A Swastik é uma jovem empresa que produz séries de TV e programas de entretenimento. Está localizado na Índia, na cidade de Mumbai. Com sua participação, filmes de televisão em série como RadhaKrishn, Porus, Karmaphal Daata Shani foram filmados. O mais famoso deles é o Mahabharat, lançado em colaboração com a Sony e Star Plus. Graças a isso, o centro de produção indiano ganhou amplo reconhecimento. Seu fundador é Siddharth Kumar Tewary, que agora é o diretor criativo. A época do aparecimento do estúdio é 2007.
Significado e história
O fundador da produtora entendeu que, para ter sucesso no campo do cinema, você precisa constantemente atrair atenção para si mesmo. É claro que isso só pode ser feito por seu próprio trabalho. Mas isso é mais tarde, e nos primeiros anos, é necessário um chip que cause o efeito de “uau!” em potenciais espectadores. E ele encontrou esse mecanismo – um nome sublinhado por um logotipo chocante, porque está associado à Alemanha nazista.
Todo o paradoxo da identidade é que você espera uma coisa desses símbolos (suástica), mas obtém outra coisa – entretenimento. Afinal, Siddharth Kumar Tewary literalmente virou o mundo de cabeça para baixo, virou tudo de cabeça para baixo. Agora sua empresa é um universo separado onde a lei do modelo e do clichê não se aplica, já que muitos ainda associam a suástica ao nazismo. Na verdade, o centro simplesmente mostra uma vida agitada, cheia de reviravoltas inesperadas, como na série que produz.
No pouco tempo de existência do estúdio de cinema indiano, ele possui dois logotipos. Mas estes não são signos diferentes, mas um e o mesmo, corrigidos de acordo com as exigências do gênero. É brilhante, alegre, extraordinário, indo além do sério e chato. De fato, de acordo com as antigas crenças indianas, esse símbolo denota o sol e seu giro anual.
2007 – 2018
O primeiro logotipo consiste em uma suástica brilhante, que ecoa o nome da empresa. As linhas que o formam são de espessura média, e não largas, como no símbolo nazista. E eles têm uma paleta de cores diferente. Na versão indiana, é uma afirmação da vida e alegre, até mesmo ensolarada.
O sol está localizado no meio dos traços de conexão – é aqui que a concentração máxima de tonalidade amarela quente. Então diverge, formando uma zona de luz. Nas extremidades das listras, são visíveis traços irregulares – rasgados e não iguais em altura. O efeito do envelhecimento também está presente nas bordas – também há furos descuidados, arranhões, lascados. Quatro pontos concentrados próximos ao centro também são irregulares.
A parte de texto do logotipo contém o nome completo da empresa, desagrupado em duas linhas. A linha superior apresenta a palavra “Swastik” em uma fonte elegante e minúscula sem serifa. Na parte inferior está a inscrição “Produção”, feita em letras maiúsculas. O fundo de todos os elementos é um retângulo cinza claro quase imperceptível.
2018 – presente
Para finalmente eliminar a associação com o nazismo e o fascismo, os designers usaram a suástica jainista. Está associado ao jainismo, uma religião indiana sobre o auto-aperfeiçoamento da alma para alcançar a felicidade eterna e a onisciência. Este é um link direto para o nirvana. O emblema apresenta um escudo com pontas afiladas e levemente onduladas. Eles se assemelham a chamas porque têm a cor apropriada – uma transição gradiente de amarelo para vermelho.
O estilo da inscrição permaneceu o mesmo: liso, uniforme, picado, com o topo chanfrado no “t”, que se parece com o número “1”. Em vez de um ponto, a letra “i” tem um quadrado convexo que lembra uma tela de TV. E “k” consiste em duas metades: um pilar e uma seta indicadora. “a” está faltando uma cauda, então seu lado direito está ligeiramente levantado.
Fonte e cores do logotipo
Como sinal de identidade pessoal, a produtora escolheu uma suástica – uma cruz com listras do mesmo comprimento formando ângulos retos. Ela é a personificação do sol – sua rotação anual, sinônimo de Kolovrat. De acordo com as crenças hindus, a suástica destra está associada ao corpo celeste principal e denota uma roda cósmica com um centro fixo em torno do qual a vida gira. E a palavra “swasti” é traduzida do sânscrito como “prosperidade, um desejo de boa sorte”. Tal símbolo promete o bem e o bem, denotando quatro ramos: conhecimento, percepção, felicidade e energia. Os pontos nele também representam o sol.
A Swastik escolheu uma fonte simples para seu logotipo, grotesca e elegante. Para transformá-la em uma fonte individual, os desenvolvedores alteraram os contornos de algumas letras, removendo os elementos padrão. A paleta de cores do logotipo está relacionada ao tema do sol e da luz. Tem todos os tons de fogo: carmesim, escarlate, laranja, amarelo, dourado.