Tesco é uma cadeia de varejo britânica fundada em 1919. É o varejista número um no Reino Unido e terceiro no mundo em termos de vendas. Atua com sucesso no mercado internacional, possuindo lojas próprias na Europa e no mundo. Welwyn Garden City é a sede da empresa. A primeira loja operando sob a marca Tesco foi inaugurada em 1929. A partir de 2022, a cadeia de retalho apresentada detém o maior hipermercado da Europa, que está localizado na Irlanda.
Significado e história
O que é Tesco?
Varejista líder de supermercado no Reino Unido, um dos 10 varejistas mais bem-sucedidos do mundo em receita. Os ativos da empresa ultrapassam 80 bilhões de dólares, e o número total de funcionários em todas as lojas da rede (são 2.700 deles) se aproxima de 500 mil pessoas.
Por mais de 100 anos de existência da marca, a empresa mudou repetidamente. Cada nova versão atualizava a anterior, adicionando novos elementos que transmitem claramente a mensagem que o varejista precisava. Por exemplo, nos primeiros anos, a empresa se limitava ao clássico logotipo preto, que incluía o nome “Tesco Stores LTD”. Tinha uma fonte simples com todas as letras maiúsculas. Após o rápido desenvolvimento da marca, a gestão começou a usar logotipos tipográficos. Ao mesmo tempo, o esquema de cores também mudou, pois desde 1970 a cor vermelha passou a predominar no logotipo. A última variação do Tesco foi introduzida em 1995, além do clássico nome vermelho, há também cinco listras horizontais azuis, sob cada uma das letras.
Se você não levar em consideração a versão original do logotipo, a cor principal sempre foi o vermelho, que a maioria das pessoas associa à cor da força e da paixão. A Tesco tentou não usar detalhes adicionais, concentrando-se no minimalismo e na concisão. A principal tarefa do autor era tornar o logotipo reconhecível não apenas no Reino Unido, mas também no exterior.
1932 – 1949
A primeira versão foi introduzida em 1932 e durou 17 anos. A empresa decidiu não usar um esquema de cores brilhantes, apresentando ao público em geral uma letra preta sem serifa concisa, feita em letras maiúsculas grandes. As linhas precisas, bem como o espaçamento entre os símbolos, transmitiam a força e a ambição da empresa.
1949 – 1970
Em 1949, a empresa decide mudar radicalmente o visual do logotipo. Os tons sombrios foram alterados para uma paleta de cores vermelha e amarela vibrante. O nome da empresa estava em vermelho, com uma barra vertical amarela entre cada caractere. As letras no nome “Tesco” estavam em negrito com serifa. Tal atualização deveria transmitir aos clientes da empresa as emoções de felicidade e energia.
1970 – 1981
Em 1970, foi tomada a decisão de remover as listras amarelas entre as letras do título. Agora, o nome da empresa em vermelho sobre fundo branco era o único elemento do logotipo. Cada caractere foi escrito em letras maiúsculas em negrito com serifas. Devido à remoção das listras amarelas, o espaçamento entre os caracteres no título foi reduzido significativamente.
1981 – 1987
As mudanças mais notáveis no logotipo ocorreram em 1981. O nome principal permaneceu inalterado, em letras vermelhas em negrito. No entanto, o próprio logotipo foi envolto em uma borda vermelha dupla. Seus cantos eram ligeiramente arredondados. Na parte superior do nome, foi adicionada a inscrição “Hoje”, que indicava a relevância dessa rede. As letras adicionais foram contornadas em vermelho e usaram uma fonte de contorno. As próprias letras eram brancas. Além disso, à esquerda do nome da empresa, foi adicionada uma marca de verificação branca dentro de um círculo vermelho.
1987 – 1995
Em 1987, a empresa voltou a uma variante onde, além do nome da marca, não há elementos adicionais. As letras nas linhas agora eram significativamente mais finas, enquanto as serifas eram mais claras e claras. A distância entre as letras tornou-se muito maior do que na versão 1970-1981. Assim, a gestão da Tesco tentou tornar a inscrição elegante, espalhando a mensagem de que a marca tem poder. Como resultado, uma sensação de atemporalidade foi criada.
1995 – presente
A versão atual do logotipo foi introduzida pela empresa em 1995. Uma fonte sans-serif foi usada para criá-lo. Em comparação com a variação anterior, as linhas das letras se alargaram um pouco nas extremidades, enquanto as bordas foram cortadas um pouco retas. Além do nome principal, abaixo dele havia cinco linhas horizontais em negrito, azul. Ao mesmo tempo, os compradores da loja devem ter a impressão de que o espaço em branco entre os blocos azuis separa os personagens uns dos outros.
Fonte e cores do logotipo
As últimas variações do logotipo da Tesco estão mais próximas das fontes Aviano Flare Black e Arpona Semi Bold. Apenas mudanças mínimas foram feitas pelos autores na estrutura das linhas. Ao usar uma fonte em negrito, o logotipo em si parece moderno e elegante. Assim, a empresa indica ao público-alvo que está pronta para trabalhar todos os componentes de um negócio de sucesso, inclusive a identidade.
A versão atual do logotipo da Tesco consiste em uma paleta de cores, incluindo vermelho, azul e branco. Pode-se notar que essas cores também estão incluídas na bandeira da Grã-Bretanha, que podem ser referências ao estado, mostrando assim a força e as ambições da empresa. Anteriormente, preto e amarelo, que eram usados em versões anteriores, também eram relevantes.