A Seven Network é um dos canais de TV australianos mais populares. Funciona como parte de uma rede de televisão gratuita e vem encantando os telespectadores com programas interessantes há mais de 60 anos. As séries, shows, filmes, blocos de notícias, etc. mais famosos aparecem periodicamente no ar.
Agora, a rede aberta é de propriedade da maior empresa de mídia Seven West Media e tem a classificação mais alta da Austrália. A sede está localizada em Sydney. Mas não foi sempre assim. O canal tem uma longa história, durante a qual não apenas os proprietários mudaram, mas também a escala de transmissão.
Significado e história
A base para a formação da moderna The Seven Network foi lançada nos distantes anos 50. Nesse período, surgiram várias emissoras independentes em diferentes cidades do país, que funcionavam apenas em um determinado território. A primeira foi fundada em Melbourne e lançada em 1956.
Mais tarde havia uma estação em Sydney. Em 1959, uma estação em Perth foi adicionada à lista, que se tornou a primeira rede comercial da cidade. Eles também foram seguidos por estações em Brisbane e Adelaide. Todos eles funcionavam como unidades independentes. Mas, com o tempo, os proprietários tomaram um rumo no sentido de criar parcerias e unir as emissoras. A partir desse momento começou a história da The Seven Network.
1962 – 1963
Em 1962 (1º de julho), foi tomada uma decisão fatídica, que se tornou o início da formação do primeiro protótipo do canal moderno. Sua essência era combinar duas grandes estações HSV-7 (Melbourne) e ATN-7 (Sydney). Mais tarde, as estações de Adelaide e Brisbane aderiram a essa união.
Como resultado, surgiu no espaço televisivo uma nova rede Network 7. A empresa cuidou não apenas da criação de transmissões de alta qualidade, mas também da identificação visual. Assim, o público viu nas telas um ícone lacônico na forma de uma TV com um número característico 7 e uma inscrição dentro.
O desenho descreveu com precisão a rede da Rede 7 e o vetor de suas atividades. Não havia nada supérfluo no logotipo – apenas um grande número em negrito, o nome da empresa em estilo impresso e uma borda em forma de tela.
Isso significava que a empresa se concentrava exclusivamente na criação de produtos essenciais de qualidade que seriam de interesse dos residentes australianos. Os esforços não foram em vão e logo a identidade corporativa do canal se tornou reconhecível. No futuro, ele ainda sucumbiu às mudanças, mas o número 7 sempre permaneceu no logotipo.
1963 – 1969
1963 foi outro período de mudança dramática para o canal. Este ano houve algumas mudanças internas na empresa, como resultado da qual recebeu um nome maior – a Australian Television Network. O rebranding refletiu-se não apenas no nome, mas também no logotipo corporativo. O contorno da TV permanece no novo ícone, mas em um novo formato.
Dentro da moldura monocromática havia um mapa do continente (apenas contornos) e uma inscrição de três níveis feita em letra maiúscula sem serifa. O logotipo atualizado foi uma evidência de que o rumo da empresa permaneceu inalterado, mas ao mesmo tempo a rede de televisão expandiu suas atividades. Isso significava que a marca estava evoluindo e se esforçando para melhorar sua tecnologia.
1969 – 1976
Em termos de identidade, esse período pode ser chamado de retorno ao básico. A rede australiana voltou ao nome lacônico Seven Network. Aconteceu em 1969. Nesse momento, o logotipo e a identidade corporativa também mudaram. Um símbolo brutal e poderoso em um design minimalista apareceu nas telas de TV. A cor do emblema não mudou – ainda era feita em preto e branco estrito.
O conteúdo do emblema em si mudou. Todas as inscrições foram removidas e só restou o tradicional número 7. Parecia mais maciço do que nas versões anteriores. Mas, isso não estragou o emblema. Pelo contrário, ela parecia muito elegante e moderna de acordo com os cânones da época.
A escolha de tal desenho simbolizou a afirmação das posições do canal de TV em nível nacional e o fortalecimento da estrutura interna. A Seven Network com confiança e firmeza alcançou altas classificações na televisão. E nos anos que se seguiram, ela conseguiu.
