A TIM (abreviação de Telecom Italia Mobile) também é chamada de Gruppo TIM ou Telecom Italia. A empresa é a maior provedora italiana de telefonia fixa e móvel, Internet e vários serviços DSL. Surgiu em 1990 como resultado da fusão de várias estruturas de telecomunicações estatais e agora cobre 114 milhões de assinantes em todo o mundo. A empresa possui uma grande filial no Brasil e várias sedes na Itália – em Nápoles, Milão e Roma.
Significado e história
A operadora de telecomunicações entrou no mercado de perfis após a fusão de organizações estatais da indústria, entre as quais o antigo monopólio dos serviços de telefonia – Società Italiana per l’Esercizio Telefonico PA. A nova empresa ganhou imediatamente uma vasta experiência e uma identidade pessoal que a distinguiu de seus concorrentes.
Apesar de sua curta vida útil, a TIM mudou seu logotipo várias vezes. Ela o refinou continuamente em seis estágios de redesenho. No total, ela tem sete logotipos, quase idênticos, se repetindo, pois as mudanças foram mínimas.
1990 – 1994
O logotipo original consistia em quatro listras vermelhas, três das quais eram curtas e uma longa. Eles foram torcidos e desceram até o nome da empresa, que se localizava em duas linhas. Acima estava o grande “Telecom”, abaixo – a frase menor “Italia Mobile”. As linhas simbolizavam ondas constantes, capazes de superar qualquer obstáculo. O texto foi impresso, cortado, ligeiramente inclinado para a direita.
1994 – 1998
Após a reestruturação, a operadora de telecomunicações adotou um novo logotipo. Foi baseado no antigo logotipo com pequenas alterações. Os designers fizeram todas as tiras do mesmo comprimento e mudaram o nome estendido do operador para um abreviado. A abreviatura consistia em letras maiúsculas, uma das quais era maior que as outras (o primeiro “T”). Os desenvolvedores deixaram a cor, fonte e inclinação dos símbolos iguais.
1998 – 1999
Uma modificação, realizada em 1998, acrescentou brilho ao logotipo e o aproximou dos gráficos modernos. Para isso, os autores deram vários passos fundamentais, preservando a antiga estrutura do signo pessoal. Eles deixaram a sigla “TIM” do mesmo tamanho, aumentaram a cor das listras e adicionaram um oval azul truncado em ambos os lados. Tornou-se o pano de fundo para letras brancas e linhas vermelhas.
1999 – 2004
As mudanças subsequentes afetaram a inscrição principal. Os designers ampliaram as letras, mantendo o mesmo estilo de texto. Além disso, eles suavizaram os cantos ao redor das bordas do oval truncado e mudaram a largura das listras, posicionando-as em perspectiva – de larga (na frente) para estreita (no fundo). Ao mesmo tempo, a própria elipse também se tornou um pouco mais larga.
2004 – 2016
Em 2004, a empresa de telecomunicações adotou o logotipo mais revolucionário de sua história – com três ondas estilizadas em vez de quatro. Indicaram o número de áreas de trabalho abrangidas: telefonia fixa, rede móvel e Internet. As listras ainda tinham o mesmo comprimento e continham “respingos” idênticos – saliências em ângulos agudos. Na letra “M”, os designers alongaram a parte do meio, colocando-a ao nível das pernas.
2014 – 2016
Nesse período, surgiu uma versão 3D do logotipo. Para atingir o volume, os desenvolvedores adicionaram sombras, destaques e destaques ao emblema existente: quanto mais longe do centro, mais escura é a cor azul. Graças a este jogo de sombras, o signo pessoal tornou-se convexo e era adequado para modernos suportes de informação. Mas a tipografia não mudou: a inscrição ainda é impressa com uma ligeira inclinação.
2016 – presente
A versão atual é um logotipo totalmente redesenhado. Em primeiro lugar, os designers endireitaram as listras e as arredondaram nas bordas. E eles representaram a superação de obstáculos por ondas na forma de segmentos descontínuos. Além disso, as linhas vermelhas (uma longa e quatro curtas) formam um espaço negativo, no qual um único “T” de cor branca é claramente visível. À direita do ícone está a abreviatura TIM. Agora é reto, alongado, com o “M” do meio cortado.
Fonte e cores do logotipo
Embora a evolução por que passou a marca de identificação pessoal seja insignificante, ela reflete com precisão as principais etapas da atividade de uma operadora de telecomunicações. Como resultado, as modificações feitas foram feitas de um símbolo visualmente complexo e multiestruturado para ser simples e minimalista, no qual não há nada de supérfluo. Agora cada elemento trabalha para a marca, veiculando certas informações. E até mesmo o espaço negativo é usado.
Em momentos diferentes, fontes diferentes prevaleceram no logotipo. O Urbano Black Italic da FontSite Inc. foi escolhido como estreia. Hoje a fonte usada é uma reminiscência da Caros Soft Extra Bold com cantos externos arredondados. No resto do tempo, PCTL9600 Bold Italic modificado, Ridley Grotesk Extra Bold Italic e Vista Sans Black Italic estavam em uso.
A paleta de emblemas consiste em azul marinho # 013889, vermelho carmesim # e50528 e branco neutro. Também às vezes preto é encontrado nas inscrições.