Texas Tech (também TTU, Tech ou Texas Tech University) é uma instituição governamental no sistema de ensino superior dos Estados Unidos. Possui uma ampla rede educacional, que inclui 13 faculdades, 60 centros e institutos de pesquisa, 4 departamentos universitários, onde são ministrados 150 cursos. Ele também tem um clube esportivo com suas próprias equipes, chamado Red Raiders. A universidade pertence à categoria R1 – universidades de doutorado com atividades de pesquisa ativas. Suas áreas mais famosas são epidemiologia, energia eólica, nanofotônica, computação em rede, energia pulsada. A universidade foi fundada em 1923. Localização – Lubbock, Texas.
Significado e história
Esta instituição de ensino superior foi fundada pelo Texas Technological College. Era assim que era chamada até 1963 e, com isso, tornou-se a maior instituição, na qual, segundo dados de 2020, estudavam 40 322 alunos. Em geral, ele já concedeu mais de 200 mil títulos acadêmicos. Até então, a universidade percorreu um longo caminho de formação.
O chamado para abrir uma faculdade no oeste do Texas veio no final do século 19, quando colonos começaram a chegar na área. Depois de muita deliberação, as autoridades aprovaram a decisão pertinente e o governador Pat Neff assinou o projeto de lei exigido. Assim, em 1923, o Texas Technological College foi oficialmente fundado, mas o local para ele ainda não havia sido escolhido. Em seguida, os representantes da administração começaram a circular cidade após cidade, até chegarem a Lubbock. Eles ficaram muito surpresos ao ver que a população se enfileirou nas ruas para apoiar a inauguração de seu colégio. Como resultado, este acordo específico foi aprovado por uma votação geral.
A construção dos prédios começou em 1924, e em 1925 a instituição de ensino já havia aberto suas portas para os primeiros alunos. Seu número total era de 914 pessoas, distribuídas em quatro escolas básicas: humanidades, engenharia, agricultura e economia doméstica. No início, a Texas Tech se desenvolveu e cresceu lentamente. Mas aos poucos ele passou a ter dormitórios, edifícios educacionais, uma biblioteca, calçadas de paralelepípedos, uma piscina, um campo de golfe e outras instalações importantes. Os símbolos pessoais, que desempenharam um papel importante na vida da universidade, também não foram esquecidos. Tornou-se tão bem-sucedido que nunca mudou por muitos anos.
O selo tem uma estrutura clássica: uma roda dividida por linhas em várias zonas circulares. O lugar central é dado a um escudo pentagonal com uma águia sentada no topo. As asas do raptor emplumado estão abertas, como se estivesse se preparando para decolar. A cabeça do pássaro com um bico afiado em forma de gancho está virada para a esquerda. A área do escudo é geometricamente dividida em quatro partes, de formato trapezoidal irregular. No canto inferior direito há uma lâmpada acesa, à esquerda – uma chave. Acima está uma estrela de cinco pontas (à direita) e um livro aberto (à esquerda). Entre eles está uma cruz branca com bolotas. O escudo é delineado com uma faixa preta.
Atrás da parte central está um largo anel vermelho. Na parte inferior, há uma estrela, e na parte superior a inscrição “Selo da Texas Tech University”, que é feita em letras maiúsculas. Todos os caracteres são impressos, em branco, com pequenas serifas. A borda possui uma moldura sólida composta por três listras: duas pretas (ao longo das bordas externa e interna) e uma branca (no meio entre elas).
A universidade também possui um logotipo gráfico composto por dois “T” s. Eles são retirados das palavras “Texas Tech”, ou seja, na verdade é uma abreviatura do nome da universidade. O tamanho dos símbolos é diferente: na frente há uma letra menor e atrás dela uma maior. O primeiro é fino, o segundo é largo, então a perna de cada signo é claramente visível. A borda dupla é feita ao longo da borda para que todos os elementos sejam claros e não se fundam em um único todo. Além disso, os “T” são alinhados de modo a parecerem uma letra com uma barra transversal dupla na parte superior, que se assemelha a um receptor de telefone retro.
No centro dos sinais grandes e pequenos, há uma divisão em duas cores: um lado é pintado de vermelho, o outro de preto, criando um efeito tridimensional. Além disso, algumas sombras não são retas, mas obliquamente. À direita está o nome completo da universidade em duas linhas e separado por uma linha cinza. As palavras são escritas em negrito na parte superior, finas na parte inferior, com um espaçamento muito grande entre as letras.
Logotipos do Texas Tech Red Raiders
O departamento de esportes da universidade consiste em 17 Texas Tech Red Raiders, competindo em onze disciplinas. Os mais bem-sucedidos entre eles são futebol, basquete, beisebol. No total, o clube ganhou cerca de 70 campeonatos de conferências e 4 campeonatos nacionais. O emblema dos atletas é igual ao logotipo da universidade. O início da contagem regressiva de sua história é considerado em 1963, quando o colégio recebeu oficialmente o status de instituição de ensino superior.
1963 – 1999
A variação de abertura consiste em dois “T” sobrepostos um ao outro. Ambas as letras são grandes, mas de tamanhos diferentes: o caractere no primeiro plano é menor do que no fundo, então eles são claramente visíveis. O ícone é plano, vermelho, com uma borda preta ao longo do contorno. Este ícone foi usado pela primeira vez em uniformes esportivos quando a escola técnica se tornou oficialmente uma universidade. O duplo T foi inventado pelo primeiro treinador do time de futebol americano Texas Tech Red Raiders.
2000 – presente
Após o redesenho, o emblema passou a ser tridimensional: ganhou volume e variedade de cores. Os desenvolvedores conseguiram o efeito 3D combinando uma paleta radicalmente oposta: metade de cada letra é vermelha, a outra é preta. Há uma borda dupla ao longo da borda, consistindo de linhas finas – brancas e pretas. A perna da primeira letra é mais alta que a da segunda, e a barra superior coincide com a linha inferior de sua cabeça. Corre exatamente sob as grandes serifas que se assemelham a grandes retângulos.
Fonte e cores do logotipo
A identidade da instituição de ensino superior e do seu departamento de esportes é idêntica – consiste em dois “T” s. Na verdade, esta é uma abreviatura do nome da universidade, formada a partir da frase Texas Tech. Chama-se assim – Double T. Acredita-se que a ideia desse logotipo foi proposta pelo primeiro treinador de futebol da equipe universitária – Ewing Young “Big’un” Freeland. Ele decorou o uniforme dos atletas com ele. A diferença entre as versões anteriores e posteriores é o efeito 3D, as sombras chanfradas na parte inferior e o acabamento branco. A grande importância do sinal foi enfatizada pelos formandos de 1931 em um dos memoráveis encontros: eles presentearam a universidade com uma bancada em forma de duplo “T”. Está instalado no pátio do prédio administrativo.
O texto é usado na impressão e no logotipo da universidade. Os designers optaram por uma fonte clássica chamada Charter, que eles fizeram a principal. Em outros casos, Helvetica Neue é usado. Esta fonte é considerada opcional.
A paleta de cores da universidade e de suas equipes é proprietária. Inclui preto (# 000), bem como vários tons de vermelho e cinza: Texas Tech Red Scarlet (# C00) e TTU Dark Red (# 900), TTU Light Grey (#CCC) e TTU Grey (# 808285).