Significado e história
A linha, que conquistou reconhecimento mundial graças ao seu logotipo de sucesso, possui diversas modificações de identidade. O autor do primeiro logotipo, que serviu de protótipo para todos os outros, é Donald Deskey, um designer industrial, arquiteto e artista. Ele trabalhou nisso como parte de sua própria agência, especializada em design gráfico.
1946 – 1966
O emblema de estreia criou furor no campo publicitário, pois o autor do logótipo fez uma abordagem inovadora do processo e alargou o âmbito dos sinais visuais habituais. Ele fez algo como um alvo – com círculos amplos e contrastantes que iam do centro até a borda. Alguns deles foram rotulados com informações básicas sobre o produto. A “maçã” (meio) era o ponto acima do “i” azul escuro. Em seguida, houve uma alternância de listras amarelas e vermelhas com uma transição gradiente entre elas.
Um terço do espaço do logotipo foi ocupado pela palavra “Tide”. Estava localizado na diagonal e era feito com placas impressas. Para abrir espaço próximo ao ponto “i”, o designer fez o “T” incrivelmente grande: devido à perna longa, a barra transversal superior não cobre o símbolo adjacente. Graças a esta técnica, o autor conseguiu criar o efeito de um alvo com círculos concêntricos. As letras também eram complementadas com leves pinceladas do lado direito, o que lhes dava volume.
1966 – 1996
Em 1966, a administração aprovou uma versão atualizada, em que o ponto acima do “i” não é mais o “alvo”. Os desenvolvedores mudaram ligeiramente o centro do alvo: em vez de um círculo escuro, eles usaram um ponto branco neutro. No geral, eles clarearam o design removendo muitos anéis e deixando apenas dois – um amarelo e um vermelho. A paleta de cores também foi alterada – ficou muito mais brilhante e expressiva.
A inscrição também sofreu algumas alterações. No “T” maiúsculo a perna foi encurtada, no “i” o ponto foi reduzido, no “d” o lúmen interno foi aumentado e o “e” foi feito um pouco maior do que antes. Além disso, “d” e “e” agora são retangulares.
1996 – 2008
Após o redesenho, o emblema começou a parecer mais preciso e estava mais próximo da versão de estreia. Os designers adicionaram um anel interno a ele, de modo que o logotipo novamente ganhou a forma de um alvo – apenas com um centro na forma de um círculo branco. Eles também aumentaram o ponto acima do “i”. A paleta de cores foi alterada para tons pastéis, de modo que as cores ficaram desbotadas, como se pulverizadas com branco.
2008 – 2014
Esta versão apresenta círculos adicionais para aumentar o efeito do alvo. Os desenvolvedores pintaram a parte central de amarelo e o círculo externo foi dividido em dois – amarelo e branco com uma transição gradiente. O resto dos anéis permaneceu o mesmo. Também foram feitas correções no texto. Os ajustes resultaram em extremidades ligeiramente alongadas e pontiagudas no “T” e “d”. A palavra “Tide” agora tem a mesma cor azul escuro.
2014 – presente
Agora o logotipo é usado com uma paleta de cores retocada – suave e empoeirada. O azul marinho agora é apenas azul e o anel externo duplo é sólido (amarelo). Ainda há uma borda divisória branca ao redor da inscrição.
Fonte e cores do logotipo
Na concepção do logótipo, os proprietários da marca sempre aderiram ao conceito apresentado desde o início pelo arquitecto-artista Donald Deskey. Sua variante foi ganha até agora, razão pela qual o emblema adotado para o quinquagésimo aniversário do lançamento do produto original está atualmente em uso. Ele ecoa a versão de estreia. Além disso, a paleta Day-Glo foi usada nas embalagens do Tide pela primeira vez na história da indústria.
O texto recebe a mesma atenção que os gráficos, para que reflitam igualmente a ideia do produto. O estilo da inscrição mudou várias vezes, mas sempre permaneceu dentro do quadro usual. A ênfase principal está no “T” maiúsculo, que os designers alongaram e, em seguida, encurtaram. O resto das letras são minúsculas. Em geral, a palavra “Tide” está em uma fonte sans serif personalizada e tem extremidades ligeiramente pontiagudas em dois caracteres. As cores exclusivas incluem amarelo, vermelho, branco e azul.