A marca Target poderia nunca ter existido se a Igreja Presbiteriana de Westminster não tivesse sido incendiada na Nicollet Avenue em Minneapolis. Sete anos após o incêndio, o empresário americano George Draper Dayton comprou o terreno para construir a primeira loja de artigos secos Goodfellows de seis andares. Em 1903, o estabelecimento comercial foi renomeado como Dayton Dry Goods Company, e na década de 1960. ficou conhecido como Target. Hoje é um dos maiores varejistas dos Estados Unidos, oferecendo uma ampla variedade de produtos, de mantimentos a iPhones.
Significado e história
O que é alvo?
É o sexto maior varejista dos Estados Unidos. Ele opera uma rede de lojas de varejo para duas marcas – Target e SuperTarget. A empresa foi fundada em 1902. Sua sede está localizada em Minneapolis, Minnesota.
Em 1960, os executivos da Dayton Company queriam abrir várias lojas de descontos para adicionar variedade à rede de lojas de departamentos familiares. Mas antes disso, eles decidiram criar uma nova marca do zero e pensar em todas as nuances, até o logotipo.
O conceito foi desenvolvido pelo então Diretor de Marketing Stewart K. Widdess. Sua equipe tinha uma escolha de duzentos nomes. A variante mais vantajosa parecia-lhes “Alvo” – uma palavra que simbolizava o desejo da loja de acertar o alvo e adivinhar de quais bens a sociedade precisa. Ele também formou a base do famoso logotipo vermelho e branco.
1962 – 1968
Em 1º de maio de 1962, a loja Target foi inaugurada oficialmente. Os compradores foram recebidos por uma placa com seis círculos concêntricos. Suas cores se alternavam: três círculos, incluindo o central, eram brancos e mais três (um após o outro) eram vermelhos. No meio estava a inscrição horizontal “Alvo” em itálico preto.
Foi o primeiro logotipo da marca criado pela equipe de design liderada por Stewart K. Widdess. Para associar o nome da marca ao nome, eles criaram o elemento principal do alvo – o Bullseye.
1968 – presente
No final dos anos 1960. Lojas-alvo começaram a aparecer em todo o país. Simultaneamente à expansão, a empresa mudou sua logomarca, simplificando-a para um círculo vermelho cercado por dois anéis: branco e vermelho. A inscrição desapareceu, então o símbolo se tornou mais universal. É lembrado pelo fato de ter sido usado em um pôster publicitário especialmente desenhado para a inauguração da Shop at Target em 1969: o famoso alvo parecia um brinco pendurado.
1968 – 1974
Em 1968, os designers reduziram os círculos coloridos para caber na palavra “Alvo” à direita. Ele foi escrito em letras brancas oblíquas com contorno preto. A fonte Helvetica sans-serif dava à palavra signo uma concisão e impressão.
1974 – 2004
Em meados da década de 1970. o estilo mudou. As letras ficaram retas, pretas e em negrito. O enorme logotipo com letras foi destaque em alguns materiais promocionais e de sinalização até 2004.
2004 – 2016
Os designers transformaram as letras em maiúsculas para um visual clássico. A cor vermelha permaneceu.
2018 – presente
Em 2016, foi devolvida a logomarca 2001-2006, que usava letras minúsculas. Tornou-se popular em outubro e ainda é usado hoje, alternando com uma versão sem marca nominativa. Após outro redesenho, a palavra “Alvo” foi movida para baixo e Bullseye – para cima. Na nova versão, todas as letras são minúsculas e vermelhas.
Fonte e cores do logotipo
Mais de 96% dos consumidores americanos associam o icônico alvo vermelho e branco com o Target, revelou uma pesquisa. Isso foi alcançado graças a uma campanha publicitária de alto nível realizada pelos proprietários da marca. Em 1999, um Bullseye real apareceu – um bull terrier chamado Arielle. Os profissionais de marketing decidiram decorar o olho esquerdo do cão com três círculos concêntricos que se pareciam exatamente com o emblema do varejista.
Os clientes sempre amaram o design limpo e o minimalismo do logotipo. A simetria perfeita torna-o harmonioso: todos os lados combinam em forma, cor e tamanho. O rondel vermelho e branco evoca apenas associações positivas, porque simboliza o alvo – a personificação da determinação e do sucesso.
A palavra “Target” foi escrita desde 1968 em uma fonte semelhante a Helvetica Neue da subfamília Bold. Pertence à empresa alemã Heidelberger Druckmaschinen AG e é distribuído apenas mediante pagamento.
O esquema de cores também quase nunca mudou, exceto pelo uso ocasional de letras pretas. Agora todos os elementos são vermelhos e brancos. Além disso, existem duas versões do Bullseye, que se diferenciam na alternância de cores. Um emblema com dois círculos brancos é relevante quando o fundo é vermelho. Ela costuma aparecer nas placas dos shopping centers da Target.
Vermelho (tom # CC0000) e branco se equilibram mutuamente. A primeira cor simboliza energia e paixão, enquanto a segunda simboliza elegância e estilo. Seu contraste clássico é projetado para atrair a atenção dos compradores.
Qual é o significado por trás do logotipo da Target?
O logotipo da Target é, obviamente, um alvo. Em primeiro lugar, porque este conceito ecoa o nome das lojas e transmite o seu conceito - na perfeição. É uma ferramenta de marketing e, subconscientemente, atrai clientes.
O alvo mudou seu logotipo?
Em 1968, a Target simplificou o alvo de várias peças, deixando apenas um círculo e uma faixa. Em 2004, ela o transformou no principal elemento da logomarca, aumentando de tamanho e colocando o nome da rede abaixo.
Qual era o logotipo original da Target?
O logotipo original (de estreia) da Target apresentava um alvo clássico. Trazia o nome da loja em negrito e itálico. A cor do emblema era originalmente vermelha para chamar a atenção e enfatizar a ideia de acertar o alvo.
Por que a Target mudou seu logotipo para branco?
Com esta solução, os designers simplificaram o logotipo. Em um fundo branco, o nome da rede de varejo Target é mais fácil de ver melhor e o círculo central com anéis contrastantes é mais claramente visível. Foi assim que a empresa resolveu o problema de legibilidade do texto.