Star Wars Logo

Star Wars Logo

Star Wars é uma popular franquia de mídia que cobre filmes, desenhos animados, videogames, quadrinhos, livros e outros produtos de ópera espacial relacionados a Jedi. A base do universo Star Wars é considerada um ciclo de filmes de aventura: 9 episódios principais e 2 episódios adicionais. O primeiro deles foi lançado em 1977. Mas antes disso, foi publicado um livro baseado no roteiro, pois a 20th Century Fox duvidava do sucesso da adaptação cinematográfica e decidiu saber com antecedência se a novidade seria popular.

Significado e história

Star Wars Logo Historia

A franquia de mídia Star Wars já existe há várias décadas. Ele evoluiu para se adequar à nova era, e o logotipo mudou com ele. Afinal, o que era procurado em meados do século 20 já não é relevante. Ao mesmo tempo, os designers tentaram preservar o estilo icônico que está associado à ópera espacial.

1976 (pré-lançamento)

A história do emblema começou na segunda metade da década de 1970, quando o diretor de cinema e roteirista George Lucas decidiu criar a lendária saga de ficção científica dos Jedi. Depois que o primeiro filme entrou em produção, a equipe do artista conceitual Ralph McQuarrie começou a projetar o primeiro letreiro de Star Wars.

Eles ofereceram muitas opções diferentes. Uma delas é a frase “STAR WARS”, escrita em letras estilizadas. O “R” achatado no lado direito e o “W” incomum eram especialmente proeminentes. Esta versão se tornou o protótipo do logotipo principal.

1977

Star Wars Logo 1977

Em 1977, o tipógrafo Dan Perri se envolveu na criação do logotipo. Ele também sugeriu a ideia para a animação do logo: o movimento de STAR WARS do visualizador para o espaço aberto, para o horizonte. O autor do design escolheu uma fonte em negrito e fez as palavras amarelo brilhante, o que não se encaixava no conceito de uma saga fantástica. Talvez seja por isso que um fundo preto com inúmeras estrelas foi adicionado ao fundo (é assim que o título do filme apareceu no pôster).

A inscrição tinha a forma de um cone. Dan Perri o pegou emprestado dos créditos de abertura do longa-metragem Union Pacific de 1939. Essa versão foi usada em material promocional, principalmente no primeiro pôster de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Ela nunca entrou no filme em si.

1977 – presente

Star Wars Logo 1977-presente

A logomarca que aparece nos créditos de todos os episódios da saga foi criada pela artista Suzy Rice. A intenção original era decorar a capa da brochura, bem como as embalagens e materiais promocionais. George Lucas contatou a Seiniger Advertising para desenvolvê-lo. Os designers não se mostraram muito interessados ​​no projeto e apenas Suzy, como jovem especialista, assumiu com entusiasmo a implementação do plano.

O principal requisito de Lucas era que o emblema fosse o mais “fascista” e assustador possível. O artista implementou essa ideia usando uma grande prancheta, papel de papiro e um lápis simples. Como sua tarefa era fazer um logotipo para o folheto, ela foi guiada pelo tamanho.

Em termos de proporção, a capa lembrou Suzy de uma tela de projeção, então, enquanto trabalhava na legenda “STAR WARS”, ela pensou em como o resultado final ficaria na tela do cinema. Mas a designer nunca esperou que seu logotipo fosse realmente colocado nos créditos do filme. Os diretores descartaram a versão de Dan Perri porque era difícil de ler na forma animada.

Fonte e cores do logotipo

Star Wars Emblema

O logotipo atual é o resultado do trabalho minucioso de Suzy Rice. Ao criá-lo, o artista estudou reproduções de obras de arte política dos anos 1930, pois nessa época o fascismo começou a surgir como uma das formas do sistema estatal. Além disso, ela se concentrou no estilo Art Déco e usou a fonte Helvetica Black ampliada como referência.

Assim apareceu a primeira versão: a inscrição de duas linhas “STAR WARS”, contornada em linhas brancas. Posteriormente, o cineasta Joe Johnston modificou ligeiramente o emblema, tornando os contornos amarelos brilhantes.

Star Wars Simbolo

O desenho inusitado das letras é o mais revelador do logotipo. George Walton Lucas desafiou o estilista a inventar algo “fascista” para assustar o público.

Pouco antes de começar a trabalhar no projeto, Suzy Rice leu um livro sobre design de fontes alemão, que dizia como Joseph Goebbels queria padronizar todas as letras e sinalização na Alemanha. Principalmente para isso, foi criado um tipo restrito, que se tornou o “antecessor” da Helvetica.

Claro, o autor de Helvetica Black não pensava nessas associações e estava longe do fascismo, mas suas letras se assemelhavam visualmente à própria fonte projetada por encomenda de Joseph Goebbels. Portanto, sem pensar duas vezes, Suzy Rice incluiu uma versão modificada de Helvetica Black no emblema.

A cor tradicional das letras é o amarelo combinado com o branco. Existem também opções monocromáticas em preto e branco.