes. Os caracteres com serifa grosseira não têm serifas. Eles são delineados em preto e decorados com placas de metal. Mas sua superfície não é brilhante, mas fosca. Além disso, uma configuração não padrão de algumas letras apareceu: o “A” maiúsculo novamente se parece com uma pirâmide ou delta, e o “n” e “m” são convertidos para minúsculas.
2014 – presente
As mudanças feitas no logotipo trouxeram brilho: os desenvolvedores o devolveram ao vermelho e ao aspecto padrão das letras, com exceção do “A”, que permaneceu em forma de triângulo com fundo aberto. O resto dos caracteres são escritos em uma fonte diferente – suave, uniforme, alongada.
Ícone
A insígnia da facção na forma de máscaras foi usada nos brinquedos da Hasbro na década de 1980. Eles tinham como objetivo determinar imediatamente quem é o vilão e quem é o herói. Havia vários desses símbolos, mas os principais eram dois. E um deles é Autobot, uma cópia estilizada do rosto de Prowl.
Uma marca de fração distinta é colocada na embalagem dos brinquedos. Inicialmente, era estilizado como metal – a superfície brilhante parecia brilhar com luz. Como agora, como antes, consistia em placas de diferentes configurações, assemelhando-se a polígonos irregulares com cortes transversais. Eles são combinados de tal forma que formam um rosto com as órbitas vazias. Na versão inicial, a máscara era pintada em três cores: vermelho, branco e azul.
Em 2007, o logotipo foi alterado para combinar com o estilo do novo filme. Para fazer isso, os desenvolvedores removeram a cor, deixando o rosto preto sobre um fundo branco para torná-lo intimidante. Com o mesmo propósito, eles fizeram dele olhos malignos, afinando as linhas e acentuando-as na ponte do nariz. Os autores elevaram um pouco mais os traços diagonais na testa improvisada.
Fonte e cores do logotipo
A identidade dos transformadores é transmitida principalmente por texto, que os desenvolvedores mudam constantemente para combinar a simbologia com o design de brinquedos e personagens em produtos de mídia. Existem também ícones individuais que representam facções.
Para o logotipo, foi criada uma fonte pessoal, a chamada Transformers Movie. Seu desenvolvedor é o estúdio Alphabet & Type. Esta opção foi recentemente aprovada e utilizada no filme de mesmo nome. Mas antes, uma fonte diferente foi usada no emblema – itálico.
A paleta de símbolos é variada: inclui azul, preto, vermelho, branco, amarelo e prata com um toque de metal.