O logotipo Stranger Things é uma marca comercial oficial da série de ficção científica mais popular do mundo, com o mesmo nome, que se traduz como “Very Strange Things” (outro nome é “Mysterious Events”).
Significado e História
A primeira temporada da série foi lançada em 2016 com a ideia do serviço de streaming Netflix. Os roteiristas eram os irmãos Matt e Ross Duffers. O enredo é baseado na vida de uma cidade provinciana nos anos 80 do século XX.
A vida tranquila e medida dos habitantes foi excitada pelo misterioso desaparecimento de um garoto de 12 anos, após o qual vários eventos místicos começaram na cidade. O xerife local, investigando o desaparecimento do garoto, acidentalmente revela um segredo estranho … Não vamos recontar a trama – a série pode ser vista na Internet, já foram lançadas 4 temporadas da série. Mas a história do seu logotipo é muito interessante.
2016
O logotipo da primeira temporada da série de ficção científica é baseado em uma frase em texto. Os gráficos são excluídos porque a ênfase está apenas no título, enfatizando a estranheza dos eventos. Para transmitir a atmosfera de fantasma, horror e estilo dos anos 80 do século passado, os diretores optaram pela fonte ITC Benguiat. As palavras estão dispostas em dois níveis: o superior é “Estranho” e o inferior é “Coisas”. Além disso, a primeira parte da frase é destacada por uma barra dupla. As próprias letras são de contorno: ocas por dentro e sólidas por fora, circuladas nas bordas por uma linha sólida. “S” e “R” são muito maiores que o resto dos caracteres.
2017
A segunda temporada é indicada pela primeira vez pelo número correspondente “2”. Foi feito completamente pintado e colocado atrás do nome “translúcido” da série. A atmosfera do misticismo é sustentada por um nevoeiro vermelho envolvendo a frase “Stranger Things”.
2019
Com o lançamento da terceira temporada, um novo emblema apareceu. Para enfatizar a trama sinistra, os designers repintaram as palavras em preto, deixando uma borda vermelha. O número 3 é gradiente: vermelho com bordas escuras. O estilo de escrita é o mesmo: fonte serif ITC Benguiat e maiúscula, com ênfase na primeira e na última letra da palavra “Estranho”. Além disso, este ano as linhas do logotipo se tornaram sólidas.
2021
A quarta temporada não trouxe mudanças drásticas, mas agora a figura veio à tona, e o nome da série serve como pano de fundo. O misticismo do que está acontecendo é enfatizado em letras cinza com uma fina borda vermelha.
Fonte e cores do logotipo
Os criadores da série, os irmãos Duffers, participaram da criação do logotipo, e a empresa de design criativo Imaginary Forces, liderada pelo diretor de arte Jacob Boghosian, também esteve envolvida.
Desde que a trama do filme se passa nos anos 80, Boghosian começou a estudar a cultura pop daqueles anos, bem como o trabalho de escritores e diretores de cultos da época – Stephen King, George Lucas, Stephen Spielberg e John Carpenter. Ele montou uma coleção de pôsteres para seus filmes, além de capas para álbuns de música, livros, brochuras publicitárias e criou 20 variações do nome da série.
Após uma longa discussão, os produtores escolheram a fonte ITC Benguiat com contornos ajustados. Foi usado não apenas para pôsteres, mas também no protetor de tela da série, bem como para comerciais de títulos.
A fonte ITC Benguiat foi criada em 1977 pelo tipógrafo Ed Benguiat, com base no estilo de escrever letras no estilo moderno – muito decorativo, bonito, legível, com serifas originais. No mesmo ano, ele foi patenteado e recebeu o nome do inventor, embora ele próprio fosse contra.
Segundo a representante da Netflix Michelle Dougherty, é essa fonte que transmite a atmosfera da época como nenhuma outra, combinando o design das obras de Stephen King, a adaptação de “Aliens” e a cultura popular dos anos 80.
A correção da fonte ITC Benguiat foi alterar as letras iniciais “S” e “T”, que são refinadas, mas têm uma extensão à esquerda e também a forma das serifas. Algumas outras cartas também fizeram pequenas alterações. Os designers desenvolveram um design para o design: uma faixa acima da palavra superior e ao lado, em locais livres sob ela.
Alguns especialistas consideraram o design das palavras no título um pouco estendido e que era melhor torná-las mais compactas, mas os proprietários da Netflix consideraram muito bem-sucedido e a questão foi encerrada.
O esquema de cores mudou para cada estação. No início, eram letras vermelhas sobre fundo branco, depois ficou preto. Na última temporada, as cartas foram removidas, deixando apenas o contorno, que fez a inscrição parecer letreiros de néon de lojas e hotéis nos anos 80.
O logotipo Stranger Things é um dos exemplos mais impressionantes do sucesso do trabalho em equipe no design, quando as idéias de muitas pessoas dão um resultado impecável, ao qual nada precisa ser adicionado ou subtraído – tudo está no seu lugar.