A banda de rock californiana Tool tem milhões de fãs em todo o mundo, pois em mais de 30 anos ela conseguiu conquistar muitas paradas, assistir a shows em diferentes países e receber vários gramofones de ouro do Grammy Award. Seus gêneros favoritos são rock progressivo combinado com heavy metal, bem como post-metal, art rock e alternativo. Mas vale ressaltar que os integrantes da banda muitas vezes vão além do estilo escolhido devido ao som complexo e em constante mudança. Eles experimentam técnicas de tocar e se concentram na música e não nas músicas em si, e é por isso que quase nunca publicam letras em álbuns.
Significado e história
O grupo surgiu em 1990 depois que seus futuros membros se conheceram em Los Angeles. Enquanto alguns se apresentavam no palco, outros sonhavam com uma carreira na indústria cinematográfica. O multi-instrumentista Maynard James Keenan está redefinindo a marca das lojas de animais. Apesar de formas completamente diferentes de ganhar dinheiro, todos gostavam de música, o que acabou por uni-los.
Inicialmente, os músicos queriam dar à banda o nome de lacrimologia, uma filosofia que inventaram para entender melhor os benefícios da dor na experiência humana. Mas o grupo ainda escolheu o nome Ferramenta, comparando-se assim com a ferramenta necessária para atingir seus objetivos. Não menos roqueiros criativos abordaram o design da embalagem do CD. O guitarrista Adam Jones, que também é artista de animação, é responsável pela maioria dos conceitos de design. Portanto, não é de surpreender que todas as capas dos álbuns pareçam diferentes e cada uma delas tenha seu próprio logotipo.
1991 – 1992
O emblema do primeiro álbum demo 72826 foi desenhado pelo famoso artista Cam de Leon. Como o principal gênero do artista é o surrealismo, ele brincou com o nome Tool desenhando uma chave inglesa na forma de um símbolo fálico. Assim, ele expressou a ideia que os próprios membros da banda originalmente colocaram nessa palavra. A inscrição “TOOL” é o centro das atenções. As letras são alinhadas uma a uma de cima para baixo ao longo de uma alça colocada verticalmente. Eles parecem estar gravados em metal cinza. A ferramenta é baseada em um retângulo preto.
1992 – 2001
Em 1992, o segundo EP, Opiate, foi lançado. A capa também foi desenhada por Cam de Leon. O logotipo ambíguo foi substituído por uma marca regular que continha o nome da banda. Era vermelho e 2D na embalagem do CD, mas uma versão 3D com um gradiente preto e cinza agora é popular. Ela apareceu em 2000, quando o álbum Salival foi lançado. A parte superior da inscrição é granulada, com um leve efeito de desgaste. As bordas das letras são delineadas com um contorno fino na cor do granito. A fonte utilizada pertence à categoria de serifa geométrica. Os traços verticais “T” e “L” são decorados com serifas retangulares largas.
O emblema na capa de Ænima (1996) tem um tipo de letra semelhante, mas com arte diferente. A palavra preta está dentro do retângulo cinza claro. Ele é riscado por uma linha escura embaçada que divide o texto verticalmente em duas partes iguais.
2001 – 2006
Um novo símbolo gráfico para Tool apareceu com o lançamento da compilação musical Lateralus em 2001. Parece o nome da banda, estilizado como uma inscrição em árabe. Todas as letras estão em minúsculas e conectadas por uma faixa preta horizontal comum. Devido ao fato de que os símbolos também são pretos, sua forma só pode ser adivinhada pelas bordas levantadas. As bordas superiores do “t” e “l” são cortadas em um ângulo de aproximadamente 45 graus. Os topos de ambos os “o” são pontiagudos e as lacunas entre as letras são curvas e deslocadas para o canto inferior esquerdo. As letras são cercadas por um halo de gradiente branco que cria um brilho e separa a palavra de um fundo escuro uniforme.
2006 – 2019
O álbum 10,000 Days agradou os fãs com um logotipo atualizado. Em sua capa, o nome da banda de rock imediatamente chama a atenção, pois os designers fizeram a inscrição “ferramenta” grande e branca. As letras permanecem minúsculas, mas a fonte foi alterada. Agora está perto de uma antiguidade geométrica quadrada. Distingue-se pelo alto contraste: a espessura dos traços não é uniforme, o que cria uma sensação de dinâmica. O primeiro “t” e o último “l” são conectados por duas linhas horizontais que correm de cima para baixo. Formam uma grande moldura retangular com cantos arredondados, com exceção das serifas do lado direito do “l”. A faixa inferior serve de base para todas as letras.
2019 – presente
Antes de seu quinto álbum de estúdio, Fear Inoculum, a banda revelou outro logotipo “Tool”, desta vez abstrato e difícil de ler. Foi revelado em um teaser um mês antes do lançamento da coleção de músicas e substituiu o sinal gráfico desatualizado que havia sido usado nos 13 anos anteriores. Assim, os fãs viram o emblema antes de saberem o nome do álbum e pudessem ver sua capa.
O símbolo gracioso, composto por finas linhas douradas, marcou o início de uma nova era na história da Tool. Foi postado pela primeira vez nas redes sociais em 21 de julho e imediatamente atraiu a atenção com sua forma incomum. A palavra é feita em um estilo egípcio luxuoso, e “T” e “L” não se parecem com letras – parecem elementos encaracolados espelhados. A simetria é adicionada pelo fato de que dois “O” absolutamente idênticos estão localizados no meio. Cada um deles é dividido ao meio por uma faixa vertical e conectado à letra adjacente: a da esquerda é com um “T” e a da direita com um “L”.
A identidade da ferramenta está passando de um símbolo ambíguo para uma inscrição abstrata que parece uma obra de arte. A mudança drástica de estilos deve-se provavelmente à evolução da música tocada pela banda de rock. O emblema moderno parece mais um ornamento complexo do que um texto. Ao mesmo tempo, cada linha está em seu lugar, formando uma composição simétrica e espelhada.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo da ferramenta atual é muito abstrato. As letras são desenhadas individualmente e nem sempre identificáveis. Em primeiro lugar, isso se aplica a “T” e “L”, que são conectados a “O” por semi-arcos suaves e cruzados por longas listras horizontais. Ambos os “O”s correspondem a eles na aparência: são dois círculos, expandindo-se nas bordas e divididos por linhas verticais.
As marcas de palavras da ferramenta anterior pareciam diferentes. Eles se tornaram a base para as fontes não comerciais 10.000 dias (inspiradas no álbum de 2006 com o mesmo nome) e Systema Encéphale (baseado no logotipo da capa da Lateralus em 2001). Perto da fonte 1992-2001. são Contra Slab ExtraBold e Calypso E ExtraBold, mas diferem em vários detalhes.
O esquema de cores dos logotipos sempre foi contido: era dominado por tons de preto, cinza e branco. O último símbolo se destaca graças ao seu gradiente dourado brilhante, que está associado ao luxo egípcio antigo e torna a inscrição volumosa. Com a ajuda de um efeito 3D, os designers imitaram uma superfície de metal: por causa dos reflexos, parece que as letras estão brilhando na luz.