A THX desenvolveu um sistema de certificação que certifica a qualidade de som fornecida por cinemas, HDMI, microfones, barras de som, alto-falantes, receivers, receivers e muito mais. Para equipamentos certificados e produtos multimídia, o som é o mais próximo possível do que os cineastas pretendiam. O mesmo se aplica às salas de cinema: devem cumprir os requisitos técnicos e acústicos. Nesse caso, o formato de áudio não importa – pode ser analógico e digital.
Significado e história
O THX tem uma longa história que remonta a 1983. O sistema foi desenvolvido pelo engenheiro de áudio Tomlinson M. Holman, que mais tarde se tornou funcionário da Apple Inc. Inicialmente, a tecnologia cinematográfica pertencia à empresa americana Lucasfilm Ltd. LLC. Em seguida, a marca foi comprada pela Creative Technology Limited e, em 2016, foi adquirida pela Razer.
O primeiro filme com THX foi a sexta parte de Star Wars. O padrão foi inventado especificamente para ela, para que as trilhas sonoras soassem bem quando o Episódio VI fosse exibido nos cinemas. Com o tempo, expandiu-se para centenas de outros produtos multimídia e técnicas relacionadas à reprodução de vídeo ou áudio. É assim que os logotipos THX se espalham pelo mundo, pois são uma clara confirmação da certificação.
A marca usa apenas um símbolo visual: uma simples inscrição “THX” bidimensional. Ele foi formado a partir das letras correspondentes nas palavras “Tomlinson Holman eXperiment” e é condizente com o título do filme de estreia de George Lucas – THX 1138. Desde que o sistema ficou bastante famoso, nunca mudou seu logotipo.
Na versão básica, as letras são alinhadas em uma linha e consistem em traços pretos da mesma espessura. Apesar de serem todas maiúsculas, o “T” parece ser mais alto. Foi ampliado para que sua linha horizontal alongada possa cobrir o “H” e o “X” na parte superior. Há também uma faixa semelhante na parte inferior, mas não se conecta à abreviação e é simplesmente desenhada ao longo da linha, como um sublinhado.
Devido ao visual monótono do logotipo, a THX Ltd. muitas vezes experimenta com reboques, adicionando seu mascote permanente na forma de um robô de construção chamado Tex. Ao mesmo tempo, os designers fazem a inscrição brilhante, colorida, tridimensional, acompanhando-a com o som clássico de Deep Note ou trilhas sonoras modernas. O primeiro trailer desse tipo apareceu durante a estréia do sexto episódio de Star Wars em 1983. Ao mesmo tempo, o logotipo estreou nos cinemas de Hollywood e Dallas.
Na versão original, a abreviatura parece o mais simples possível. Ela não sofreu nenhuma alteração gráfica, permanecendo o símbolo oficial do THX por várias décadas. O desenho do emblema tem um toque kitsch, pois não atende às regras tácitas do estilo moderno. A inscrição bidimensional parece desatualizada em comparação com os logotipos de outras empresas associadas à indústria multimídia.
Fonte e cores do logotipo
Um grotesco modificado desconhecido com a mesma espessura de traços verticais e horizontais foi usado para a abreviação. Talvez a fonte de inspiração tenha sido o Eurostyle. Posteriormente, com base no wordmark THX, foi desenvolvida uma fonte de mesmo nome, lançada em 2015. Seus criadores levaram em consideração o overline e o sublinhado, acrescentando linhas paralelas acima e abaixo de cada letra.
Apesar do logotipo ser muito colorido e volumoso nos trailers, na versão oficial ele é completamente preto. O ícone contém letras bidimensionais simples sem gradiente ou outros efeitos de cor, e a empresa não o altera desde 1983, aderindo a um design minimalista.