Spitfire é uma marca de skate de propriedade da Deluxe Distribution. E esta, por sua vez, é subsidiária da Ermico Enterprises, Inc., fundada por Brian Ware em 1986 na cidade de San Francisco. Um ano depois (em 1987), a Deluxe formou sua própria marca para distribuir acessórios para skates e skatistas.
Significado e história
Essa marca foi incorporada à Deluxe Distribution quase imediatamente, já que a empresa começou a se especializar em tudo relacionado ao skate. E para abranger o máximo de produtos, ela fundou sua marca, tornando-se o fornecedor mais procurado de rodas de skate.
Mas eles foram apenas o começo de um sucesso retumbante. Em um esforço para fazer das rodas um atributo superútil de uma especialização estreita, a marca foi uma das primeiras a dividi-las em dois grupos básicos. Usando uma fórmula especial, ela faz rodas para andar de rua (F4 Streetburners) e para acrobacias em pistas de skate (F4 Parkburners).
Em seguida, outros produtos temáticos apareceram na linha da marca Spitfire. O próximo passo lógico foram os rolamentos da placa – confiáveis e duráveis. Hoje são considerados os melhores da turma. Em seguida, a linha de produtos foi reabastecida com ferramentas, acessórios, adesivos e roupas para skatistas. Isso inclui plataformas, rodas, jaquetas, bonés de beisebol, cera de parafina, peles, cintos, carteiras, bolsas, fivelas, meias, mangas compridas, camisetas, blusões, mochilas e muito mais.
Ao mesmo tempo, o fabricante trata seus produtos com grande responsabilidade para que os fãs de skate se sintam confortáveis em pé nas pranchas e realizando diversas manobras. A lista de modelos é constantemente atualizada. Além disso, algumas amostras e até mesmo linhas inteiras são criadas pela Spitfire em colaboração com marcas famosas do mundo da moda e do skate. A marca tenta apresentar as coleções em forma de cápsula, para que cada série seja desenhada no mesmo estilo – das tampas aos rolamentos.
A empresa usa uma variedade de designs para marcar seus produtos, incluindo seu próprio logotipo. Basicamente, ela prefere um design jovem e drive-in, do qual os jovens e enérgicos gostam. A fabricante aposta nos gostos da equipe, pois é formada por skatistas renomados. Inclui Grant Taylor, Bryan Herman, Erik Ellington, Peter Hewitt, Theotis Beasley, Eric Koston, Andy Roy, Peter Ramondetta – no total são cerca de 25 pessoas. Eles formam a espinha dorsal da marca Spitfire.
O designer do logotipo exclusivo é Kevin Ancell. Ele criou um sinal tão original que por muitos anos foi incluído no top 10 dos símbolos de skate de maior sucesso. E tudo porque corresponde ao nome da empresa e transmite emoções – excitantes, desenfreadas, hype. A sensação de deleite interior, beirando a agressão, se reflete no sorriso, que na verdade é um sorriso com os dentes cerrados de tensão. Na verdade, no processo de embarcar na prancha, tudo se manifesta ao mesmo tempo – tanto deleite selvagem quanto medo não menos selvagem. A mesma sensação é enfatizada por um olhar tenso e ao mesmo tempo presunçoso, assim como pelos cabelos arrepiados em forma de línguas de fogo afiadas.
Para aumentar a excitação e a selvageria, o designer descreveu dentes triangulares – na forma de presas bem cerradas. As linhas escuras entre eles lembram um caminho de deslizamento em zigue-zague na superfície. Os lábios estão esticados em um sorriso tenso e são tingidos de preto. Ele também circulou o resto dos detalhes do emblema. As sobrancelhas e linhas dos olhos também são escuras, o que contrasta bem com as pupilas brancas. A parte principal da cabeça brilhante é amarela ou vermelha. O contorno preto aumenta o efeito de agressão cruel, tornando o logotipo reconhecível fora do skate. Hoje ela adorna todos os produtos fabricados sob esta marca.
Fonte e cores do logotipo
Não há assinatura no emblema, portanto o autor não escolheu a fonte. Ele deu preferência ao componente visual, baseado na elaboração do esquema de cores. Para o logotipo de uma esfera tão arriscada e motriz, ele escolheu uma combinação de amarelo (ou vermelho), preto e branco.