1975 – 1989
O próximo passo no desenvolvimento da empresa começou em 1975. A televisão em preto e branco foi substituída pela transmissão em cores. Por influência do evento, a logomarca do canal também foi alterada. Os contornos do emblema ficaram mais suaves e ao mesmo tempo expressivos, e o lado direito do número 7 ficou levemente curvado. Acrescentou um pouco de elegância. Além disso, as cores do quadro mudaram.
O anel brilhante foi pintado em tons iridescentes com gradientes. O desempenho é mais ousado que a versão anterior. Isso significava apenas uma coisa – Seven Network tornou-se uma marca reconhecível que poderia se tornar conhecida em nível nacional. Além disso, os proprietários sempre tentaram “acompanhar os tempos”, então eles mudaram o design para se adequar às novas tendências.
1987 – 1989
Durante este período, houve outro rebranding da rede de televisão. Em 1987, a empresa mudou o conceito do logotipo e do nome. Seven Network tornou-se uma rede de televisão australiana novamente. Mas, desta vez, foi escolhido um design completamente diferente. O símbolo do canal era um ícone em forma de triângulo, feito em 3 cores.
O logotipo combina tons de branco, vermelho e azul. A maior parte foi pintada de azul. Contra o fundo desta área havia uma estrela branca e, à esquerda, o emblema era complementado com uma linha diagonal vermelha. Era o único crachá sem inscrições e um número pronunciado. 7 foi lido aqui apenas no símbolo da estrela de sete pontas. O logotipo brilhante, embora enfatizasse ousadia e expressividade, ainda não durou muito.
1989 – 1991
Em 1989, o emblema foi decidido a ser finalizado. O triângulo foi dissolvido e transformado na letra A, e os detalhes restantes foram anexados à inscrição. A primeira palavra que começa com um triângulo significa “australiano” e o resto “rede de televisão”. Todos juntos denotavam o nome do canal. A estrela e o triângulo trocaram de cores para mostrar a prontidão da empresa para a mudança.
Além disso, o estilo é “atualizado” pela adição de estrelas azuis, que lembram flocos de neve. Apesar da execução elegante, esse design logo mudou. Já em janeiro de 89, a empresa voltou ao nome tradicional Seven Network.
1989 – 1999
Após o retorno do nome, a gestão decidiu mudar radicalmente o logotipo. Os designers criaram um conceito completamente novo de identidade corporativa, que confirmou o compromisso da marca com a excelência em tudo. Agora o logotipo vermelho atualizado apareceu nas telas.
A figura 7, já familiar aos espectadores, está localizada no centro, mas em uma versão mais interessante. Ela recebeu a textura original, que sugeria uma linha branca por dentro. O círculo permaneceu o mesmo, mas mudou de cor para vermelho. Tal desempenho tornou-se especialmente memorável e simbolizou o início da atividade.
2000 – 2003
O início de 2000 foi um período significativo para a Seven Network. Neste momento, a identidade visual da marca atingiu um novo patamar. O logotipo do anel foi substituído por um emblema de fita. O número 7 recebeu uma nova execução em conexão com os Jogos Olímpicos, que foram realizados na Austrália no verão. A Seven Network, como um dos melhores canais de TV em escala nacional, cronometrou o logotipo para este evento. Decidiu-se usar o logotipo em 5 cores (verde, vermelho, amarelo, laranja e azul).
2003 – presente
Após os Jogos Olímpicos, o estilo corporativo da rede de televisão mudou novamente. Desta vez, o estilo de fita da imagem foi preservado, assim como as dimensões da figura (espessura, forma e tamanho). O novo emblema consistia em 2 elementos vermelhos grossos colocados a uma curta distância. Simbolizava confiabilidade, expressividade e estabilidade. Em 2012, um pequeno ajuste foi feito no design – o canto superior direito ficou vermelho claro.
Fonte e cores do logotipo
O moderno logotipo da Seven Network é feito nas melhores tradições de uma identidade visual minimalista. Combina tendências da moda moderna com elementos que enfatizam o respeito à história da marca. O emblema é baseado no icônico sete, que esteve presente em muitos crachás da empresa em diferentes momentos.
Ao mesmo tempo, é feito em estilo moderno. Isso se manifesta na escolha da forma. Dois trapézios de canto que não se cruzam, mas estão próximos um do outro, parecem muito elegantes em um fundo branco. Tal design está associado à alta qualidade, transparência e profissionalismo. É nestes princípios que se baseia o trabalho do canal.