Stanford é uma instituição de ensino superior localizada em Stanford, Califórnia. Seu nome completo é Stanford University ou Leland Stanford Junior University. É uma instituição privada de ensino e pesquisa e surgiu em 1885. Seus criadores são os cônjuges Stanford (Leland e Jane). Eles abriram uma universidade em homenagem a seu filho de 15 anos, que morreu de febre tifóide. Hoje é uma das melhores universidades do mundo, com uma receita anual de mais de US $ 1 bilhão.
Significado e história
O que é a Universidade de Stanford?
É uma instituição educacional e de pesquisa fundada em homenagem a Leland Stanford Jr., que morreu de febre tifóide. Dessa forma, seus pais imortalizaram sua memória. A universidade foi formada em 1891 e hoje é considerada uma das mais prestigiadas do mundo.
Apesar de a Universidade de Stanford ter sido fundada em 1885, ela foi inaugurada em 1891. Sua localização era a antiga fazenda Palo Alto, que pertencia à família Stanford. A instituição funcionava no modelo da Cornell University, oferecendo ensino superior para homens e mulheres em condições de igualdade, o que não existia até então. Seguindo o exemplo das grandes universidades orientais, também abandonou o sectarismo, proporcionando um processo educacional aberto baseado em conquistas científicas, em vez de dogmas religiosos.
Em 1893, Leland Stanford morreu, e o trabalho posterior da universidade estava em grande questão, uma vez que um processo financeiro foi movido contra ele. Mas Jane insistiu em continuar operando apesar da crise. O próximo grande teste foi o terremoto de 1906 em San Francisco. Edifícios educacionais e outros edifícios foram seriamente danificados. Alguns edifícios foram restaurados e outros não, visto que não podiam ser reparados.
A Modern Stanford University inclui sete escolas. Três deles ensinam bacharéis e consistem em quarenta departamentos, quatro mestrados em educação, medicina, direito e negócios. Além disso, a universidade tem seu próprio clube esportivo Stanford Cardinal, que inclui 36 equipes participantes da Divisão I da Conferência FBS Pac-12. Eles ganharam 128 campeonatos da NCAA e ganharam a NACDA Directors Cup por um quarto de século consecutivo desde 1994/1995. Ex-alunos e alunos também conquistaram 270 medalhas olímpicas, 139 das quais de ouro.
Na primavera de 2021, a universidade tinha 84 vencedores do Prêmio Nobel e 29 vencedores do Prêmio Turing. Portanto, o emblema de Stanford é amplamente reconhecido e de grande prestígio. A identidade da universidade é representada por três componentes: o selo, o logotipo principal e a marca do departamento de esportes.
O selo universitário tem a forma de uma roda – um círculo clássico com uma parte central onde é colocado o símbolo da chave. Nesse caso, trata-se de um único abeto contra o fundo de colinas. Possui um forte sistema de raízes que incorpora uma longa conexão histórica com a área. Em ambos os lados da árvore existe uma inscrição em alemão que indica o lema da instituição de ensino superior: à esquerda – “DIE LUFT DER”, à direita – “FREIHEIT WEHT”.
O círculo central é circundado por uma borda dupla – linhas finas de tamanhos diferentes com uma pequena lacuna entre elas. Isto é seguido por uma larga faixa branca na qual está o nome completo da universidade “Leland Stanford Junior University”, o ano de sua abertura (1891) e seis estrelas (três em cada lado da data significativa). A borda é orlada na forma de um ornamento geométrico consistindo de uma cadeia de pequenos losangos.
O logotipo contém o nome Stanford University. É impresso em minúsculas, com exceção das primeiras letras, que, de acordo com a grafia, são maiúsculas. As letras têm serifas em miniatura. Em “t”, a barra é deslocada para a direita, por isso é mais longa do que a esquerda. O ápice “f” é mais curvo do que o normal. A paleta de cores do logotipo é idêntica à cor de impressão.
Logotipo do Stanford Cardinal
Para o emblema do departamento de esportes do Stanford Cardinal, os desenvolvedores escolheram o mascote principal – o abeto de Stanford. Nesse caso, a árvore é colorida de verde e desenhada de uma forma ligeiramente diferente: o número de galhos é muito maior do que na impressão. O topo é alongado e estreito, e as pernas do abeto são largas e abertas. Há uma fina faixa branca ao longo do contorno do abeto. Ele o separa do fundo – um grande “S” vermelho que significa “Stanford”. A letra não é arredondada: cada curva possui um canto recortado, o que a torna geometricamente semelhante ao número “5”. É circundado por uma borda dupla ao longo da borda.
