O Tampa Bay Lightning é um time de hóquei no gelo localizado em Tampa, Flórida. Ele luta na Divisão Atlântica da Conferência Leste da NHL. Na verdade, a franquia deve sua fundação ao lendário jogador canadense de hóquei Phil Esposito. Em 1989, a NHL anunciou seus planos de expandir para 28 equipes até 2000, então Esposito decidiu instantaneamente que seu local de residência, a ensolarada cidade de Tampa, na Flórida, seria perfeita para uma nova franquia de hóquei. Para começar, Esposito convenceu as autoridades da NHL a realizar um jogo de exibição em Tampa, entre o Los Angeles Kings e o Pittsburgh Penguins, com Wayne Gretzky e Mario Lemieux. O jogo ocorreu em setembro de 1990 no Florida Suncoast Dome (uma grande arena de beisebol coberta). Embora o resultado não tenha sido o melhor jogo da NHL jamais jogado, uma multidão recorde de mais de 25.000 ficou feliz em testemunhá-lo. Um mês depois, a NHL enviou inspetores para Tampa, que emitiu um veredicto de que a NHL seria capaz de trazer a franquia de hóquei no gelo para essa região. Cinco semanas depois, a cidade recebeu oficialmente o direito de ingressar na Liga na temporada 1992-1993.
No entanto, depois de receber a franquia, Phil Esposito enfrentou alguns problemas, incluindo a falta de dinheiro para pagar a taxa de inscrição. Os patrocinadores iniciais mudaram de idéia rapidamente, e Esposito correu para encontrar novos benfeitores. Ele teve sorte de se deparar com eles no Japão. Os proprietários de Kokusai Green convidaram Phil Esposito para sua sede em Tóquio para discutir os detalhes do acordo. Como já foi dito, outras reuniões de negócios ocorreram em Ginza (o distrito comercial e de entretenimento mais famoso de Tóquio), geralmente em bares de hotéis e quase sempre à noite. Além disso, havia rumores de que a empresa planejava usar a equipe como parte do esquema de lavagem de dinheiro. Então, o multimilionário japonês Takashi Okubo investiu em Tampa e comprou os direitos para a equipe de Phil Esposito, que atuou como gerente geral da equipe até 1998.
A propósito, Phil Esposito criou o nome para o novato da NHL. A nova franquia foi nomeada Tampa Bay Lightning. Tampa Bay é um grande porto com cidades de Tampa, São Petersburgo e Clearwater localizadas ao seu redor. Quanto aos raios, eles dizem que o show de luzes agita o céu na área da baía mais frequentemente do que em qualquer outro lugar do mundo. Como Esposito afirmou, o nome da equipe passou por sua cabeça durante uma forte tempestade, quando centenas de relâmpagos sem parar iluminaram o céu. Ele descreveu o raio prateado no logotipo principal do Tampa Bay Lightning.
De 1992 a 2012, o Lightning foi qualificado para o playoff apenas uma vez. Nos primeiros anos, os donos das franquias investiram quase US $ 125 milhões no clube, mas isso não gerou um centavo de receita. A equipe estava à beira da falência. Não é de admirar, já que os proprietários não pagaram impostos e reduziram os custos operacionais a um mínimo. Perdas constantes levaram a uma maior erosão do interesse dos espectadores, que desaparecia a cada ano que chegava e, finalmente, chegava a um ponto crítico. A gerência da equipe realmente fez o possível para trazer os fãs de volta às bancas. Os chefes de Tampa chegaram a assinar um contrato exclusivo com o goleiro canadense Manon Rheaume, a primeira mulher a jogar na NHL. As coisas estavam tão ruins que, por um tempo, o irmão de Phil Esposito – Tony foi o único olheiro do clube.
Antes da temporada 1998-99, o Tampa Bay Lightning experimentou mudanças significativas. A equipe foi vendida ao milionário americano Art Williams. As mudanças também ocorreram na administração do clube: os irmãos Esposito foram demitidos; os veteranos da equipe foram substituídos em favor de um jovem núcleo de jogadores.
Em 2009, a equipe foi vendida ao banqueiro de Boston Jeffrey Vinik.
O mascote oficial do Tampa Bay Lightning é Thunderbug, o antropomórfico inseto preto e amarelo relâmpago.
Significado e História
O que é Tampa Bay Lightning?
Esta é uma equipe profissional de hóquei no gelo dos EUA. Ela mora em Tampa, Flórida, e joga no estádio Amalie Arena. O clube, formado em 1992, faz parte da Conferência Leste e joga na NHL como parte da Divisão do Atlântico.
