A Frota Estelar é uma organização mítica do filme Star Trek. É administrado pela Federação Unida de Planetas, que lida com a exploração do espaço profundo, contatos diplomáticos, manutenção da paz, defesa e pesquisa científica. Mesmo que o serviço faça parte da Federação, ele é anterior: de acordo com a lenda da série de televisão Star Trek: Enterprise, a Frota Estelar era um projeto terrestre. Portanto, a maior parte da equipe (sede e pessoas) está na Terra. A sede geral está localizada em São Francisco, cujo protótipo era uma cidade real com o mesmo nome. A organização fictícia consiste em várias divisões: uma missão diplomática, um departamento de pesquisa e as forças armadas. Também possui academia, corpo técnico, comando, serviço de análise, seção médica e serviço tático.
Significado e história
Vários episódios de Star Trek: Enterprise dizem que a comunidade fictícia começou a trabalhar entre 2112 e 2136. Em seguida, financiou a pesquisa dos cientistas Z. Cochrane e H. Archer. O resultado da cooperação foi o lançamento bem-sucedido da nave espacial Warp-3 nos anos 40 do século 22.
Em uma empresa fictícia, não apenas os terráqueos servem, mas também os representantes de outras raças. E nem todos são cidadãos da Federação. A Frota Estelar é leal a esta questão e aceita aqueles que desejam servir e cumprir os requisitos profissionais. Para não-cidadãos, uma recomendação de qualquer oficial ativo é suficiente. Portanto, entre seus membros estão Bajorans, Andorians, Klingons, Trills, Bolians, Betazoids, Ferengi e muitos outros.
Eles estão envolvidos em desenvolvimentos científicos e realizam missões diplomáticas, realizam colonização, respondem a sinais de socorro, transportam cidadãos de planeta em planeta e protegem contra ameaças externas. Mais tarde, uma função militar foi adicionada a eles. A militarização da Frota Estelar começou após o contato com uma raça agressiva e hostil.
Todos os atributos da organização, listras, divisas e outras marcações são decoradas com um único emblema. Reflete o conceito de serviço e é a personificação material de seus nobres objetivos. Curiosamente, este logotipo é tão popular no mundo real que foi baseado na insígnia da Força Espacial, a divisão ativa das Forças Armadas dos EUA. Mas a gestão e os desenvolvedores negam esse fato, embora a semelhança entre eles seja clara tanto na forma, quanto nos elementos e na estrutura.
A identidade da Frota Estelar consiste em um símbolo redondo, o clássico rondel terráqueo, que é mais usado na heráldica. No meio há um elemento triangular com pontas afiadas e um recorte figurado. Embora se assemelhe a um bumerangue ou a um foguete direcionado para cima, na verdade segue os contornos das dunas marcianas – elas são literalmente idênticas. O corte inferior divide a estrutura em duas metades desiguais: a perna esquerda é muito mais larga que a direita. Uma lacuna na forma de uma estrela de cinco pontas com um feixe superior alongado é esculpida no centro. Um fragmento do Universo com pontos brancos é visível através dele – colocadores de planetas, outros mundos e galáxias.
O sinal é cercado por uma órbita – uma linha afunilada de luz vermelha. Começa atrás da figura central e termina em um grande ponto que separa as inscrições em uma larga faixa. Na parte superior está a frase “Comando da Frota Estelar”, na parte inferior diz “Federação Unida de Planetas”. As letras são maiúsculas, impressas, com serifas. O círculo externo, como o central, possui um anel de desvio da mesma cor. A diferença entre eles está apenas na espessura: o primeiro tem quase o dobro da largura do segundo. O plano de fundo para texto e elementos gráficos é a cor azul escura do espaço profundo.
Fonte e cores do logotipo
Embora as prequelas de Star Trek usem um grupo de fontes individuais com o mesmo nome, e o emblema de uma organização fictícia usa uma fonte genuína da terra. É idêntico ao usado nos símbolos da organização americana Space Force. São letras impressas clássicas de espessura média com serifas em miniatura afiadas.
A paleta de cores do logotipo reflete os tons básicos do espaço sideral: azul escuro, branco, vermelho. O sinal também contém cinza no espectro gradiente – do cromo brilhante ao grafite saturado.