A TCU (Texas Christian University) é uma universidade privada com alto nível de atividades educacionais e de pesquisa, que recebeu o status R2. Ele opera sob um programa padrão de artes liberais e inclui oito faculdades e escolas. A instituição de ensino superior tem seu próprio departamento de esportes, participando da primeira divisão da NCAA e da conferência Big 12. O ano de abertura da universidade é 1873. Localização: Fort Worth, Texas. Os fundadores são os irmãos Clark (Addison e Randolph).
Significado e história
Os irmãos foram auxiliados na criação da universidade por seu pai, Joseph A. Clark. Seus filhos eram representantes do Movimento de Restauração, que se tornou a base da organização moderna Discípulos de Cristo. Eles eram pregadores, professores, cientistas, líderes de movimentos e defensores da educação. Eles primeiro estabeleceram uma escola preparatória para crianças, mais conhecida como Seminário Masculino e Feminino de Fort Worth. Ela estava em Fort Worth e trabalhou apenas alguns anos – de 1869 a 1874.
Os irmãos encontraram um novo território para construir uma universidade em Thorp Spring. Lá eles fundaram Add-Ran Male & Female College. Isso aconteceu em 1873. Posteriormente, uma instituição de ensino superior tornou-se a personificação de seu sonho – de caráter cristão, mas não sectária em espírito e intelectualmente aberta. Em 1889, ele recebeu o status de universidade e outro nome – Universidade Cristã Add-Ran. No entanto, como não havia alunos suficientes, a instituição de ensino experimentou outra grande mudança – desta vez para locais com alta densidade populacional e alto fluxo de tráfego, em Waco.
Em 1902, a universidade foi renomeada para Texas Christian University e imediatamente recebeu o nome de abreviação TCU. Ele também recebeu o mascote Horned Frog e suas cores de assinatura de roxo e branco. No entanto, após muitos anos de peregrinação, a instituição de ensino superior retornou às suas terras ancestrais – a Fort Worth. Aconteceu depois de um incêndio misterioso, mas devastador. Ele forçou a direção da universidade a mudar de local e reconstruir todos os prédios com doações arrecadadas de filantropos.
Os símbolos acadêmicos da universidade, em contraste com a impressão multiestruturada, são monossilábicos. É dominado pelo texto que recebeu o status de elemento gráfico. A abreviatura, que entrou em uso desde a renomeação da universidade, é tomada como base. É “TCU”, abreviação de Texas Christian University. A inscrição é maciça, em negrito, digitada em letras maiúsculas. Não está localizado horizontalmente, mas arqueado, e parece um arco. Letras geometricamente precisas são decoradas com serifas retangulares. Os cantos interno e externo “C” e “U” são cortados para formar polígonos. Mas “T” não tem nada disso em nenhum dos lados. Ela é lisa e uniforme. A cor base do logotipo é roxo profundo.
Selo
A base do selo é um escudo de sete pontas de configuração complexa, semelhante a uma sela. Em sua metade superior, é representado um réptil com um corpo espetado – o chamado lagarto semelhante a um sapo com chifres. Na parte inferior está uma estrela cristã, que, segundo a crença, anunciou o nascimento de Jesus Cristo. Os raios divergem dele – traços de diferentes comprimentos, oito de cada lado.
Agora este símbolo é percebido como um farol que indica o caminho para o conhecimento. O ano do estabelecimento da universidade também está marcado lá – “1873”. É dividido por uma seta em duas metades. Ao redor do escudo estão as inscrições “EST”, “Disciplina” e “Facultas”. Os elementos centrais são circundados por uma fina linha roxa. É seguido por um amplo campo com o nome expandido da universidade e a designação de sua localização. Essas inscrições estão em negrito com serifa. Uma moldura larga corre ao longo da borda do selo redondo.
TCU Horned Frogs Logos
O departamento de esportes tem um nome tão incomum devido aos répteis únicos encontrados no Texas. Este é o Phrynosoma cornutum – um sapo com chifres ou lagarto semelhante a um sapo, um representante da subordem semelhante a iguana. Devido aos crescimentos pontiagudos na pele, parece intimidante. Foi este animal que se tornou a mascote do clube universitário, representado por 8 equipas masculinas e 10 femininas. Em particular, eles competem em futebol, beisebol, basquete, golfe, mergulho, natação, tênis, corrida cross-country e outras disciplinas. Os atletas são membros do Big 12 e competem na Divisão I da NCAA. Ao longo de toda a história de sua existência, o departamento mudou sete emblemas.
1939 – 1965
O logotipo de estreia continha uma imagem de um lagarto-sapo com chifres. Foi desenhado em um estilo realista, mas com contornos, e consistia em muitas listras finas, pequenos pontos, traços curtos. No lado direito do réptil estava escrito em letras grandes “T.C.U.” A abreviatura do nome da universidade foi digitada em letras maiúsculas geométricas, com cantos recortados. Todas as linhas eram perfeitamente retas.
1965 – 1977
O emblema foi redesenhado, mas manteve a imagem original do mascote do departamento de esportes – Horned Frog. Ela foi representada por um lagarto maior, bravo, com um olhar assustador e garras nas patas. Para enfatizar a raiva de um animal de sangue frio, os designers usaram golpes curtos e afiados. Ele também tinha uma sombra roxa e a inscrição “TCU” sem pontos e serifas.
1977 – 1994
Este período marcou um divisor de águas na história dos logotipos do time do colégio, já que o capítulo abandonou a imagem do lagarto com chifres para se concentrar no nome. As letras eram irregulares e difíceis de ler porque consistiam em duas partes. O maior era “T”: dele para o lado direito havia uma linha larga por todo o comprimento da linha.
1994 – 1997
Em 1994, apareceu um protótipo da versão moderna da abreviatura, que mais tarde mudou para o logotipo de toda a universidade. Mas esse estilo não apareceu do zero – lembrava a inscrição do emblema de estreia do departamento de esportes. Ou seja, as letras eram geométricas, uniformes, retilíneas e levemente recortadas nas bordas externa e interna.
1997 – 2012
Durante esse período, os designers tornaram os símbolos mais compactos, reduzindo ligeiramente o comprimento de alguns elementos. Eles também adicionaram uma linha de borda a eles, que repete os contornos das letras e está localizada a alguma distância delas. A cor do logotipo foi alterada para azul.
2012 – 2013
Por quase um ano, o emblema esportivo foi azul escuro. Não houve outras mudanças – elas afetaram apenas a largura do espaço entre letras e a paleta de cores.
2013 – presente
Atualmente, os atletas do time do colégio do TCU usam o logotipo roxo (roxo).
Fonte e cores do logotipo
Ao longo de sua evolução, o logotipo esportivo evoluiu de um elemento gráfico complexo para um simples detalhe de texto que adorna uniformes e parafernália. O sinal de toda a universidade é muito semelhante a ele – parece semelhante. O mais antigo é o selo acadêmico: reflete os princípios fundamentais e a história da universidade.
Para a identidade, a universidade usa fontes maciças – negrito, grandes, com serifa. Um deles é do tipo arco. As cores base desta instituição de ensino superior são o roxo (um tom de roxo) e o branco.