1966 – 1979
Em 1966, as equipes esportivas da Stanford University (College) atualizaram o logotipo. Naquela época, eles também eram chamados de indianos de Stanford, mas não havia motivos indianos no design. A principal marca distintiva é o grande S, escrito em negrito, serifas retangulares. Ele não tinha um único arredondamento na parte externa – todas as dobras foram cortadas, de modo que o formato do símbolo se assemelhava a um polígono muito complexo.
Após a renomeação do departamento de esportes em 1972, o emblema não mudou. As Voyagers venceram a competição, mas a equipe e os alunos insistiram que as equipes fossem nomeadas Stanford Cardinal, em homenagem à cor oficial da Universidade de Stanford. Foi essa sombra que foi usada no logotipo “S”.
1979 – 1989
Após o redesenho, as serifas desapareceram. A forma do “S” mudou: tornou-se mais estreito e adquiriu uma moldura de duas linhas de vermelho e branco. Ao mesmo tempo, uma árvore verde-escura apareceu na frente da carta. E não apenas uma árvore, mas uma sequóia, também conhecida como Redwood. Acredita-se que seu nome botânico se origine do nome do chefe índio Sequoia, que inventou o alfabeto Cherokee. Portanto, o emblema reflete, em certa medida, a conexão com os apelidos anteriores das equipes.
Não se pode dizer que a árvore retratada era um talismã completo. Na verdade, o Stanford Cardinal não tinha mais mascotes naquela época, e a sequóia participava da orquestra LSJUMB. Ela apareceu pela primeira vez em um grupo musical em 1975. Apesar de seu status não oficial, ela encontrou um lugar no logotipo do departamento de esportes. Em certa medida, esta é uma referência ao selo municipal da cidade de Palo Alto, bem como ao selo da Universidade de Stanford, que apresenta a famosa sequóia El Palo Alto.
1989 – 2002
Em 1989, os designers retiraram a planta verde, deixando apenas a carta. Todos os arredondamentos desapareceram completamente de “S”: até as curvas na parte interna tornaram-se retangulares.
2002 – 2015
Depois de dez anos usando um logotipo minimalista, decidiu-se colocar a sequóia de volta no lugar. Desta vez, os artistas o contornaram com uma fina linha branca para que o contorno separe a árvore verde da letra vermelha.
2015 – presente
Em 2015, o símbolo foi atualizado novamente. Os designers fizeram a sequóia branca, substituindo o tom habitual de verde Palo Alto (Pantone 3298C). Ao mesmo tempo, o vermelho Cardinal clássico (Pantone 201C) foi mantido, porque tem sido a cor primária das equipes esportivas da Universidade de Stanford (College) desde 1982. E o branco tem sido uma cor secundária desde os anos 1940.
Fonte e cores do logotipo
Seguindo os princípios pioneiros da Cornell University e usando sua experiência como modelo, a Stanford University também assumiu sua impressão. Existe uma semelhança visual entre eles na estrutura, cores, número de linhas de contorno e o conteúdo do texto. No entanto, não há semelhança em outros elementos.
A universidade usa muitas fontes – na verdade, o site de cada departamento tem seus próprios padrões tipográficos. Uma pequena fonte serif semelhante a Crimson Text foi escolhida para o logotipo.
O esquema de cores do emblema inclui vermelho cardinal (Pantone 201C), cinza frio 11C, verde Palo Alto (Pantone 3298C), preto processado e branco neutro.
Qual é o logotipo da Stanford University?
Seu logotipo consiste em um único S com cantos recortados em uma borda dupla. No centro há uma árvore da classe das coníferas - sequóia. Está indiretamente associado à universidade: é um símbolo da cidade californiana de Palo Alto, onde a universidade está localizada.
O que significa árvore no logotipo de Stanford?
O logotipo da Universidade de Stanford retrata uma sequóia alta - um representante da ordem das coníferas. Segundo a lenda, ela está relacionada à história de Palo Alto, onde fica a universidade. Assim, a árvore personifica a conexão da instituição de ensino superior com a cidade.
Stanford é uma marca registrada?
Sim, Stanford é uma marca registrada. Seus logotipos, selo, nome e outros elementos de identidade são protegidos pela lei de propriedade intelectual. Eles só podem ser usados com a permissão da universidade.
Qual é o selo de Stanford?
O selo da Universidade de Stanford retrata uma sequóia alta que lançou as bases para a cidade em que a universidade está localizada (Palo Alto). A árvore está no centro, tendo como pano de fundo um terreno montanhoso. Ele é cercado por vários anéis de espessura variável com texto dentro.