Uma das franquias mais jovens da NHL, fundada em 1993. Quatro logotipos com um círculo e um raio são todos herança da identidade visual da equipe que acumulou até hoje. Os principais contribuintes são Phil Esposito (ele sugeriu relâmpagos e letras), Lowell e Paul (eles removeram o mapa da Flórida do fundo e o substituíram por um círculo limpo). A versão moderna foi adotada em 2011. Desde então, ela não deixou os atributos dos jogadores de hóquei, inspirando novas conquistas.
1992 – 2001
O próprio Phil Esposito foi o designer do logotipo original. Apresentava um raio branco dentro de um círculo cinza. Devido às sombras escuras, o raio teve um efeito tridimensional. O círculo foi aparado com contorno branco e azul. Além disso, incluía as marcas de palavras “Tampa Bay” e “Lightning” na parte superior e inferior, respectivamente. Apesar das fontes diferentes, os dois marcadores eram letras com letras azuis e um fino contorno preto.
2001 – 2007
Não houve grandes mudanças no design da crista de 2002. O novo logotipo do Tampa Bay Lightning trouxe tons mais escuros de azul e cinza sem alterar a forma dos elementos. Em particular, um tom brilhante de azul foi substituído por um escuro, tanto no nome quanto no contorno.
2007 – 2011
Em 25 de agosto de 2007, os designers introduziram o terceiro logotipo do Tampa Bay Lightning. Embora se parecesse com os logotipos anteriores, tinha um visual mais refinado, moderno e profissional. A marca “Lightning” desapareceu, devido à qual a imagem ficou mais limpa. A marca com a inscrição “Tampa Bay”, com letras azuis, agora tinha um contorno branco mais ousado.
2011 – presente
A atualização do logotipo de 2012 foi iniciada por Jeff Vinik, o novo proprietário da franquia. Ele esperava transformar seu clube em um time de hóquei de classe mundial, então não havia apenas a necessidade de um logotipo simples do hóquei, mas uma identidade de marca de sucesso. Ele retrata um relâmpago em zigue-zague caindo de cima para baixo, indo além dos limites do círculo convencional. É composto por três elementos: dois retângulos agudos e um triângulo alongado, que são dispostos de forma a obter ziguezagues.
Existem dois semicírculos ao redor do zíper, formando um anel aberto (não é conectado na parte superior e inferior). Além disso, as linhas do círculo têm espessuras diferentes: o fragmento direito é largo; o esquerdo é estreito. Esta técnica de design adiciona dinamismo ao logotipo, pois demonstra movimento.
Fonte e cores do logotipo
Os três primeiros sinais da identidade visual do clube diferem da versão moderna: eles contêm uma parte do texto. Nos primeiros logotipos, a inscrição é dupla, pois inclui o nome completo da franquia – “Tampa Bay” (parte superior) e “Relâmpago” (parte inferior). Na terceira versão, os incorporadores retiraram parte do texto: deixaram apenas o nome do assentamento – uma indicação do local.
Além disso, os emblemas anteriores diferem do atual pela presença da sombra no lado direito do raio. Repetem seus ziguezagues, tornando a imagem tridimensional, que não está mais na versão atual. A transição para o formato 2D está associada à necessidade de adaptação do logotipo para impressão em diferentes mídias e conveniente colocação nos uniformes.
Para designar o nome da equipe, os designers usaram três tipos de fontes: itálico, uma reminiscência de texto manuscrito, e duas retas, quase impressas. Portanto, as inscrições se sobrepõem a vários tipos de fontes: Komu A, Industry Black Italic, Duke, Nomad. Nos primeiros logotipos, os contornos das letras são delineados com linhas finas, no terceiro – com uma faixa larga.
O esquema de cores do emblema é individual e consiste em um tom de azul especialmente projetado, chamado Tampa Bay Blue. Também inclui branco para contraste de fundo. O preto, que também é a cor oficial do clube, foi retirado do logotipo em 2011.
Quando o Tampa Bay Lightning mudou seu logotipo?
O clube Tampa Bay Lightning mudou seu logotipo em 2011. Aí as mudanças mais dramáticas aconteceram, pois a franquia tinha um novo dono que queria trazer o time para o nível mundial e começou com uma renovação completa da identidade.
Quem desenhou o logotipo do Tampa Bay Lightning?
O design conceitual do logotipo pertence ao jogador de hóquei que ajudou a cidade de Tampa a garantir a franquia. Este é Phil Esposito. Ele criou não apenas um emblema para o time, mas também um nome.
Qual fonte é o logotipo do Tampa Bay Lightning?
O logotipo da franquia usa uma fonte personalizada chamada NHL Tampa Bay Regular. É baseado em três tipos de fontes: Industry Black Italic, Nomad e Komu A.
De onde veio o Tampa Bay Lightning?
O nome Tampa Bay Lightning vem do status tácito da cidade de Tampa como a capital mais rápida da América do Norte. Ou seja, muitas vezes há tempestades. Foi esse caráter dos elementos furiosos que foi transferido para a identidade do clube de hóquei.