Star Wars Rebel é uma série de televisão de fantasia apresentada em 3D. Seus eventos antecipam os do filme original. Na verdade, este é um prequel que se passa em torno do Império Galáctico – cinco anos antes da ação principal, refletida em Star Wars. Abrange o período dos tempos sombrios, quando as forças imperiais caçaram os Jedi e quando uma rebelião em grande escala estava apenas começando. Seu criador é a Lucasfilm Animation. Ele fez um desenho animado no estilo da trilogia principal apresentada por Ralph McQuarrie e introduziu novos personagens. A obra foi bem recebida pelo público e foi indicada a vários prêmios: melhor série animada e excelente projeto para o público infantil (como parte do Primetime Emmy Award). O programa também ganhou o Prêmio Saturno de Melhor Série de Televisão Animada. O lançamento da temporada de estreia é datado de 2014, o final – 2018. O filme tem cinco partes no total.
Significado e história
Os eventos se desenrolam 14 anos após a derrota da Ordem Jedi e da República Galáctica – na época do apogeu do Império Galáctico. O enredo é apresentado como em A Vingança dos Sith. De acordo com o cenário, um grupo de rebeldes, formado por representantes de diferentes raças e classes, se une e inicia operações secretas. Eles são direcionados contra as forças imperiais no planeta Lothal, bem como outros mundos que estão sob ameaça de escravização pelo Império. A conspiração ocorre na nave leve Ghost.
Para que o público entenda os personagens principais e o curso dos acontecimentos, os autores também lançaram projetos auxiliares. Entre eles estão quadrinhos, filmes, romances, videogames. Esses produtos de mídia usam os personagens, locais, detalhes e enredos envolvidos na série animada principal. A primeira temporada foi lançada no outono de 2014, a segunda – no verão de 2015. A terceira parte apareceu no outono de 2016, a quarta – em 2017, a quinta – na primavera de 2018. Cada um deles tinha uma identidade original que unia todas as séries em um todo.
A introdução do texto é projetada no estilo do filme protótipo com a adição “Rebels”. O título é dividido em três linhas, uma acima da outra. Na parte superior está a frase “Star Wars” em letras maiúsculas com letras “S” curvas, e na parte inferior está “Rebels” com caracteres recortados em estêncil militar. A primeira parte é pintada de preto e colocada sobre um fundo amarelo-vermelho, a segunda é laranja e ocorre em um substrato preto. Na verdade, estes são dois retângulos tomados em um único quadro.
O simbolismo também consistia em um elemento gráfico – o famoso pássaro fênix. Sua silhueta tinha a forma de um crescente invertido e lembrava armas afiadas – por exemplo, a shuriken japonesa e o machado viking. Suas extremidades direita e esquerda são pontiagudas, o meio é arredondado e uma flor-de-lis é retratada no topo (uma das figuras armoriais mais populares). Na verdade, estas são as asas de um pássaro, sua cabeça e crista. O visual foi inspirado no grafite da artista Mandaloriana e especialista em armas Sabine Wren (da série Rebel).
Fonte e cores do logotipo
O logotipo (na tela inicial) usa uma fonte estrita com transições suaves entre “S” e “T”, “R” e “S”. Esta é uma modificação da Helvetica Black, especialmente projetada para o filme que se tornou o protótipo da série animada – Star Wars. A palavra inferior “Rebels” é escrita em uma fonte diferente – estêncil, que lembra o estilo militar.
A paleta corporativa do logotipo é monótona, o que enfatiza a seriedade do filme e agrava a situação, preparando-o para eventos formidáveis. Basicamente o preto está em toda parte. Nos títulos do desenho animado, o emblema é complementado por um amarelo brilhante passando para laranja para refletir a pungência do enredo com a luta de protesto.