Telekom (nome completo Deutsche Telekom ou DT) é um serviço de telecomunicações na Alemanha. Ele apareceu em janeiro de 1995, após a privatização do serviço postal estatal alemão Deutsche Bundespost. A empresa cresceu e se tornou uma operadora fixa e móvel líder, Internet banda larga, TV digital e provedor de serviços de TI. Hoje é a maior prestadora de serviços especializados da Europa, com sede em Bonn.
Significado e história
Com o objetivo de modernizar o mercado de telecomunicações do país e dominar as tecnologias mais recentes em áreas afins, o governo aprovou a privatização da antiga estrutura estatal Deutsche Bundespost. Neste momento (resumo de abril de 2020), o estado detém 14,5 por cento das ações e outros 17,4 por cento – o banco estatal KfW.
Desde o seu surgimento até os dias atuais, este serviço percorreu um longo caminho para posições de liderança no mercado mundial. Sua carreira é uma história de fusões que ocorreram regularmente durante um longo período. Ela foi muito além das fronteiras do país e presta serviços em países estrangeiros. Principalmente – na República Tcheca, Holanda, Polônia, EUA, Macedônia, Eslováquia e Romênia. Ela não faz isso diretamente, mas por meio de suas subsidiárias, das quais possui várias.
Essa abordagem trouxe um amplo reconhecimento da empresa no mercado de telecomunicações. E seu emblema tornou-se a marca registrada de um serviço de alta qualidade. No total, são sete logotipos na história do serviço, embora tenha havido mais um, que se tornou o progenitor da imagem existente. Ele seguiu a estrutura do logotipo de estreia e esteve em uso de 1989 a 1992. Era o símbolo pessoal do Deutsche Bundespost.
1992 – 1995
Tendo se tornado uma estrutura independente no mercado de perfis, a empresa começou a usar um emblema que quase repetia o anterior, herdado dos correios. O logotipo representa um chifre com setas para a esquerda e para a direita. Eles indicam a escala da cobertura dos serviços e representam um homem complexo: em vez de uma cabeça, ele tem uma bobina de um instrumento musical, em vez de mãos – flechas, e em vez de pernas – uma fita de chifre.
À direita está a palavra rosa “Telekom”, cada letra separada por um quadrado cinza. É uma interpretação gráfica da notação musical da melodia da trompa, símbolo da comunicação postal. A marca de áudio foi criada pelo estúdio Interbrand Zintzmeyer & Lux, que a criou com o apoio dos músicos Chris McHale e Joe Barone. Em seguida, vem a palavra “Mobilfunk” em uma fonte serif clássica.
1995 – 1996
Durante um ano, a direção da empresa mudou o logotipo, para o qual os designers o modernizaram, usando a palavra “DeTeMobil” em vez da inscrição “Mobilfunk”. Esta é essencialmente uma versão abreviada do serviço pai da Deutsche Telekom Mobilfunk. Eles mantiveram os quadrados, mas em vez de sete usaram apenas quatro, complementando-os com um grande “T” com serifas. A parte do texto está no canto superior esquerdo, a parte gráfica está no canto inferior direito.
1996 – 2002
A partir de 1996, a operadora de telecomunicações DT começou a designar suas subsidiárias com nomes com um “T” adicional. O resultado é a T-Mobil e seu logotipo atualizado com seis quadrados em miniatura que separam as palavras.
2002 – 2010
As mudanças neste período afetaram apenas a renomeação do serviço da versão abreviada em alemão de “T-Mobil” para a versão em inglês de “T-Mobile”. Isso se deve ao fato de a operadora-prestadora ter alcançado um alto nível internacional.
2010 – 2013
Em 2010, outro rebranding ocorreu: o serviço alemão T-Mobile se fundiu com a T-Home, uma subsidiária. Como resultado da fusão, surgiu a marca Telekom. Hoje, a palavra é usada como um complemento para todos os departamentos locais. Por exemplo, Hrvatski Telekom, Deutsche Telekom (empresa-mãe), Slovak Telekom e semelhantes. O emblema tem uma única letra “T” na grafia clássica – alongado, fino, serifado. À direita e à esquerda dela há uma linha horizontal de dez quadrados em miniatura.
2013 – presente
Durante o redesenho, os desenvolvedores removeram vários quadrados, reduzindo-os a quatro: dois sob o chapéu “T” e dois à direita à distância. A cor e o estilo do logotipo são preservados – rosa fúcsia e fonte clássica.
Fonte e cores do logotipo
A modernização da identidade visual da empresa alemã de telecomunicações ocorreu simultaneamente ao seu desenvolvimento. Começando com uma pilha de vários elementos, o emblema descartou todos os desnecessários e cresceu em uma versão lacônica. Agora é um logotipo graficamente preciso que reflete o conceito e o nome da operadora. Também transmite uma história, já que cada quadrado é uma nota estilizada de uma melodia que os carteiros outrora trombeteavam em uma trompa especial. Além disso, “T” não é apenas o primeiro caractere do nome da empresa, mas também a substituição de uma das notas.
O Serviço de Telecomunicações manteve a fonte original, então os emblemas usam a fonte Century Modern FS Book Condensed, incluindo o único “T”. A paleta corporativa também é estável: os logotipos apresentam fúcsia (rosa escuro) e preto.